Dicas Locação

Conheça os carros mais econômicos de 2017/18

Escrito por Lokamig Rent a Car

Com o aumento frequente do preço da gasolina, muitos motoristas têm buscado maneiras de gastar menos com combustível. Para isso, utilizam carros mais econômicos, pesquisam os preços nos postos, alugam automóveis —para contar sempre com veículos novos que são, na maioria das vezes, mais econômicos— ou otimizam a forma de conduzir.

Anualmente, as emissões de poluentes e o consumo de combustível são avaliados nos veículos leves do país pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, instituído pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) Essa análise ajuda o motorista a encontrar modelos mais econômicos, que não comprometam tanto o orçamento no final do mês.

Neste artigo, vamos mostrar como funciona a análise do ranking dos carros mais econômicos, além de listar os cinco modelos que lideram o mercado brasileiro de 2017/18. Confira!

Como funciona o ranking dos carros mais econômicos?

Basicamente, o critério usado pelo Inmetro e pelo Conpet — que fazem a etiquetagem veicular — é o consumo energético medido em MJ/km; quanto menor esse valor, maior será o rendimento do automóvel.

O ranking deve sempre levar em consideração a versão mais econômica de cada carro, e os valores são obtidos a partir das medições de consumo realizadas em laboratório, conforme os padrões estabelecidos na NBR 7024 — que define o método para a medição do consumo de combustível de veículos automotores leves.

Em caso de empate, a prioridade é para aqueles que apresentam menor emissão de poluentes, como dióxido de hidrogênio, monóxido de carbono e hidrocarbonetos não metano.

Para receber o Selo Conpet de Eficiência Energética Veicular, os modelos precisavam atingir até 1,76 MJ/km, para ganhar notas A na categoria e também na classificação geral. Porém, a partir de 2018, o Inmetro alterou o parâmetro. Agora, para conquistar a classificação A, o veículo precisa atingir até 1,53 MJ/km.

Com isso, os fabricantes tendem a reduzir o consumo e a emissão de poluentes de seus produtos, conquistando os consumidores que consideram importante a indicação de eficiência energética dos automóveis com o selo do Conpet.

Quais são os modelos que lideram o ranking de 2017/18?

Segundo a pesquisa feita pelo Inmetro, os modelos que lideram o ranking são os chamados híbridos, com motor a gasolina e elétrico, mas os veículos puramente a combustão também fazem parte dessa lista. Veja a seguir:

1. Volvo XC90 Hybrid

Um dos modelos que lideram o ranking é o utilitário esportivo semiautônomo da Volvo, em sua versão híbrida, que combina o motor 2.0 turbo a gasolina com outro, elétrico.

Seu consumo na cidade chegou a marcar 15,3 km/l e, na estrada, 15,8 km/l, quando abastecido somente com gasolina. No segmento de gasto energético, atingiu cerca de 1,36 MJ/km. As emissões de CO2 com gasolina chegaram a 87g/km. Em ambos os casos, o carro obteve a nota A.

2. Chevrolet Prisma

Com a aerodinâmica leve, em razão do caimento do teto, o veículo Prisma, da Chevrolet, não ficou para trás com seu motor 1.0 SEP-4 Flex. O gasto com gasolina obteve 15,8/13,1 km/l (estrada/cidade) e, com etanol, 10,8/8,9 km/l (estrada/cidade).

Já o consumo energético do veículo chegou a 1,52 MJ/km; as emissões de CO2 alcançaram 93g/km com gasolina, obtendo a nota A nas avaliações.

3. Toyota Prius

Lançado no Brasil em 2013, o modelo Toyota Prius híbrido tem sido um dos carros mais econômicos do país, com o seu desempenho e eficiência refletindo nos resultados de vendas nas concessionárias. Quando abastecido apenas com gasolina, o automóvel sedã atingiu, no ciclo urbano, aproximadamente 18,9 km/l; nas estradas, o resultado chegou a 17 km/l.

Quanto ao consumo energético, 1,15 MJ/km; as emissões de CO2 com gasolina foram de 71 g/km. Assim, o Prius foi considerado o mais econômico do país em 2017. Esse resultado foi devido ao fato de o sistema agrupar o motor 1.8 VVT-i, a gasolina, ao elétrico, com uma central que os controla e escolhe o momento em que cada um irá funcionar a partir do tipo de uso — na cidade, o elétrico costuma a ser mais usado.

4. Volkswagen Up!

Em relação ao motor 1.0, não há veículo que bata o Volkswagen Up! Turbo Flex. Na estrada, o automóvel, quando abastecido com gasolina, fez 16,1/13,8 km/l (estrada/cidade); com etanol, chegou a 11,1/9,6 (estrada/cidade).

Nas emissões de CO2 com gasolina, o pequeno Up! obteve 95 g/km; no consumo energético, conseguiu 1,56 MJ/km, levando a nota A tanto no segmento quanto no geral.

5. Ford Ka

Outro veículo que também está na lista dos carros mais econômicos é o modelo Ford Ka. Com o seu motor 1.0 TiVCT Flex, ele consegue  gastar relativamente menos do que a versão sedã.

Esse automóvel é capaz de fazer 10,8 km/l no clico rodoviário e 9,2 km/l no urbano, quando abastecido com etanol, e 15,7 km/l e 13,5 km com gasolina. Tanto no consumo energético (1,61 MJ/km) quanto nas emissões de CO2 (99g/km) com gasolina, o modelo obteve a nota A.

O ranking dos carros mais econômicos vem mudando a cada ano, graças à adoção dos modelos com motores mais eficientes. Porém, vale ressaltar que o consumo de combustível pode variar de um motorista para outro devido a diversos fatores, como as cargas impostas ao veículo, o tipo de solo, a maneira de dirigir, o modelo e a pressão dos pneus.

Além disso, com o aumento expressivo do preço da gasolina, o valor do combustível tem afetado significativamente o bolso do consumidor, fazendo com que muitos optem pelo aluguel de carros para ajudar a reduzir as despesas. Com uma grande variedade de categorias e tipos de locação, essa é uma ótima alternativa para quem não abre mão da conveniência e do conforto que um automóvel oferece.

Assim, além de poder rodar com veículos novos, evitando transtornos com as revisões e manutenções preventivas — já que tudo isso é de responsabilidade da locadora —, é possível gastar menos com combustível e ainda ter a oportunidade de testar um determinado veículo, conferindo se ele é adequado para as suas necessidades.



Prometemos não encher sua caixa de e-mail com spam! 🙂

Sobre o autor

Lokamig Rent a Car

Há mais de 36 anos somos apaixonados por Minas Gerais e por locação de veículos. Sabemos o quão belo, atrativo e muitas vezes inexplorado é nosso estado, por isso indicamos as melhores opções de destinos e dicas sobre nossa gastronomia, natureza, cultura e nossa típica hospitalidade. Seja para encurtar distâncias ou descobrir novos destinos, a Lokamig estará ao seu lado.

Deixar comentário.

Share This