Destinos Dicas

Você conhece a Serra da Mantiqueira? 4 passeios que valem a pena na região!

Escrito por Lokamig Rent a Car

A Serra da Mantiqueira é uma região montanhosa, cheia de belas paisagens e que atrai muitos turistas todos os anos. Cerca de 10% do local está localizado em terras fluminenses, 30% em território paulista e 60% no estado de Minas Gerais, contabilizando uma extensão de, aproximadamente, 500 km há uma distância de 1700 quilômetros da capital mineira.

Por sua altitude elevada, a Serra da Mantiqueira registra baixas temperaturas, com geadas e névoas frequentes, causando ainda mais charme pelo seu friozinho habitual. Se você ainda não conhece o local, que tal se programar para visitar esse lugar tão charmoso do sudeste brasileiro? Confira nossas dicas de passeio e conheça mais desse destino!

1. Aiuruoca

Aiuruoca é um pequeno pedaço de paraíso, com pouco mais de 6 mil habitantes. Localizada no sul de Minas Gerais, tem acesso pela rodovia AMG-1035 a partir do cruzamento com a BR-267. O destino é ideal para os amantes do ecoturismo, já que possui mais de oitenta cachoeiras, trilhas e bosques. Ela também é uma cidade calma, perfeita para curtir momentos de sossego e descanso.

O ponto turístico mais conhecido é o Pico do Papagaio, localizado no Parque Estadual da Serra do Papagaio. Além dele, também vale a pena visitar a Reserva Ambiental do Mututu e o Vale dos Garcias.

2. Gonçalves

A pacata cidade é um dos destinos com forte desenvolvimento na Serra da Mantiqueira. No local, é possível encontrar belas trilhas, mirantes, cachoeiras e praticar mountain bike, rapel, cavalgada e trekking. Gonçalves tem tudo para quem quer curtir um ambiente tranquilo: paisagens verdes e lindas, ar puro e muita comida boa!

A gastronomia é um dos pontos fortes do local, que é conhecida pela sua produção de alimentos orgânicos. Além disso, um famoso evento da região é o Festival de Gastronomia e Cultura da Roça, que acontece em novembro e reúne restaurantes da cidade com tudo de melhor que a culinária mineira tem a oferecer.

Não deixe de passar na loja Senhora das Especiarias, que é ponto turístico da cidade. E não se esqueça de reservar um espaço na mala para voltar com algumas das gostosuras de lá, como: geleias, temperos e conservas — e o melhor, na loja você pode experimentar tudo antes de comprar!

3. Passa Quatro

A cidade de Passa Quatro conta com mais de 16 mil habitantes, sendo bem maior do que outras que fazem parte da Serra da Mantiqueira. O local é calmo, com ruas de paralelepípedo, prédios do final do século XIX e muita água mineral — são mais de 25 bicas públicas espalhadas pela cidade.

Suas atrações turísticas incluem montanhas, cachoeiras, fazendas e muita natureza! Além disso, o passeio de Maria Fumaça, é um dos pontos altos da região, e a Travessia da Serra Fina são um dos locais mais conhecidos e buscados para os visitantes de Passa Quatro.

4. Itanhandu

Itanhandu é uma cidade da microrregião de São Lourenço, no sul de Minas Gerais, mais conhecido como “Cidade Saudável”, graças ao clima puro e suas paisagens naturais. Lá, encontram-se rios que formam cachoeiras e corredeiras, além de ser ideal para os praticantes de esportes radicais, como montanhismo, motocross e voo livre.

Se estiver indo conhecer a cidade em julho, não deixe de conferir um dos pontos altos da cidade, que é o Festival de Música de Itanhandu.

Viajar é uma das melhores experiências que existem, e nada melhor do que curtir lugares repletos de natureza, paisagens e sossego, não é mesmo? E se você já se animou para fazer essa rota e conhecer a Serra da Mantiqueira, aproveite a oportunidade e confira como fazer uma ótima viagem de carro pela estrada real!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Sobre o autor

Lokamig Rent a Car

Há mais de 36 anos somos apaixonados por Minas Gerais e por locação de veículos. Sabemos o quão belo, atrativo e muitas vezes inexplorado é nosso estado, por isso indicamos as melhores opções de destinos e dicas sobre nossa gastronomia, natureza, cultura e nossa típica hospitalidade. Seja para encurtar distâncias ou descobrir novos destinos, a Lokamig estará ao seu lado.

Deixar comentário.

Share This