Dicas

11 boas práticas para economizar combustível em viagens

Escrito por Lokamig Rent a Car

Viajar é uma experiência incrível. Quando você decide fazer a viagem de carro, é uma grande oportunidade de conhecer melhor as estradas, as paisagens e belezas espalhadas pelas vias do Brasil.

Mas, além de um bom planejamento, pode ser um desafio conciliar as contas da família com o orçamento disponível para viagens. Com o alto preço da gasolina e álcool, é preciso adotar algumas boas práticas para economizar combustível em viagens.

Você se preocupa com esses detalhes antes de viajar? Como você está cuidando do seu veículo antes de pegar a estrada? Confira 11 atitudes simples que vão lhe ajudar a economizar combustível e deixar seus roteiros mais seguros e ainda mais divertidos!

1. Faça a manutenção do carro

É essencial que a manutenção do carro esteja em dia e sejam realizadas conforme as orientações do manual do proprietário. Especialmente antes de viajar, é indispensável checar se está tudo certo para garantir um trajeto mais seguro.

Nas revisões, são realizadas as trocas do óleo do motor, alinhamento da suspensão, e troca de filtros de ar e combustível, se necessário. Nesse momento, os mecânicos verificam se tudo está funcionando corretamente para que o carro permaneça com um consumo normal de combustível, além de evitar acidentes.

2. Calibre os pneus

Pneus murchos ou com pressão incorreta são uma das causas mais comuns de alto consumo de combustível. Quando não estão bem calibrados, o motor tem de fazer mais força e, dessa forma, o veículo gasta mais gasolina/álcool do que deveria.

É importante sempre calibrar os pneus seguindo as instruções do fabricante do veículo. Geralmente, o número de pressão fica na tampa do tanque de combustível ou no manual de bordo.

Além do aumento do consumo de combustível, pneus mal calibrados reduzem a vida útil dos mesmos, o que pode acarretar em uma nova despesa em curto prazo.

3. Desligue o motor do carro

Sempre que você precisar parar o seu carro por mais de 60 segundos, é vantajoso deligar o motor, por exemplo, quando é preciso esperar alguém ou a fila do trânsito não estiver andando.

Vale lembrar que desligar em caso de parada só é válido se a espera por alguém não demorar muito, caso contrário, é considerado estacionamento e pode gerar multa se feita de forma indevida.

Em alguns carros, existe o sistema start-stop, que desativa o motor em pequenas paradas e mantém o sistema em estado de espera, religando o veículo ao tirar o pé do freio ou pisar na embreagem. O sistema ajuda na diminuição do uso de combustível e emissão de poluentes. 

4. Não leve pesos desnecessários

Como em qualquer viagem, é necessário ficar atento ao volume da bagagem da família. Quando se viaja de ônibus ou avião, é comum as pessoas se preocuparem com quantidade de peso que carregam. Então, por que não ter esse mesmo cuidado nas viagens de carro?

Engana-se quem pensa que por viajarem de carro tudo caberá no porta-malas e não terão problemas ao colocarem mais coisas. É preciso estar atento para não deixar o veículo mais pesado do que o necessário.

Quanto mais peso você carregar, maior vai ser a força demandada para o funcionamento do carro, gastando mais combustível – a cada 25 kg carregados, o consumo aumenta em até 1%. 

Portanto, confira sempre seu porta-malas e veja se não está carregando pesos desnecessários na viagem!

5. Use o ar-condicionado com moderação

Por mais confortável que seja viajar com o ar-condicionado ligado, é preciso ficar atento ao seu uso. Se seu propósito é economizar combustível em viagens, abrir a janela e curtir o vento é uma boa opção!

Na maioria das vezes, o ar-condicionado força a potência do motor e aumenta o consumo de combustível. Por isso, em dias mais amenos, tente mantê-lo desligado ou utilizar com moderação.

6. Fique de olho na aceleração

Não dê aceleradas bruscas quando ligar o veículo. Além de queimar mais combustível do que deveria, essa prática pode danificar as peças do motor.

Mais do que aumentar o consumo de combustível, a condução agressiva representa um risco e deixa o carro mais suscetível a acidentes. 

7. Troque de marcha na hora correta

Nem todos possuem carros automáticos. Por isso, é importante ter atenção às trocas de marcha dos veículos manuais. Se forem realizadas no momento incorreto, ocorre desperdício de combustível e desgaste do motor.

As marchas são como engrenagens para a distribuição da força do motor sobre as rodas. Então, passar do limite indicado em cada uma delas ou não as mudar na hora correta pode causar danos ao motor do veículo.

8. Mantenha a velocidade adequada

Pensando em economia e segurança, respeite sempre os limites de velocidade e não “pise fundo” sem necessidade. Um carro gasta até 20% mais combustível quando está a 100 km/h do que quanto está a 80 km/h, por exemplo.

9. Tenha cuidado ao abastecer

Por mais difícil que seja abastecer durante as viagens, as vezes o trajeto faz com que seja necessário a parada para colocar combustível e alguns cuidados devem ser tomados.

Gasolina ou álcool adulterado causam muitos problemas. podem estragar peças do motor e, certamente, aumentar o consumo. Procure abastecer em postos de bandeiras conhecidas, com o selo da ANP (Agência Nacional do Petróleo); dê preferência às grandes redes. 

Faça sempre as contas e veja se o álcool ou a gasolina vale mais a pena para você. Economistas ensinam um truque para fazer esse cálculo, pegue o preço da gasolina e multiplique por R$0,70. O resultado é o preço máximo que o álcool pode ter, se ele ultrapassar se valor, não compensa a troca. 

Outra dica bacana, é optar por abastecer pela manhã ou a noite, quando o clima está mais ameno. São os princípios físico-químicos que justificam essa questão. Por ser uma substância volátil, o combustível sofre alterações no estado físico sob calor intenso e consequentemente faz com que o consumidor leve uma quantidade menor quando o clima está mais quente. 

10. Fique atento no trânsito

Mesmo seguindo boas regras de manutenção do carro, o seu comportamento no trânsito também influencia no consumo de combustível e na segurança da viagem.

Fique atento a maneira como você está dirigindo. Diminua a velocidade quando estiver chegando em um sinal vermelho, evitando parar completamente, o que ajudará a retomada da velocidade. Evite também o ziguezague entre os carros que estão na estrada, isso causa perigos e aceleradas desnecessárias.

11. Alugue um veículo

Alugar um veículo para viajar também pode ser uma boa opção de economia. Os carros disponíveis para locação passam por manutenções frequentes e são de modelos novos, com as últimas tecnologias do mercado, fatores que contribuem para economizar combustível em viagens.

Pode ser uma ideia cômoda e vantajosa para você se preocupar menos e curtir ainda mais! Ao planejar bem as viagens e evitar gastos desnecessários, você e sua família conseguem aproveitar o melhor dos destinos e desfrutar muito esses momentos juntos.



Sobre o autor

Lokamig Rent a Car

Há mais de 36 anos somos apaixonados por Minas Gerais e por locação de veículos. Sabemos o quão belo, atrativo e muitas vezes inexplorado é nosso estado, por isso indicamos as melhores opções de destinos e dicas sobre nossa gastronomia, natureza, cultura e nossa típica hospitalidade. Seja para encurtar distâncias ou descobrir novos destinos, a Lokamig estará ao seu lado.

Deixar comentário.

Share This