Destinos Dicas

7 maneiras de reduzir os gastos em viagens

Escrito por Lokamig Rent a Car

Viajar é essencial para repor as energias e vivenciar algumas experiências incríveis que vão formar as nossas melhores lembranças. No entanto, os custos podem complicar a possibilidade de incluir mesmo pequenas viagens na rotina.

Mais do que conseguir se afastar das responsabilidades por alguns dias, as dificuldades estão principalmente em separar um orçamento para os gastos em viagem. De qualquer forma, isso não é motivo para deixar de viajar e curtir a vida com a família e os amigos.

Para ajudar você a cortar seus gastos e continuar viajando por aí, separamos algumas dicas especiais. Quer saber quais são? Continue a leitura!

1. Viaje na baixa temporada

Os meses de julho, dezembro e janeiro, assim como os feriados prolongados, são considerados alta temporada. Isso porque muita gente só pode viajar nesse período, como é o caso de estudantes, pais com filhos em idade escolar ou colaboradores de empresas com férias coletivas.

Além disso, a grande procura pelos serviços turísticos nestas datas faz com que os preços subam. Logo, você pode encontrar valores bem mais acessíveis no restante do ano, já que restaurantes, hotéis e pousadas acabam ficando mais vazios e os proprietários diminuem os preços para atrair mais turistas.

A economia não para por aí. Nesta época, você também pode encontrar preços mais baixos em passeios com guias turísticos e na compra de artesanatos locais. A diminuição do fluxo de visitantes também permite aproveitar a cidade com mais tranquilidade e até mesmo os serviços ficam melhores. Entretanto, é sempre muito importante ligar previamente para os restaurantes, hotéis e guias com o objetivo de validar se os mesmos estarão funcionando na data desejada, pois ocasionalmente algum deles fecham devido à diminuição do número de turistas.

Só há vantagens para quem viaja na baixa temporada. Portanto, se o seu trabalho permite que você escolha suas férias, não hesite em escolher uma data alternativa.

2. Escolha hospedagens alternativas

A hospedagem em hotéis e pousadas é responsável por boa parte dos gastos em viagens. Por isso, uma boa forma de economizar é apostar em estadias alternativas, que geralmente são bem mais baratas — sem falar que você vai preferir passar o dia fora, não é mesmo?

Albergues, campings e hostels possuem preços bem mais acessíveis e permitem conhecer turistas de diversas partes do Brasil e do mundo. Busque locais confiáveis e seguras. Se for preciso, pesquise as referências em sites como o TripAdvisor.

Caso você prefira um pouco mais de privacidade e ainda assim quer pagar menos, procure por casas com aluguel de temporada. Antigamente isso costumava ser feito com a indicação de amigos ou comerciantes locais mas, hoje em dia, a prática ganhou um aliado mais moderno: o site de viagens Airbnb.

3. Planeje um bom roteiro

Montar um bom roteiro antecipadamente é essencial para quem quer economizar em viagens. Procure pesquisar bastante e se informar de tudo o que seu destino oferece. Para começar a desenhar seu roteiro, você pode:

  • fazer orçamentos com diversas hospedagens; 
  • considerar a localização da hospedagem que pretende de usar para ganhar tempo e poupar gastos
  • buscar uma seleção dos melhores restaurantes com bom custo-benefício; 
  • listar as atrações imperdíveis do local; traçar um trajeto que gaste menos gasolina; 
  • e o que mais a sua criatividade permitir.

Fazer tudo isso de forma antecipada também permite que você negocie alguns valores previamente com o dono da hospedagem ou com os guias de passeios locais. Muitas vezes, você acaba conseguindo preços melhores, assim como ao fechar pacotes que incluam mais de um serviço.

4. Procure um destino econômico

Durante a sua pesquisa para elaborar o roteiro, você também deve incluir os custos diários com passeios, alimentação e atrações turísticas. Neste momento, você já pode traçar o custo médio daquele destino e saber se esse valor cabe no seu orçamento.

É normal que algumas cidades acabem sendo mais caras do que outras e, na hora de diminuir os custos em viagens, é importante optar pelos destinos com um custo-benefício mais acessível. Afinal de contas, você não vai querer ficar sem dinheiro no meio da viagem, certo?

Por exemplo, uma viagem cultural para uma cidade histórica geralmente agrega alguns custos extras, como ingressos para museus e outras atrações que costumam cobrar entrada. Por outro lado, um destino rural pode oferecer atrativos naturais e opções de lazer gratuitas, o que aliviaria o orçamento finalSe sua viagem é internacional, você pode ter uma noção dos valores e comparar o custo médio de vários destinos em sites como o Budget Your Trip.

5. Use aplicativos de viagens

Os aplicativos de viagens são grandes aliados para economizar nas férias. Além do Airbnb, que já citamos anteriormente, existem muitos outros, como é o caso do Organizze, uma ferramenta voltada para facilitar sua organização financeira.

Além do TripAdvisor, o Yelp também podem ser de grande ajuda no momento da pesquisa para elaborar o roteiro, já que eles mostram os principais pontos turísticos dos destinos (assim como hotéis e restaurantes), com seus preços médios e avaliações.

Os aplicativos de trânsito e mapa, como Waze e Google Maps, são outros que possuem muita utilidade para cortar custos em viagens. Com a ajuda deles, você pode traçar os caminhos mais seguros e rápidos e, assim, economizar tempo e gasolina.

6. Evite gastos desnecessários em viagens

É claro que, ao viajar, todo mundo gosta de conhecer o artesanato local e comprar souvenirs de lembrança. Porém, se você quer economizar, deve se perguntar se esse gasto é mesmo necessário.

Quando seu orçamento é curto, talvez seja mais interessante diminuir as compras e guardar mais recursos para outras partes da viagem, como a entrada em atrações pagas, por exemplo.

7. Alugue um carro com os amigos

O transporte, inclusive, é um fator que pode influenciar bastante no orçamento da sua viagem. Uma boa forma de diminuir esse custo é optar por fazer a viagem com um carro alugado. Inclusive, o valor, que já costuma ser baixo, fica ainda mais acessível se você dividir com amigos. Empresas com a Lokamig Rent a Car oferecem diversas opções de veículo com qualidade, segurança e facilidade.

Assim, vocês terão mais autonomia para aproveitar o caminho e poderão fazer do próprio trajeto um momento de diversão para todos. Além disso, costuma ser bem mais fácil fazer uma viagem de carro do que de ônibus ou trem, o que é muito importante para quem tem pouco tempo de folga.

Como você viu, é possível aproveitar seus fins de semana ou suas férias com bem menos gastos em viagens. O fato é que não importa o destino, sempre existem formas de você conhecê-lo sem precisar fazer grandes sacrifícios. Basta usar um bom planejamento, a tecnologia e parceiros de confiança a seu favor.



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Sobre o autor

Lokamig Rent a Car

Há mais de 36 anos somos apaixonados por Minas Gerais e por locação de veículos. Sabemos o quão belo, atrativo e muitas vezes inexplorado é nosso estado, por isso indicamos as melhores opções de destinos e dicas sobre nossa gastronomia, natureza, cultura e nossa típica hospitalidade. Seja para encurtar distâncias ou descobrir novos destinos, a Lokamig estará ao seu lado.

Deixar comentário.

Share This