Destinos Dicas

Turismo em Monte Verde: apaixone-se pela “Suíça mineira”

Escrito por Lokamig Rent a Car

A pacata Monte Verde é considerada por muitos um dos locais mais charmosos de Minas Gerais. Localizada entre as montanhas da Serra da Mantiqueira, a 1555 metros de altura, o pequeno distrito é um convite a fugir da rotina estressante dos grandes centros urbanos. Suas lindas paisagens naturais, culinária deliciosa e as baixas temperaturas fazem com que o turismo em Monte Verde esteja entre os favoritos dos casais apaixonados.

O título de “Suíça Mineira” foi dado graças ao clima frio e a arquitetura que se parece com as casas do gélido país europeu. Entretanto, se engana quem pensa que a cidadezinha só é atrativa no inverno, durante o ano todo há várias opções para quem quer divertir e relaxar.

Para ajudar você a aproveitar ao máximo cada segundo de sua viagem, apresentamos, ao longo deste post, um miniguia com as principais informações sobre a cidade de Monte Verde, oferecendo opções de lazer para curtir esse delicioso lugar. Boa leitura!

Qual a melhor época para ir?

A pequena cidade de Minas Gerais fica localizada a 480 km de Belo Horizonte e 166 km de São Paulo. Se você resolver alugar um carro, é ideal que você opte por viajar de manhã, pois, a estrada que conecta o distrito de Camanducaia a Monte Verde é uma serra com curvas sinuosas. O que, de noite, pode se transformar em algo dificultoso para quem nunca visitou a cidade.

Não há como negar que grande parte do charme de Monte Verde é devido ao seu clima frio. Durante o outono e inverno, as temperaturas caem (podendo chegar a graus negativos), o que torna o local aconchegante e as pousadas com lareiras mais irresistíveis. Além disso, é nessa época que ocorre o período de seca. Dessa forma nenhuma chuva poderá atrapalhar o seu passeio. Porém, se você pretende ir à cidade no inverno precisa preparar-se para os preços da alta temporada.

Caso seu orçamento esteja mais apertado, a dica é visitar a cidade no verão, ou durante a semana. Apesar de ser o período mais chuvoso as temperaturas continuam amenas, ficando em torno de 20 graus durante o dia e 15 graus na parte da noite. A maior vantagem da época são os preços –  algumas pousadas oferecem até 40% de desconto em sua diária.

Quantos dias devo ficar?

Quando for programar seu roteiro fique atento a quantos dias você tem disponível. Se você pretende fazer uma viagem curta vale a pena reservar pelo menos dois dias inteiros para conseguir curtir as principais atrações que Monte Verde pode oferecer. Caso você esteja de férias e queira um passeio mais tranquilo, cinco dias são suficientes para aproveitar a cidade e, até quem sabe, conhecer outros destinos ao redor. Lá perto você encontra várias opções turisticas e cidadezinhas encantadoras como:

  • Joanópolis;
  • São Francisco Xavier;
  • Camanducaia;
  • Gonçalves.

 Quais são as opções de lazer?

Ao fazer turismo em Monte Verde o que não faltam são opções de atividades para se divertir. A primeira coisa que pode ser feita na vila é passear pela rua principal que, curiosamente, leva o nome de Monte Verde. Lá você encontra os principais bares e restaurantes da cidade, além de é claro, diversas lojas de produtos alimentícios e lembrancinhas para levar de recordação da sua viagem.

Para quem gosta de atividades ao ar livre, a localização privilegiada entre serras permite que o distrito tenha várias opções de trilhas que oferecem uma visão incrível e um pouquinho de aventura aos seus visitantes. A mais famosa é a da Pedra Redonda, considerada a mais fácil dentre as opções é a escolha ideal para iniciantes.

Normalmente, a caminhada dura um pouco menos de duas horas ida e volta— e existem dois pontos de paragem para tirar fotos e apreciar a vista. O cume possui em torno de 1990 m de altura e lá de cima dá para ver Campos do Jordão e os vales de São Paulo.

Quais são as melhores atividades e passeios?

Para quem quer adrenalina, existem várias opções de fazendas da região que oferecem atividades voltadas para os esportes mais radicais. As agências disponibilizam os equipamentos de segurança. Existem atividades para todas as idades, tais como trekking, passeios de quadriciclo, escalada etc. As pessoas mais corajosas podem se arriscar na descida de tirolesa, a uma altura de até 70 m.

Um pouco menos radical, um passeio muito divertido para se fazer em família é a tradicional a pista de patinação no gelo. Lá você pode alugar patins para crianças e adultos e tentar realizar alguns movimentos no gelo artificial. A melhor parte é que a pista funciona o ano inteiro.

Quais são as principais opções gastronômicas?

Uma das principais atrações de Monte Verde é a gastronomia refinada da cidade. Passeando por suas ruas e becos é possível encontrar bares e restaurantes que servem vários tipos de culinária com receitas regionais e internacionais. Você pode apreciar os típicos pratos mineiros, como feijão-tropeiro e feijoada, comer uma deliciosa pizza italiana ou se agraciar com a refinada cozinha francesa e seus maravilhosos fondues.

 As trutas também são bastante cultivadas na região, se tornando um prato típico da cidade. Em muitos restaurantes você pode ver de perto como é a criação do peixe e experimentar mais de 20 pratos diferentes, cujo principal ingrediente é a truta. Essas e outras opções fazem parte da tradição gastronômica da cidade.

Fábrica de chocolate

Fundada em 1978 por uma família europeia, Gressoney é a principal fábrica de chocolate da cidade. Localizada praticamente na entrada de Monte Verde, o local ideal para quem quer comprar deliciosos doces ou se aquecer com uma xícara de chocolate quente. É possível também, fazer um passeio pelas instalações da fábrica e ver todo o processo de produção.

Tradição da Geleia

Há 12 anos Seu Edmundo Garcia Agudo e sua esposa produzem geleias que encantam o paladar de crianças e adultos. A lojinha Edelweiss, localizada na Galeria Suíça, disponibiliza em torno de 16 sabores que variam de pimenta a caju. Reserve um pedaço da sua tarde para passar por lá, experimentar as geleias e bater um papo com os simpáticos donos.

Empório da cerveja

Pertinho da loja de geleias, o Arsenal da Cerveja é o local preferido dos amantes da bebida, sendo muito procurado por quem deseja fazer turismo em Monte Verde.

Com uma carta diversificada de produtos artesanais, o local oferece opções muito diferente das tradicionais. Há, por exemplo, cervejas produzidas com leite, maracujá e, até mesmo, melancia. Para quem prefere não economizar na hora de comprar sua cervejinha, há opções de garrafas que custam até 400 reais.

Agora que você já sabe tudo —o quase tudo— sobre o turismo em Monte Verde, basta escolher uma data para desfrutar tudo que a cidade tem a oferecer. Caso você queira ficar mais tempo por lá, não deixe de conhecer ainda mais as belezas de Minas Gerais e dar uma passadinha pelas cidades próximas a região.  

Se você gostou deste post, confira também as atrações da cidade mineira de Brumadinho!



Prometemos não encher sua caixa de e-mail com spam! 🙂

Sobre o autor

Lokamig Rent a Car

Há mais de 36 anos somos apaixonados por Minas Gerais e por locação de veículos. Sabemos o quão belo, atrativo e muitas vezes inexplorado é nosso estado, por isso indicamos as melhores opções de destinos e dicas sobre nossa gastronomia, natureza, cultura e nossa típica hospitalidade. Seja para encurtar distâncias ou descobrir novos destinos, a Lokamig estará ao seu lado.

Deixar comentário.

Share This