Destinos Dicas

Bate e volta: descubra 6 viagens incríveis próximas à BH

Escrito por Lokamig Rent a Car

Não dá para negar que Belo Horizonte é uma cidade maravilhosa, mas, para relaxar, muitas vezes precisamos fazer as malas fugir do estresse da rotina de cidade grande. Se engana quem pensa que é necessário fazer uma longa viagem para achar o destino perfeito. No entorno da capital mineira, você encontra opções de viagens curtas divertidas e deliciosos passeios históricos.

Para que você possa montar o roteiro ideal e aproveitar o final de semana, fizemos uma lista com seis cidades a uma distância de até 120 km de BH, que vai ajudar você a conhecer, ainda mais, o estado de Minas Gerais. Hora de pegar o carro e se aventurar pela estrada!

1. Nova Lima

A cidade é tão próxima de BH que muitas pessoas acreditam que seja um bairro da capital. Ao entrar em Nova Lima, é possível ver vários hotéis e condomínios de luxo, porém, quando nos aproximamos do centro da cidade, o delicioso clima de tranquilidade do interior aparece — e a vista das montanhas é de tirar o fôlego.

Um dos lugares mais famosos da região é o bairro das Quintas, conhecido pelas suas residências com arquitetura europeia. Se for passar por lá não deixe de visitar as lojinhas de quitutes que vendem doces inspiradas nos bolos britânicos. Além de ser uma cidade charmosa, Nova Lima também apresenta construções da época da exploração do minério, como a Igreja Nossa Senhora do Rosário e a capela São Sebastião.

Pertinho dali fica o distrito de São Sebastião das Águas Claras — carinhosamente apelidado como Macacos. O distrito é famoso pelos bares e restaurantes que combinam de forma perfeita ecoturismo e gastronomia refinada. Com tantas opções, vale a pena fazer uma pequena visita ao município vizinho para experimentar os deliciosos pratos mineiros ou se aventurar nas trilhas, morros e rios da cidade.

2. Brumadinho

Caso você esteja à procura de fazer um bate e volta gastando pouco dinheiro, Brumadinho é o destino ideal. O município possui paisagens deslumbrantes e é famoso pelo Instituto Inhotim, o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo. A cidade fica a 53 km de distância de Belo Horizonte e para chegar lá basta seguir pela BR-040, sentido Rio de Janeiro.

O passeio por Inhotim combina paisagens naturais incríveis com um dos maiores acervos de arte contemporânea do Brasil. São 100 hectares de jardim botânico com 250 obras assinadas por artistas nacionais e internacionais. O museu é parada obrigatória para quem gosta de arte, porém, Brumadinho não se resume apenas a isso. 

Para quem está em busca de uma aventura, perto da cidade há diversas opções de práticas esportivas. Na Serra da Moeda você pode fazer passeios de asa delta, parapentes, balão ou aproveitar as belezas dos mirantes da região. Ao voltar para Belo Horizonte, seguindo pela BR-040, não deixe de passar pelo Parque Estadual da Serra do Rola Moça, reconhecido por ser o terceiro maior em área urbana do país.

3. Raposos

Fundado em 1690, a cidade foi um dos primeiros povoados de Minas Gerais. A apenas 70 km de Belo horizonte — seguindo a MG-30 em direção ao Espírito Santo — a cidade tem como principal ponto turístico a Igreja Nossa Senhora da Conceição de Raposos. Construída no mesmo ano da criação do municipio, a igreja é considerada por muitos a matriz mais antiga do estado.

Para quem precisa refrescar a cabeça, no entorno do município fica a cachoeira de Santo Antônio. Dentre as inúmeras quedas d’água de Minas Gerais, essa é a mais próxima da capital. Para chegar lá basta pegar a saída de Belo Horizonte, sentido Nova Lima. Atenção com a escolha do veículo! Alguns trechos da estrada são de terra, por isso escolha veículos com uma boa tração, como:

  • Ford Ecosport;
  • Renault Duster;
  • Toyota Hilux 

4. Conselheiro Lafaiete

A Estrada Real é um dos trajetos turísticos mais percorridos por quem visita Minas Gerais. Seja em viagens curtas ou longas, a importância do trajeto para a história do estado é um dos motivos para que Conselheiro Lafaiete não fique de fora do seu roteiro.

Percorrendo a BR-040, destino Rio de Janeiro, o município fica a apenas 100 km de Belo Horizonte e é uma das primeiras cidades de Minas. Sua criação está diretamente ligada ao ciclo da exploração do ouro no estado e sua localização privilegiada fez com que fosse mantido um rico acervo cultural e artístico.

Para quem quer conhecer mais sobre a história do estado e de Conselheiro Lafaiete a dica é visitar o Museu e Arquivo Antônio Perdigão, Museu Ferroviário e Museu Marcílio Milagres.

Se você for passear pela cidade, não deixe de visitar a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, o Teatro Municipal e o Chafariz da Praça Barão de Queluz. As pedras do chafariz são do antigo pelourinho, da cidade do tempo colonial, e possui uma frase em latim citada pelo próprio Barão de Queluz.

5. Cordisburgo

Com 9 mil habitantes, esta é a típica cidade pacata do interior de Minas. Localizada a apenas 116 km de Belo Horizonte, o acesso à cidade pode ser feito pela BR-040 em direção a Brasília.

Codisburgo ficou conhecida por todo país por ser a terra natal do escritor Guimarães Rosa. Os fãs da literatura brasileira não podem deixar de fazer uma visita à casa onde o escritor morou — hoje transformada em museu.

Cordisburgo também é famosa pela Gruta do Maquiné. Descoberta em 1827 por Joaquim Maria Maquiné, a gruta é uma das mais belas do Brasil. O local possui 650m de extensão, sete salões iluminados, belas esculturas naturais e é um marco na história da exploração paleontóloga.

6. Lavras Novas

Localizada a 120 km de Belo Horizonte e 17 km de Ouro Preto, Lavras Nova é a opção para quem quer curtir a calmaria da cidade do interior sem deixar de aproveitar todas as belezas naturais do nosso estado. Localizada no parque Nacional Itacolomi, sua fauna e flora proporcionam paisagens incríveis e o clima de vila encanta seus visitantes.

Para quem quer um passeio relaxante, durante o dia há diversas opções, como cavalgadas e trilhas. Nos vários becos da cidade ficam localizados bares, tabernas e restaurantes de comida típica. Tudo isso sem perder a simplicidade que só o interior de Minas Gerais oferece. Para chegar na cidade basta acessar a BR-356, sentido Espírito Santo.

Essa é nossa lista de viagens curtas para fazer no fim de semana ou em algum feriado. Precisa de mais dicas para organizar sua viagem? Então, confira nosso post aqui no blog que vai ajudar você a alugar um carro de forma eficiente e se preparar para botar o pé na estrada!



Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.

Sobre o autor

Lokamig Rent a Car

Há mais de 36 anos somos apaixonados por Minas Gerais e por locação de veículos. Sabemos o quão belo, atrativo e muitas vezes inexplorado é nosso estado, por isso indicamos as melhores opções de destinos e dicas sobre nossa gastronomia, natureza, cultura e nossa típica hospitalidade. Seja para encurtar distâncias ou descobrir novos destinos, a Lokamig estará ao seu lado.

Deixar comentário.

Share This