Conheça 15 restaurantes diferentes em BH e apaixone-se
Uma das melhores coisas para se fazer em Belo Horizonte é se deliciar com a rica cultura gastronômica que faz a fama do município em todo o mundo. A capital mineira conta com excelentes restaurantes e a cada dia surgem novidades para todos os gostos. Não importa se a sua preferência for carnes, massas, cozinha tradicional ou mineira — tem de tudo!
Mas com tantas opções, como saber o que escolher? Foi pensando nisso que fizemos uma seleção de restaurantes diferentes em BH, seja você um visitante da cidade, seja um morador que deseja conhecer outros lugares originais. Confira a nossa lista e fique com água na boca!
1. A Pão de Queijaria
Não tem jeito: em BH, comer pão de queijo é uma atividade obrigatória. Então, busque o que há de mais surpreendente. A nossa dica é visitar esse pequeno restaurante com jeitão de lanchonete que funciona na Savassi.
No menu, a iguaria tradicional é transformada em pão de um sanduíche ou hambúrguer, dependendo do recheio escolhido. O Costelão é uma ótima pedida — pão de queijo recheado com costela de boi e vinagrete da casa. Para fechar a refeição, que tal um sorvete de pão de queijo? É isso mesmo! A mistura pode parecer estranha, mas a combinação é deliciosa!
Você encontra a Pão de Queijaria na Rua Antônio de Alburquerque, 856, Savassi. Tel: 31 3244-2738. Funciona de segunda a sábado das 11h30 às 23h30.
2. Casa Amora
O processo que leva os alimentos da produção até o seu prato, normalmente, envolve agrotóxicos, longos transportes e muito desperdício. A verdade é que a gente nunca sabe realmente o que está comendo, principalmente em restaurantes.
Nesse contexto, o Casa Amora reinventou o conceito de comida caseira de uma forma única. Lá você pode saber, exatamente, o que está comendo!
Não apenas os ingredientes são orgânicos e saudáveis, como também todo mundo pode visitar a produção, que fica no BeGreen Boulevard Shopping. A fazenda urbana é livre de agrotóxicos e utiliza lixo orgânico do próprio shopping como adubo para a produção.
É possível comprar os alimentos ou experimentá-los prontos no restaurante, por preços bastante acessíveis. O Casa Amora inova sempre com comida gostosa e de qualidade. Funciona de segunda a sábado, das 11h30 às 15h (sábado a partir das 12h);
A casa tem dois endereços: o primeiro na Savassi, Rua Paraíba, 941. Tel: 31 3261-5794; e o segundo no BeGreen, que fica na Rua Prof. Otaviano Almeida, 44, Santa Efigênia. Tel: 31 3241-7549.
3. Salumeria Central
Inspirada nos estabelecimentos de venda de frios italianos, a Salumeria é um tesouro no meio do bairro Floresta, onde é possível observar e escolher no balcão os petiscos da vez. O restaurante incorporou elementos da cozinha mineira e conta com um vasto menu, incluindo almoço executivo. Nossa sugestão é começar pedindo a tábua de salames ou a cesta de pães servida com a deliciosa manteiga de ervas da casa.
Na decoração, uma gaiola com projeções de pássaros dá a impressão de estarmos comendo no meio da natureza. Projeções, aliás, é o que não falta. É divertido ser surpreendido por elas ao longo do jantar. Para beber, há um ótimo cardápio de vinhos e cervejas artesanais.
O endereço é a Rua Sapucaí, 535, Floresta. Tel: 31 2552-0154. Funciona nos seguintes horários:
- segunda-feira de 12h às 14h30;
- terça a sexta-feira de 12h às 15h30 e 18h30 à 00h;
- sábado de 12h às 17h e 18h à 00h;
- domingo de 12h às 17h.
4. Las Chicas Vegan
Localizada no Edifício Maletta, um dos mais conhecidos redutos boêmios de BH, o Las Chicas Vegan logo caiu no gosto do público jovem da capital.
E não é para menos! As paredes têm grafites incríveis, há apoio às causas das minorias e os hambúrgueres levam o nome de grandes personalidades femininas — como Frida (recheio de hambúrguer de feijão preto e guacamole) e Nina Simone (hambúrguer de shitake).
Também são servidos drinks, pratos executivos no almoço e incríveis milk-shakes (a dica é provar o de paçoca com leite de coco!).
Funciona na Avenida Augusto de Lima, 233, sobreloja 20, de segunda a sábado, das 11h às 15h e das 18h às 23h30. Funcionamento:
- terça a sexta-feira das 11h às 16h e das 18h às 00h;
- sábado das 11h às 15h e das 18h às 00h;
5. Trip Food – Comida Mochileira
Os sócios Tamara Lacerda e Lucas Meireles deram a volta ao mundo para definir o menu do restaurante. Durante um mochilão, eles foram experimentando novos sabores e integrando receitas para levar para os clientes o que consideram o melhor do fast-food de diferentes continentes.
O restaurante atualmente conta com 10 pratos de 10 países e uma seleção de 70 cervejas. Não deixe de experimentar o delicioso Curry Wurst, da Alemanha, composto de salsicha, batatas fritas e ketchup de curry.
O Trip Food está presente em dois endereços: Rua Alberto Cintra, 105, União, e Rua Tabaiares, 73, na Floresta.
Funcionamento:
- segunda e terça-feira das 11h às 15h;
- quarta-feira de 11h às 02h;
- quinta a sábado das 11h às 03h;
- domingo das 14h30 à 00h.
6. Birosca S2 Bistrô
O Birosca S2 tem um ar aconchegante. Sem muita cerimônia — aquele conforto de casa de vó mesmo. Não é à toa que o restaurante tem um coração no nome! A decoração conta com um filtro em forma de abacaxi, geladeira retrô e louça vintage. Até o cardápio é fofo e remete às memórias da infância.
O menu muda em cada estação do ano. Por isso, não deixe de voltar a cada três meses para conhecer tudo. Dependendo do dia de semana, o restaurante também oferece música ao vivo e sempre deixa à disposição um piano que pode ser usado por clientes. Procure chegar cedo, já que o lugar é bem popular!
Está localizado na Rua Silvianópolis, 483, Santa Tereza. Tel: 31 2551-8310. Funcionamento:
- de terça sábado de 18h30 às 00h;
- domingo de 12h às 15h30.
7. Expresso 500
Para quem gosta de restaurantes diferentes em BH, exclusividade e comida de verdade, recomendamos uma visita ao chef Bruno Guimarães, uma promissora figura no cenário gastronômico mineiro. O restaurante funciona no segundo andar da casa dos fundadores e só abre às quintas e às sextas-feiras. É necessário reservar.
Todos os ingredientes são de qualidade e a seleção de pratos é muito apetitosa! Experimente o palmito pupunha de entrada, acompanhado de queijo minas e molho de manga. Para o prato principal, uma boa opção é a carne de sol defumada com mandioca na manteiga.
O endereço é a Rua Frei Orlando, 500, Alto Caiçaras. Tel: 31 98847-0804. Horário de funcionamento: 5ª e 6ª das 19h à 0h (sob reserva).
8. Café com Letras
Inaugurado em 1996, o Café com Letras nasceu com o conceito de um café, no qual a união entre leitura, gastronomia e encontros culturais, daria o clima para o local. Por ali, é possível apreciar um bom show de jazz, apresentações de DJs, lançamento de livros, amostras de design, de fotografia e exposição de artes.
É um dos pontos mais charmosos da Savassi e apresenta um cardápio fixo que inclui saladas, massas, sanduíches, risotos, pratos veganos, carnes e peixes. Além dos pratos fixos, a cada semana são preparadas opções alternativas que harmonizam muito bem com os vinhos oferecidos pela casa.
O Café com Letras fica em duas unidades:
Rua Antônio de Albuquerque,781, Savassi e no Centro Cultural Banco do Brasil, Praça da Liberdade,450.
9. Dorsé
Com o menu inspirado na tradição botequeira da cidade de Belo Horizonte, o Dorsé é mais uma das excelentes opções para quem quer comer bem na capital mineira. Os clientes podem optar por produtos especiais, com toque regional, como a bruschetta mineira, que tem como base a massa de pão de queijo e três coberturas. Outra opção muito pedida como entrada é a pera com gorgonzola.
No prato principal, o destaque vai para o bife ancho, que vem com opções de guarnições para os clientes escolherem, como a mandioca e o risoto do dia. No almoço executivo, uma boa pedida é a tilápia acompanhada de risoto de limão siciliano.
O Dorsé fica na rua Sapucaí, número 271, no bairro Floresta. O horário de funcionamento é:
- terça a sexta das 11h30 à 00h;
- sábado das 12h à 00h;
- domingo das 12h às 18h.
10. Est! Est!! Est!!!
Quer fazer uma imersão na culinária italiana em plena capital mineira? O Est! Est!! Est!!! traz o clima da Itália para Minas, da trilha sonora até a maneira de servir os pratos autênticos. O restaurante conta com uma carta de vinhos 100% italianos, de todas as regiões do país.
É o melhor lugar para curtir aquele almoço de domingo em família, com o clima italiano, com muita massa, risotos e carnes. Uma das tradições do Est! Est!! Est!!! é fazer a separação dos pratos entre primo e secondo, para que os clientes tenham a experiência de comer primeiro a massa, ou risoto, e depois a carne.
Outro ponto marcante desse restaurante, que ajuda na imersão dos clientes ao clima italiano, são as músicas, que vão desde clássicos dos anos 60 e 70, até os cantores atuais. O restaurante fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, número 107, bairro Funcionários e funciona nos seguintes horários:
- terça das 12h às 15h e das 18h às 23h30;
- quarta a sexta-feira de 12h às 15h e das 18h às 23h30;
- sábados de 12h às 16:00, 19h à 00h;
- domingo de 12h às 16h.
11. Bistrô Vila Rica
Quer conhecer um pedacinho da Europa em plena Belo Horizonte? O Bistrô Vila Rica traz esse clima, envolto em uma cidade cenográfica em meio a região da Pampulha. Lá, o cliente encontra um cardápio italiano e francês a la carte.
Entre os destaques estão os deliciosos crepes, massas, risotos e carnes, além da variada carta de vinhos, com rótulos da França, Itália, Portugal, Argentina, Chile e Brasil, que harmonizam muito bem com os pratos.
O restaurante fica localizado no bairro Ouro Preto, na agitada Avenida Fleming, número 900 e com funcionamento nos seguintes horários:
- quarta e quinta das 19h às 23h;
- sexta das 19h à 00h;
- sábado de 12h às 16h e das 19h à 01h;
- domingo de 12h às 16h.
12. Cantina do Lucas
Um dos restaurantes mais tradicionais de Belo Horizonte, aberto desde 1960, no Edifício Maletta, a Cantina do Lucas traz comidas típicas da culinária mineira, como a costelinha com tutu, além do salmão selvagem e do famoso filé Olímpio. Uma das características da Cantina do Lucas é que os pratos são sempre servidos com fartura.
O endereço do restaurante é na Avenida Augusto de Lima, 233, loja 18, no Centro de Belo Horizonte. E o horário de funcionamento é:
- de segunda a quinta, das 11h30 às 02h;
- às sextas e sábados, das 11h30 às 03h;
- aos domingos, a casa funciona das 11h30 à 01h.
13. Gusto Osteria
O restaurante Gusto Osteria lembra um bistrô francês, mas com as mesas na rua e um cardápio que conta com frutos do mar, carnes, massas e peixes. Entre os destaques do cardápio, está o Filé ao Molho Sangiovese com risoto de açafrão e berinjela parmegiana. É uma excelente opção para curtir um clima parisiense em plena capital mineira.
Localizado na Rua São Paulo, número 2932, Bairro de Lourdes, funciona nos seguintes horários:
- terça a sexta das 19h à 00h;
- sábado das 12 às 16h e 19h à 00h;
- domingo de 12 às 17h.
14. Camaradería Gastrobar
Em Belo Horizonte os veganos também têm os seus espaços de gastronomia sofisticados, como é caso da Camaradería Gastrobar. Além de oferecer petiscos, sanduíches e pratos quentes, o restaurante conta com uma excelente carta de vinhos e cervejas. O destaque fica por conta do acarajé recheado com vatapá de castanhas, que ganha um toque a mais com o vinagrete e o caruaru.
O restaurante funciona na rua Cláudio Manoel, número 555, bairro Funcionários, nos seguintes horários:
- segunda e terça, das 11h30 às 15h;
- quarta a sábado, das 11h30 às 23h;
- domingos, das 11h30 às 16h30.
15. Pé de Couve
Outra opção vegana, com um preço mais acessível, é o restaurante Pé de Couve, que fica na região central da cidade. O sistema de apresentação é self-service, com uma variedade de opções de alimentos sem origem animal. Há também a opção de lanches, sucos e açaí. Na entrada do estabelecimento os clientes encontram um brechó.
O restaurante fica na rua Goiás, número 307, no Centro de Belo Horizonte e abre nos seguintes horários:
- segunda a sexta, das 09h às 21h.
- sábados das 09h às 16h.
Esperamos que, após a leitura deste post, você possa escolher o melhor restaurante para os melhores momentos de sua vida em BH. Temos opções para quem busca romantismo e aconchego, para visitar no fim de semana, opções mais acessíveis e para os veganos e vegetarianos.
Agora que você tem várias dicas de onde aproveitar o melhor da gastronomia em BH, desculpa não falta para pegar o carro e ir direto curtir estes lugares deliciosos, certo?
Informamos que o artigo, assim como todos os outros do nosso blog, não é patrocinado. Temos ciência que qualquer tipo de post pago deve ser sinalizado por uma questão ética e em respeito aos leitores. Lembrando que os horários podem sofrer alterações, por isso, se estiver em dúvida consulte o restaurante.