Viagem com amigos: 7 locais para se acampar em Minas Gerais!

Viajar com amigos é sempre uma ótima alternativa principalmente em feriados prolongados e período de férias. Nessas ocasiões, o vínculo com essas pessoas é fortalecido, você percebe a viagem de uma maneira diferenciada — uma vez que cada pessoa tem uma impressão diferente em relação ao local, compartilhando suas experiências —, além de contribuir para o bem-estar e a qualidade de vida. 

No entanto, um fator que gera algumas dúvidas em relação ao planejamento é sobre o destino. Já pensou em optar por locais para se acampar em Minas Gerais? Quem escolhe percorrer o estado tem a chance de ter contato com a gastronomia que encanta a todo país, além de uma cultura diversa em cada região.

Pensando nisso, selecionamos as principais alternativas. Boa leitura!

1. Canarinho — Capitólio

Capitólio se localiza na região conhecida como Mar de Minas! Lá, é possível passear de barco pelo lago de Furnas, mergulhar em lindas cachoeiras, divertir-se em trilhas e até mesmo conhecer o Parque Nacional da Serra da Canastra, caso o tempo de viagem seja mais extenso. 

Às margens da rodovia 050, bem próximo à cidade, o Camping Canarinho é uma excelente opção de local para se acampar em Minas. Conta com uma extensa área gramada, com infraestrutura adequada — que dispõe de energia elétrica, banheiros masculino e feminino amplos e com chuveiros quentes — , além de uma piscina de água natural para seus campistas se banharem durante a estadia.

Foto: Arquivo/@campingcanarinho)

 

2. Véu da Noiva — Serra do Cipó

A cachoeira Véu da Noiva é considerada uma das mais populares da Serra do Cipó. A sua trilha conta com uma subida tranquila e dispõe até mesmo de um corrimão.

Em relação à área de camping, está entre as mais bem-estruturadas de Minas, com churrasqueiras, chuveiros quentes, tanques e vestiários amplos, além de restaurantes, lanchonetes e quadras de esporte. 

Como a cachoeira não possui uma área às margens muito extensa, o campista pode aproveitar o descanso ao lado da piscina natural, que se localiza próxima ao camping — a água represada é da própria Véu da Noiva. 

Localizada a 100 quilômetros de BH, a área de turismo da ACM-MG, a unidade Véu da Noiva, localizada na Serra do Cipó, disponibiliza ao público uma completa estrutura de lazer em meio à natureza. (Foto via ACMMG)

3. Camping Reserva Canto da Vida — Ibitipoca 

O Parque Estadual de Ibitipoca é uma das mais belas regiões de Minas. Nele, você encontra a Janela do Céu — cachoeira de aproximadamente 20 metros, que é um dos principais cartões postais desse destino —, ideal para a selfie perfeita com os amigos!

 Mergulhar nas águas cristalinas e geladas do canion também é uma parada obrigatória, além de ter a chance de contornar todo o parque em apenas um dia. Assim, os outros podem ser destinados ao descanso nas piscinas naturais. 

O Camping Reserva Canto da Vida apresenta mais de 30 áreas em um espaço amplo, com mata nativa cercando a região. Tem estacionamento e infraestrutura adequada para um fim de semana de lazer, além de platôs privativos para as barracas. 

 
Foto: Arquivo/@reservacantodavida)
 

4. Pousada e Camping Mico Estrela — São Thomé das Letras

Para quem é fã das regiões montanhosas de Minas Gerais, certamente vai adorar conhecer o Parque Municipal Antônio Rosa, em São Thomé das Letras. Ele é um dos principais atrativos da região, uma vez que conta com os pontos mais requisitados pelos turistas, como a Toca da Bruxa e a Casa da Pirâmide. 

Mas as diversas alternativas da cidade não se resumem a isso. São mais de 30 cachoeiras espalhadas pelo município, além da possibilidade de visitar e explorar grutas, como a de Sobradinho.

Deseja uma vista incrível de um pôr do Sol que certamente será inesquecível? No Cruzeiro, ponto mais alto da cidade, isso é possível, além de ter a oportunidade de descansar em dois bares bastante procurados pelos visitantes.

Com todas essas qualidades, acampar seria o ideal, concorda? O Camping Mico Estrela está a apenas 300 metros de uma cachoeira perfeita para banho, com boa infraestrutura e em meio a 5 mil metros de Mata Atlântica preservada: vale a pena conhecer!

O Camping Mico Estrela encontra-se em meio à mata atlântica e a 300 metros de uma belíssima cachoeira. (Foto via: Onde Acampar)

5. Camping do Sossego — Bueno Brandão

Para quem deseja um fim de semana de descanso com os amigos e longe dos centros urbanos, o Camping do Sossego reflete esse sentimento até mesmo no nome.

A região é próxima ao estado de São Paulo e conta com toda a beleza presente nos melhores cartões portais do sul de Minas: cachoeiras, matas preservadas e uma boa área de camping com infraestrutura adequada para o passeio. 

Bueno Brandão é conhecida como a “cidade das cachoeiras”, perfeito para quem leva em consideração essa característica para a escolha do destino. Tem boa estrutura, lago para pesca e muitas opções de trilha

Pôr do sol no Camping do Sossego — Bueno Brandão (Foto: Arquivo/@campingdosossego)

6. Camping Tiradentes — Tiradentes

Tiradentes é bem eclética quanto ao seu turismo. Uma das cidades históricas mais procuradas de Minas, tem culinária diversa, igrejas do período colonial bem-preservadas e museus que contam um pouco da nossa história. No entanto, para quem deseja curtir a natureza da região, o camping Tiradentes é a melhor alternativa para passar alguns dias entre os amigos. 

Belíssimo ipê amarelo no Camping Tiradentes – (Foto via: Onde Acampar)

7. O Panorâmico – Aiuruoca

Aiuruoca está localizada na Serra da Mantiqueira, a quase 1000 metros de altitude. Rodeada de muitas montanhas e cachoeiras, é dona de uma simplicidade própria que encanta seus turistas.

Entre as principais vantagens de conhecer o município, destacamos a facilidade de acesso às cachoeiras: basta estacionar seu veículo e fazer curtas caminhadas para chegar até o local desejado. 

O Camping Panorâmico é o mais recomendável para quem deseja se acampar na região. Nele, é possível solicitar até mesmo refeições, como café da manhã, almoço e jantar, permitindo com que o visitante possa descansar sem preocupações quanto a essas questões.

Também conta com cozinha comunitária e área interativa, ideal para estreitar os laços com os amigos. 

Entrada do Camping “O Panorâmico” em Aiuruoca  (Foto: Arquivo/@opanoramico)

Neste conteúdo, você pôde conhecer os melhores locais para se acampar em Minas Gerais. Conforme abordado, viajar com as pessoas próximas a você faz com que aqueles dias se tornem ainda mais especiais, proporcionando uma experiência única e boas lembranças do destino escolhido.

Agora que você tem várias dicas de onde acampar em MG, desculpa não falta para pegar o carro e ir direto curtir estes lugares maravilhosos com seus amigos, certo? 

 

Além  do desconto, você pode dividir os custos com os colegas e pagar um valor ainda mais atrativo 😉

 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e já comece a planejar com seus amigos o próximo destino! 

 

Informamos que o artigo, assim como todos os outros do nosso blog, não é patrocinado. Temos ciência que qualquer tipo de post pago deve ser sinalizado por uma questão ética e em respeito aos leitores.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-