São Thomé das Letras: explore uma das cidades mais místicas do Brasil
Minas Gerais é um estado repleto de belezas naturais, povo hospitaleiro e gastronomia deliciosa. A atmosfera diferenciada de algumas cidades do estado encanta turistas de todo o mundo de forma especial. No post de hoje, vamos falar sobre São Thomé das Letras.
O grande atrativo de São Thomé das Letras é o clima hippie e místico presente em toda a cidade. São diversas as lendas sobre passagens subterrâneas para Machu Picchu e visitas de extraterrestres e duendes — mas as belezas naturais também são de tirar o fôlego!
Preparado para começar a organizar a sua viagem para São Thomé? Então, continue a leitura do post!
Localização
A cidade de São Thomé da Letras fica no sul de Minas, a aproximadamente 350 km de Belo Horizonte. Saindo da capital, o acesso é pela BR-381 (sentido São Paulo). Em seguida, é preciso pegar a BR-491 (sentido Três Corações) e a MG-167 (sentido São Bento Abade).
A 1.444 metros acima do nível do mar, São Thomé das Letras está localizada na Serra da Mantiqueira e é uma das cidades mais altas do Brasil. A população é de apenas 7 mil habitantes, aproximadamente.
Principais pontos turísticos de São Thomé das Letras
A cidade de São Thomé é um paraíso para quem aprecia belezas naturais, misticismo e também boa gastronomia. A seguir, confira os passeios que não podem ficar de fora do seu roteiro.
Cachoeiras deslumbrantes
Minas é um estado riquíssimo em cachoeiras dos mais diferentes estilos: intimistas, imponentes e para ir com toda a família e amigos. E São Thomé segue a mesma linha. Conheça as principais!
Cachoeira Vale das Borboletas
Por ser a que fica mais próxima da cidade, a apenas 3 km de distância, é também a mais visitada. O passeio compensa pela beleza do local e para aproveitar um banho na piscina natural que se forma a partir da queda d’água de mais de 5 metros. Além disso, dependendo da época do ano, as borboletas aparecem aos montes na região.
Cachoeira do Flávio
Essa cachoeira fica a 6 km do centro da cidade e é ideal para ir com crianças e idosos. Também é perfeita para aqueles que não estão dispostos a enfrentar muita caminhada, já que o acesso é bem tranquilo.
Cachoeira Shangri-lá
Para conhecer esse paraíso, é preciso encarar uma viagem um pouco mais longa. Afinal, Shangri-lá fica a cerca de 20 km de São Tomé. O passeio vale a pena principalmente pelas inscrições rupestres que podem ser apreciadas ao longo do trajeto.
Grutas misteriosas
São Thomé
Reza a lenda que nesse local foi encontrada a estátua do santo que dá nome à cidade. Fica ao lado da Igreja da Matriz, bem no centro de São Thomé. Logo na entrada da gruta, é possível observar algumas inscrições rupestres. Viria dessas marcações feitas pelos povos antigos a palavra “Letras” do nome da cidade.
Gruta de Sobradinho
Esse é um dos destinos mais procurados em São Thomé e você não pode deixar de conhecer. Ao chegar à gruta, percebemos que a entrada é larga. No entanto, logo a passagem se estreita, o que obriga as pessoas a caminharem em fila. O trajeto é de 150 metros e dura aproximadamente 15 minutos. Ao final, a recompensa é se refrescar na Cachoeira de Sobradinho.
Gruta da Bruxa
Essa é considerada por muitos a gruta mais bonita da região de São Thomé. Fica a 18 km da cidade, passando pelo povoado de Sobradinho. No entanto, é importante saber que essa é uma das grutas mais difíceis de percorrer, pois logo na entrada é preciso usar uma corda para descer aproximadamente 2 metros. O ideal é procurar um guia da região para auxiliar o passeio.
Gruta do Labirinto
O nome dessa gruta se deve aos vários salões que formam um labirinto com oito saídas, mas não há risco de se perder. A única desvantagem é que o local é um pouco difícil de ser localizado. Fica entre Sobradinho e a Gruta da Bruxa. Portanto, a dica é procurar um guia local.
Gruta do Carimbado
Esse é um dos lugares mais misteriosos de São Thomé, já que existe a lenda de que o caminho subterrâneo liga Minas Gerais ao Peru. Inclusive, há relatos de equipes que tentaram encontrar o final do caminho da gruta, mas não tiveram sucesso, pois o ar começa a ficar rarefeito após um tempo de caminhada. Por motivos de segurança, a Gruta do Carimbado encontra-se interditada para visitação.
Mirantes da cidade
O pôr do sol é um espetáculo à parte em São Thomé das Letras — e muita gente garante que esse é o melhor momento para avistar OVNIs e notar algum duende ou gnomo.
Os picos da Casa da Pirâmide e da Pedra da Bruxa são os mais procurados com essa finalidade, mas também é possível ter uma linda vista do Mirante Antônio Rosa e do Cruzeiro.
Lojinhas de artesanato
A cidade de São Thomé é toda construída em pedras extraídas da região, o que confere um charme todo especial ao local. Então, reserve parte da sua visita para percorrer as ruas, conversar com os moradores e aprender mais sobre a cultura local.
O centrinho é basicamente formado pela praça da Igreja Matriz. Nas ruas do entorno, há vários restaurantes que servem comida típica mineira e a deliciosa pizza na pedra, muito famosa na região.
É também nessa parte da cidade que é possível encontrar diversas lojas de artesanato, muitos objetos legais para decoração e lembrancinhas, como pedras místicas, chapéus de bruxas, filtros dos sonhos, incensos, roupas indianas e outros itens fabricados com a pedra São Tomé. Aos sábados, acontece uma feirinha na praça central — e essa é uma boa ocasião para encontrar muitos itens com preço acessível.
Como você viu, São Thomé das Letras é o destino ideal para quem procura descanso e harmonia. Se esse é o seu caso, aproveite um fim de semana ou um feriado prologado para descobrir o que a cidade tem de melhor e voltar para casa com as energias renovadas!
Antes de pegar a estrada, vale a pena conferir algumas dicas importantes. Leia nosso post sobre situações em que vale a pena alugar um carro e comece a se preparar para sua viagem!