Sejam em família, com os amigos, com seu par ideal ou mesmo sozinho, os feriados prolongados são ótimas desculpas para quem quer dar uma pausa na correria do dia a dia e pegar a estrada. Caso você pense em viajar no feriado de 7 de setembro, mas ainda não sabe aonde ir, nós temos a solução.
Afinal de contas, o feriado da Independência está cada vez mais próximo! Mesmo assim, ainda dá para montar um ótimo roteiro pelas cidades de Minas Gerais.
Por isso, preparamos este artigo com 8 destinos para você aproveitar o feriadão e dar aquela desligada saudável da rotina.
De quebra, você ainda pode aproveitar os pontos turísticos e as belezas naturais que só o estado de Minas Gerais tem a oferecer. Fique de olho!
Viajar no feriado de 7 de setembro para Serra do Cipó
Se você é amante da biodiversidade do Brasil, o Parque Nacional da Serra do Cipó é o passeio ideal para o 7 de setembro.
Localizado entre 6 municípios (Congonhas do Norte, Santana do Riacho, Jaboticatubas, Dom Joaquim, Conceição do Mato Dentro e Nova União), o local é rico da fauna e da flora brasileira, e por isso, é um excelente destino para aqueles que amam a natureza.
A reserva fica a cerca de 100km da capital mineira. É possível chegar até lá de carro, pela MG-010, ou de ônibus, uma vez que várias empresas fazem esse trajeto.

No entanto, ter um carro à sua disposição pode tornar o passeio muito mais vantajoso. Afinal, o veículo facilita a locomoção entre as cidades e as atrações, como cachoeiras e trilhas do parque.
Falando sobre elas, caso você planeje viajar no feriado de 7 de setembro para a Serra do Cipó, a Cachoeira da Caverna, a Cachoeira Grande (na foto acima) e a Cachoeira Véu de Noiva são paradas obrigatórias.
Para os que buscam por trilhas, o Parque Nacional da Serra do Cipó tem inúmeras opções. É possível optar por fazê-las a pé, a cavalo ou de bicicleta.
O que fazer em Carrancas?
Carrancas fica a quase 300km de Belo Horizonte e é um dos grandes centros do ecoturismo de Minas Gerais.
No 7 de setembro, uma das principais atrações para o fim do inverno, quando as temperaturas começam a aumentar, são as quedas-d’água. Nesse período, as piscinas naturais se tornam ainda mais convidativas.
Você não pode deixar de conhecer a Cachoeira da Esmeralda e a Cachoeira da Fumaça. Agora, se você gosta de aventura e trilhas, a Chapada dos Perdizes é a pedida ideal.

Lá, a recompensa é garantida: você terá uma vista de tirar o fôlego do ponto mais alto da cidade.
O centro histórico do município é outra atração da cidade. Logo na Praça Manoel Moreira, você já se depara com um patrimônio histórico do município: a Igreja Nossa Senhora da Conceição de Carrancas. O local é todo construído em quartzito, o que o torna ainda mais belo.
Lima Duarte e Conceição do Ibitipoca
Outra opção para quem quer viajar no feriado de 7 de setembro sem se distanciar muito de Belo Horizonte, é Conceição do Ibitipoca, um distrito da cidade de Lima Duarte.
A vila tem apenas 2 mil habitantes e abriga o Parque Estadual do Ibitipoca. O Roteiro das Águas e a Janela do Céu são passeios com trilhas que não podem ficar de fora do seu roteiro.

A pouco mais de 250km de Belo Horizonte via BR-040, o percurso de Lima Duarte até Ibitipoca é de apenas pouco mais de 20km, mas merece atenção em dias de chuva, já que nem todos os trechos são pavimentados.
Outras opções de lazer por lá incluem barzinhos que vendem cervejas artesanais, restaurantes que servem comida tipicamente mineira e lojinhas de artesanato.
São Thomé das Letras no feriado da Independência
A cidade de São Thomé das Letras fica a cerca de 300km da capital mineira e tem cerca de 7 mil habitantes.
Diversas histórias místicas são contadas sobre a região que, acredita-se, é um dos 7 pontos energéticos do mundo.
Para chegar, o mais aconselhado é ir a Três Corações e, de lá, seguir para o pequeno município. Existe um caminho de Cruzília para São Thomé, mas o trecho conta com quase 40km de estrada de terra batida.
Dessa forma, aconselhamos que você tenha um carro adequado caso deseje se aventurar por esse caminho.

A Cachoeira da Lua, a Cachoeira do Flávio e o Vale das Borboletas são paradas obrigatórias para quem planeja viajar no feriado de 7 de setembro, conhecer São Thomé das Letras e se deliciar com suas belezas naturais.
Outra atração é a Gruta do Carimbado. Aparentemente, ninguém conseguiu explorar toda a sua extensão e, por conta disso, reza a lenda que ela termina em Machu Picchu.
A Pirâmide (na foto acima) é outro lugar que vale a pena visitar. Trata-se de uma construção que permite a visualização das constelações e do pôr do Sol — e que se localiza próximo ao Cruzeiro, o ponto mais alto do município.
Viajar no feriado de 7 de setembro para Capitólio
Capitólio fica a 279km de Belo Horizonte. O melhor percurso para chegar lá é pela rodovia MG-050. É um município agradável, com belezas naturais de tirar o fôlego e margeado pelo Lago de Furnas.
Um passeio de 3 a 4 dias é ideal para explorar suas cachoeiras, serras e trilhas. Por isso, trata-se de uma ótima opção para quem quer viajar no feriado de 7 de setembro e ainda não sabe para onde.

Em Capitólio, a atração que mais chama a atenção dos turistas é o Cânion de Furnas. A água turquesa junto dos paredões de 20 metros torna a vista deslumbrante para quem está no mirante.
Para quem quer aproveitar mais que a vista, é possível alugar uma lancha para dar um mergulho no Lago. Há também uma opção mais econômica: o passeio de chalana, que exibe de perto toda a beleza do Mar de Minas.
A Cachoeira Lagoa Azul e a Trilha do Sol estão entre os pontos onde as paisagens são exuberantes —além de serem opções para banhos em piscinas naturais.
O Morro do Chapéu tem um mirante a 1.293 metros de altitude, do qual é possível se maravilhar com grande parte do Lago de Furnas.
Roteiro de viagem para Ouro Preto
Ouro Preto fica a pouco mais de 100km de Belo Horizonte e o caminho ideal é via BR-356.
A cidade é uma das mais charmosas de Minas Gerais e teve grande importância para a história do Brasil. Foi palco de um dos momentos fundamentais para o país, como a Inconfidência Mineira.
O centro histórico de Ouro Preto é uma atração por si só: suas ruas, casas, casarões e igrejas contribuem para manter viva a história do país, com obras barrocas e muito mais.

A cidade é um museu a céu aberto para aqueles que se interessam por arte e tudo o que ela tem a oferecer.
Além dos museus que contam mais sobre a história da cidade, as igrejas são lugares de uma beleza exuberante.
Também tem o Parque Natural Municipal das Andorinhas. Se você for a Ouro Preto, precisa conhecer esse lugar.
Para uma boa estádia, você pode optar pelas charmosas pousadas da cidade ou os hotéis que oferecem um ótimo serviço de acomodação.
Tiradentes: uma viagem perfeita para o feriado
Tiradentes é uma das cidades turísticas mais famosas do país. Suas casas foram construídas no período colonial e têm uma beleza ímpar, além das igrejas no estilo barroco que são de tirar o fôlego.
Quem vai para Tiradentes, vai para viver um pouquinho da história do Brasil ao caminhar por suas ruas de pedra e belas paisagens.
Alguns dos pontos turísticos da cidade incluem a Matriz de Santo Antônio, o Largo das Forras e o Chafariz de São José.

Além dessas construções, a cidade tem belezas naturais de tirar o fôlego, como a Serra de São José.
Tiradentes fica a 193km de Belo Horizonte, via MGC-383 e BR-040. Se programe para viver a experiência de conhecer essa cidade que é Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, repleta de belas paisagens e história.
Você pode se hospedar nas diversas pousadas da cidade que oferecem conforto, café da manhã e várias outras amenidades.
Termine sua viagem em Diamantina
Diamantina é Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Está a quase 300km de Belo Horizonte via BR-259 e Rodovia Presidente Juscelino Kubitschek.
A cidade tem grande riqueza cultural, o que a deixa ainda mais fascinante para os turistas que vivem um pouco as memórias do lugar.
Um dos maiores pontos turísticos da cidade é a Casa da Glória, que foi o símbolo escolhido para a campanha “Diamantina — Patrimônio Cultural da Humanidade“.
Além disso, a cidade natural de Juscelino Kubitschek tem várias belezas naturais, como a Serra do Espinhaço e o Parque do Biribiri.

Para quem gosta de cultura, a Vesperata de Diamantina é um evento imperdível. Ela acontece de março a novembro a cada 15 dias, aos sábados.
Na Vesperata, as bandas tocam das sacadas dos casarões e encantam moradores e turistas com música de qualidade.
Mesmo se você não conseguir apreciar a atração no feriado, vale a pena uma segunda visita à cidade para curtir ao máximo esse esplendor musical.
Vale lembrar que a cidade tem várias opções de acomodação, entre pousadas e hotéis. Se quiser aproveitar ainda mais sua estadia, se hospede no Centro Histórico.
O Brasil possui a biodiversidade mais admirada do mundo! E Minas Gerais é um dos estados com as maiores belezas naturais, o que chama muito a atenção de turistas do mundo todo.
Se você está em busca de um lugar cheio de belezas naturais e história para viajar no feriado de 7 de setembro, pode escolher entre as nossas sugestões que você não vai se arrepender.
Para ter uma viagem mais tranquila, que tal alugar um carro? Entre em contato com a Lokamig e faça sua reserva ainda hoje!
