carros do futuro: o que esperar? carros do futuro: o que esperar?

O que esperar dos carros do futuro?

4 minutos para ler

Com o avanço da tecnologia, muitas coisas se transformaram. O setor de atendimento, por exemplo, se tornou automatizado de modo que, atualmente, você resolve o que precisar falando apenas com um chatbot de IA.

No setor automobilístico, não foi diferente. Afinal, os carros do futuro são a nova tendência tecnológica.

Para abordar esse tema tão interessante, preparamos o artigo abaixo com algumas das principais tendências em carros do futuro e previsões que você precisa conhecer.

De antemão, podemos dizer que as tendências do setor vão desde segurança, conforto e sustentabilidade, até os novos modelos de automóveis e tecnologias inovadoras de monitoramento e inteligência artificial.

Continue conosco para entender como serão os carros do futuro e como você poderá se beneficiar dessas inovações!

Carros com inteligência artificial

Nos últimos anos, a inteligência artificial deixou de ser coisa de filme e se tornou parte do nosso dia a dia, em plataformas como ChatGPT e Gemini, chatbots de empresas e muito mais.

A inteligência artificial, é claro, também é uma ideia ligada à automação veicular. Hoje em dia, já existem veículos com centrais multimídia e softwares baseados em IA.

A IA também representa a conectividade entre veículos. Ou seja, é provável que os carros do futuro se conectem a uma rede compartilhada, tudo a depender do posicionamento das empresas.

Isso quer dizer que, ao se conectar à rede, a comunicação entre os veículos poderá acontecer.

Um dos maiores benefícios dessa comunicação é a melhora no trânsito, incluindo a redução de acidentes e congestionamentos, além de aumentar a velocidade de tráfego e diminuir o tempo gasto com o deslocamento.

Tudo isso acontecerá para proporcionar mais segurança e conforto aos motoristas. 

Carros do futuro sem motoristas

Uma das principais tendências dos carros do futuro é a autonomia na direção.

Como o próprio nome já diz, os carros autônomos têm como objetivo diminuir a interferência humana na condução dos veículos.

Para isso, esses modelos usam inteligência artificial, contextual, sensorial e decisiva para que o automóvel possa tomar as decisões sozinho.

No entanto, até hoje nenhuma montadora conseguiu atingir 100% do objetivo. Isso porque a indústria ainda passa por um momento de transição para chegar a essa tendência.

Algumas montadoras e empresas de tecnologia, como Uber e Google, estão investindo em tecnologias para aperfeiçoar a ideia.

Carros elétricos e sustentáveis

A sustentabilidade e os conceitos de ESG estão motivando muitas montadoras a investir suas tecnologias em carros elétricos.

  • Mas, o que isso significa?

Significa que o consumidor está cada vez mais interessado em questões ambientais. Nesse cenário, torna-se importante pensar nas questões climáticas e tirar as ideias do papel.

Além disso, a alta dos preços dos combustíveis fósseis incentiva a transição para fontes renováveis.

Com isso, surgem os carros elétricos que emitem até zero por cento dos gases prejudiciais ao meio ambiente, além de proporcionar mais economia aos motoristas.

No entanto, uma dificuldade encontrada por esse modelo é que a tecnologia de eletrificação é mais cara.

Por isso, a adoção aos elétricos ainda é baixa, mas à medida que a nova tecnologia passa a ser a norma, os preços devem entrar em um patamar mais acessível.

O sonho do carro voador

Há muito tempo, os carros voadores são esperados pelos consumidores. Com o avanço da tecnologia, esperava-se que este modelo fosse inserido na comunidade com mais agilidade.

No entanto, a tecnologia para o desenvolvimento desse modelo é muito mais complicada do que pensamos.

Hoje, o carro voador estaria mais próximo de um drone do que de um veículo que já conhecemos (como você pode conferir no vídeo abaixo):

Porém, essa solução mostra que o sonho do carro voador está cada dia mais próximo. É aguardar para ver!

Como você deve ter percebido, os carros do futuro serão cheios de novas tecnologias e mais desenvolvidos do que pensamos.

Estamos falando de automóveis melhores e com a capacidade de cumprir as tarefas que já conhecemos, além de integrar novas habilidades e funcionalidades que vão melhorar a vida de todos no trânsito.

Posts relacionados

Deixe um comentário