Se você é apaixonado por história, tradição, cultura e belezas naturais, conheça o Circuito do Ouro em MG! Ele é composto por 15 cidades, com 4 roteiros diferentes de viagem.
Englobando alguns dos principais pontos turísticos de Minas Gerais, o Circuito do Ouro faz sucesso em todas as épocas do ano.
Sendo assim, quais são as cidades do Circuito do Ouro? E quais os roteiros que integram esse itinerário turístico?
No artigo abaixo, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o Circuito do Ouro; leia com atenção e conheça as vantagens de viajar para esses destinos!
O que é o Circuito do Ouro?
O Circuito do Ouro é um conjunto de 15 municípios que representam como ninguém as belezas naturais, culturais e históricas de Minas Gerais.
A região foi palco da Inconfidência Mineira, e atualmente, é uma terra cheia de história e lendas encantadoras, que marcam o ciclo do ouro no período colonial brasileiro.
Para tornar o acesso a essas cidades mais prático, as visitações são programadas em roteiros, os quais veremos a seguir.
- Ou seja: o Circuito do Ouro é uma região que, além do contexto histórico, tem como marco a beleza arquitetônica, a boa gastronomia e os eventos para turistas e visitantes locais.
Roteiros e cidades do Circuito do Ouro em MG
Como você já sabe, Minas Gerais é uma região que oferece belezas naturais e muitos pontos turísticos aos visitantes.
Por isso, é importante ter um roteiro de viagem capaz de contemplar todas as belezas e apresentar os monumentos mais marcantes da história regional.
Assim, os roteiros de visitação do Circuito do Ouro são preparados para facilitar o deslocamento, em visitações completas por todos os lugares memoráveis da região.
A seguir, confira os quatro principais roteiros do Circuito do Ouro, planejados para apresentar toda a beleza de Minas a seus visitantes:
Roteiro Entre Serras: da Piedade ao Caraça
O roteiro Entre Serras no Circuito do Ouro conta com visitas a quatro cidades, começando na Serra da Piedade e terminando no Santuário do Caraça.
Dessa forma, o primeiro roteiro desse circuito engloba as cidades de Caeté, Santa Bárbara, Barão de Cocais e Catas Altas.
Confira mais detalhes sobre as cidades do Circuito do Ouro abaixo:
- Caeté: É uma cidade pequena e faz parte da Estrada Real, com uma bela preservação do período colonial e suas histórias. A maior beleza natural dessa região é a Serra da Piedade;
- Santa Bárbara: Você já ouviu falar do tradicional mel Santa Bárbara? É daqui que ele vem! Em Santa Bárbara, você encontra atrações turísticas belíssimas, e tem a oportunidade de conhecer a Igreja Matriz de Santa Bárbara com sua construção setecentista;
- Barão de Cocais: Tem belezas rupestres, como ruínas e pinturas da Idade da Pedra. Quem passa por essa cidade não pode deixar de conhecer o Sítio Arqueológico Pedra Pintada;
- Catas Altas: Cidade de uma simplicidade deslumbrante e com uma paisagem de grandes picos e cachoeiras lindíssimas, além das obras de Aleijadinho. A região também é lar do Santuário do Caraça.
Roteiro Entre Cenários da História no Circuito do Ouro
O segundo roteiro do Circuito do Ouro é o Entre Cenários da História. Nesse passeio, você pode visitar os maiores ícones do turismo histórico em Minas: as cidades de Ouro Preto, Ouro Branco, Congonhas e Mariana.
Confira a seguir o que fazer em cada uma dessas cidades:
- Ouro Preto: É um verdadeiro símbolo do período colonial brasileiro. Tem arte barroca, visível nas construções históricas e em templos como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar. Ao visitar os museus da cidade, você vai conhecer um pouquinho mais da história da região. Além disso, não podemos deixar de mensurar a natureza exuberante, que pode ser visitada no Parque Estadual de Itacolomi;
- Ouro Branco: Considerada um patrimônio histórico valioso, onde está a igreja mais antiga de Minas Gerais. É a Matriz de Santo Antônio, com estrutura no estilo barroco e impressionantes pinturas no teto. Para quem gosta da natureza, as serras com cachoeiras são as atrações mais recomendadas.
- Congonhas: Você já ouviu falar das esculturas dos 12 profetas em pedra, feitas por Aleijadinho? Elas estão entre as principais atrações turísticas de Congonhas. As estátuas ficam no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, com entrada gratuita.
- Mariana: Tem arquitetura colonial preservada desde o século XVIII, e é a mais antiga cidade de Minas Gerais. Nesse roteiro, você vai conhecer os museus da região com obras de Aleijadinho e do mestre Ataíde. O acervo de música sacra brasileira conta com instrumentos e partituras preservados dos séculos XVIII e XIX.
Roteiro Entre Trilhas, Sabores e Aromas: de Sabará a Itabirito
Marcada por influências africanas, indígenas e europeias, a culinária de Minas Gerais é uma das mais famosas do Brasil, e não estamos dizendo isso à toa: em 2023, a comida mineira foi declarada patrimônio cultural imaterial do estado.
A decisão foi do Conselho Estadual de Patrimônio Cultural (Conep), celebrada em pleno Dia da Gastronomia Mineira (5 de julho).

“É sobretudo no povo negro, nos povos indígenas da nossa terra, que nasce a genialidade dessa cozinha. É um dia de celebração imensa para Minas Gerais essa declaração da cozinha mineira como patrimônio imaterial do estado”, celebrou Leônidas de Oliveira, secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais.
Para experimentar tudo de bom que a culinária mineira tem a oferecer, nada melhor do que fazer o roteiro Entre Trilhas, Sabores e Aromas, que também faz parte do Circuito do Ouro.
As cidades do roteiro Entre Trilhas, Sabores e Aromas
O objetivo desse roteiro é apresentar os principais centros gastronômicos de Minas Gerais: as cidades de Sabará, Nova Lima, Rio Acima e Itabirito.
Veja mais detalhes sobre as cidades do roteiro Entre Trilhas, Sabores e Aromas Abaixo:
- Sabará: História e gastronomia são as palavras que melhor definem Sabará. Entre os sabores exóticos da cidade, destacam-se a ora-pro-nóbis, que é uma verdura rica em nutrientes e proteínas (e por isso apelidada de “carne de pobre”), e a jabuticaba;
- Nova Lima: É a maior cidade do roteiro e um local muito agradável de visitar. A arquitetura local encanta os olhos, enquanto a gastronomia se destaca no paladar. Não deixe de experimentar a famosa queca, que é um bolo com ingredientes como nozes, avelãs, frutas cristalizadas, passas e castanhas;
- Rio Acima: Uma bela cidade com cachoeiras e trilhas de beleza natural incomum. Sua cachoeira mais conhecida é a Viana, com quatro quedas d’água e trilhas que passam pela mata do Rio Acima. Na culinária, o diferencial é a comida feita no fogão à lenha.
- Itabirito: Tem várias construções históricas como a matriz Nossa Senhora da Boa Viagem e a Biblioteca Pública na Praça da Estação. Itabirito também é o berço do pastel de angu, um dos aperitivos mais gostosos da culinária mineira.
Roteiro entre Ruralidades e Personalidades: história e tradição
Por fim, o último dos roteiros do Circuito do Ouro é o Entre Ruralidades e Personalidades. Nesse itinerário, você vai saber mais sobre figuras que marcaram a história de Minas Gerais.
Além disso, é o roteiro perfeito para quem deseja viajar pelo interior de Minas e conhecer a zona rural do estado.
O roteiro Entre Ruralidades e Personalidades abrange as cidades de Itabira, Ipoema e Nova Era. Saiba mais abaixo:
- Itabira: Nessa cidade, você vai encontrar todos os encantos da história de Carlos Drummond de Andrade;
- Ipoema: É uma pequena cidade que faz parte da Estrada Real. Não é difícil encontrar ciclistas na região e você vai poder visitar cachoeiras lindíssimas, com quedas d’água de até 110m. Ipoema tem também os museus do Tropeiro e da Pharmácia.
- Nova Era: A cidade de Nova Era foi descoberta por bandeirantes e teve seu desenvolvimento intimamente relacionado às fazendas na região. É lá que você pode conhecer a antiga Fazenda da Vargem.
As maiores vantagens do Circuito do Ouro é que todos os roteiros promovem o encontro dos visitantes com as belíssimas cachoeiras da região, despertam a fé com as visitas às igrejas coloniais, encantam o paladar com as melhores iguarias da culinária mineira e atiçam o cérebro com reflexões sobre a história do Brasil.
Para fazer todos os roteiros do Circuito do Ouro com segurança e comodidade, alugue um carro com a Lokamig! Entre em contato com nossa equipe especializada e escolha seu veículo ainda hoje.
