O que fazer no Ano Novo em Minas Gerais? De antemão, podemos dizer que o estado tem atrações para todos os gostos. Desde eventos agitados para quem curte a folia, até festas para toda a família em cidades históricas.
Em Belo Horizonte, por exemplo, o Ano Novo 2026 será concentrado na Praça da Liberdade, com a iluminação típica do fim de ano, shows de drones, projeções, queima de fogos e apresentações de bandas como Lagum e Biquini.
A capital, é claro, não está sozinha na celebração da virada do ano em Minas Gerais. Cidades como Ouro Preto, Capitólio e muitas outras já anunciaram eventos para quem quer passar o Réveillon em grande estilo.
Com isso em mente, confira abaixo a melhor programação para passar Ano Novo em Minas Gerais 2026, o que fazer em cada cidade e qual é a opção mais prática para tornar sua viagem de fim de ano ainda mais tranquila.
Qual a programação de Ano Novo em Ouro Preto 2026?
Ouro Preto é um dos destinos turísticos mais visitados de Minas Gerais. A cidade recebe cerca de 1,5 milhão de turistas todos os anos, de acordo com estimativas do governo local.
O número aumenta ainda mais no final do ano, já que o município é bastante famoso por suas festas de Natal e Ano Novo.
Sendo assim, qual é a programação de Ano Novo em Ouro Preto 2026? A festa de Réveillon será na Praça Tiradentes, com a tradicional queima de fogos já confirmada.
Com o objetivo de fazer uma festa cada vez mais inclusiva e respeitosa, Ouro Preto aprovou em 2023 uma lei que incentiva o uso de fogos silenciosos, um espetáculo de luz e cor que não incomoda animais de estimação e pessoas mais sensíveis.

A queima de fogos no Ano Novo de Ouro Preto é um evento gratuito. A concentração na Praça Tiradentes deve começar no início da noite, e a programação musical ainda não foi confirmada.
Após a virada, os turistas podem curtir o 1º de janeiro na famosa Rua Conde Bobadela (ou Rua Direita), cheia de bares, restaurantes, pousadas e hotéis.
Saindo de Belo Horizonte, o trajeto para Ouro Preto leva cerca de 1h40. E para fazer essa rota com a maior tranquilidade possível, vale a pena alugar um carro. Dessa forma, não é necessário depender do transporte público, e fica bem mais fácil organizar o roteiro da viagem.
Ano Novo em São João Del Rei 2026: o que fazer na cidade?
A prefeitura de São João Del Rei ainda não confirmou qual será a programação gratuita para o Ano Novo na cidade em 2026.
Caso seja realizada, a queima de fogos deve acontecer no centro histórico da cidade.
Portanto, para quem deseja aproveitar a virada do ano em São João Del Rei, a melhor opção é participar das festas em clubes fechados e nos hotéis da cidade. A venda dos pacotes já começou, e muitos deles já vem com comida e bebidas inclusas.
Passar o Ano Novo 2026 em São João Del Rei também é uma ótima oportunidade para dar uma esticadinha na viagem e passar o fim de semana na cidade, conhecendo as igrejas históricas e curtindo o que há de melhor na culinária mineira.
Ano Novo 2026 em Capitólio: Reveillon em Escarpas
Capitólio é um ótimo destino de fim de ano para quem gosta de belas paisagens e de curtir um clima de praia, mesmo sem sair de Minas Gerais. Afinal, a cidade é famosa por seus incríveis cânions e pelo “mar” do estado, que fica na Represa de Furnas.
Por isso, o Réveillon no balneário Escarpas do Lago atrai turistas de todo o Brasil. Nesse caso, não há programação gratuita: as festas acontecem em condomínios fechados e clubes às margens do lago.
O Ano Novo 2026 em Capitólio vale mais a pena para quem quer passar a virada em alto estilo, com festas de luxo, passeios de iate e esportes aquáticos.

A viagem de Belo Horizonte para Capitólio é um pouco mais longa, levando cerca de 4 horas pela MG-050. É interessante alugar um carro que garanta conforto para todo o trajeto.
Na Lokamig, locadora referência em aluguel de carros em Minas Gerais, dá para encontrar um Sedan com espaço de sobra no porta-malas, perfeito para uma viagem mais longa com os amigos e com a família.
O que fazer em Varginha no Ano Novo 2026?
Varginha é uma das cidades mineiras com programação aberta para o Ano Novo 2026. Batizado de “Réveillon da Paz“, a festa acontecerá no Novo Centro de Eventos, com participação de grandes nomes do sertanejo.
A entrada para o evento de Ano Novo 2026 em Varginha é solidária. Para participar, basta doar 1 kg de alimentos não perecíveis (exceto leite, fubá e sal).
Mas, atenção: a troca do alimento pela entrada da festa deve ser feita com antecedência, entre 12 e 14 de dezembro, na área de desembarque da Rodoviária de Varginha. O atendimento vai das 9h às 17h.
A grande atração do Ano Novo em Varginha 2026 é o show da dupla João Neto & Frederico. A tradicional queima de fogos também foi confirmada, junto com a apresentação de artistas locais.
Ano Novo no interior de MG: Reveillon gratuito em Cláudio 2026
A pequena cidade de Cláudio, com pouco mais de 30 mil habitantes, terá programação gratuita e aberta a todos no Ano Novo 2026.
O município é uma boa pedida para quem deseja aproveitar o fim de ano no interior, longe do agito da cidade grande.
A festa de Réveillon 2026 em Cláudio começa às 21h do dia 31 de dezembro de 2025, sem hora para acabar.
O evento acontece na Praça Levy de Freitas, e a programação da virada inclui atrações como DJ Menezes, Rodrigo Bergall e TKF Tok Final, além da queima de fogos.
Ano Novo 2026 em Monte Verde: Parada e desfile
No Sul de Minas, a pequena vila de Monte Verde, que fica em Camanducaia, começou sua programação de fim de ano em meados de novembro, como parte do “Natal das Montanhas”.
E no Ano Novo, a programação gratuita deve continuar! No dia 31 de dezembro, às 19h, acontecerá a Parada de Ano Novo, um desfile para toda a família na Avenida Principal de Monte Verde.

É uma atração muito recomendada para quem viaja com crianças. Os pequenos ficam encantados com as músicas típicas e as belas fantasias da época.
Como citamos, o Ano Novo em MG 2026 conta com várias atrações, entre eventos pagos e festas gratuitas.
Seja qual for o destino escolhido, a Lokamig tem o carro certo pro seu momento. Acesse nosso site para conferir os modelos disponíveis e encontrar o que mais faz sentido para sua viagem de fim de ano.
