Fazer um bom controle de pneus da frota é uma tarefa imprescindível para quem deseja garantir o sucesso da movimentação de cargas, e a otimização dos custos de transporte e mobilidade.
Você sabia que, segundo uma pesquisa feita pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), 61% do transporte de cargas no Brasil usa a malha rodoviária?
Os motivos, segundo a mesma pesquisa, são simples: custo menor (tanto para carga quanto para pessoas) e rapidez (quando se trata de cargas).
Em todos os processos de transporte de carga por estradas, o uso dos pneus se torna recorrente. E mesmo nesse cenário, são poucos os gestores que seguem as boas práticas para o controle desses itens.
As empresas com grandes frotas, que estão diariamente presentes nas estradas brasileiras, costumam ter altas despesas com a manutenção dos veículos.
E não é só isso! De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Engenharia de Produção, 18,7% do total de gastos de uma transportadora estão relacionados aos pneus.
A infraestrutura das rodovias é algo que evolui a passos lentos, e infelizmente, as companhias não podem esperar que os buracos sejam fechados para que comecem a otimizar esses gastos.
Finalmente, um bom controle de pneus também garante maior competitividade ao seu negócio.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e descubra quais são as melhores práticas para controle de pneus da frota!
Controle de pneus da frota: o que é, como funciona
Afinal de contas, o que é o controle de pneus da frota? Esse processo consiste no acompanhamento frequente do desempenho dos pneus e de seus componentes em cada veículo da frota.
Essa atividade é responsabilidade do gestor de frota, que define quais aspectos dos pneus serão analisados e qual será a periodicidade da revisão.
Normalmente, os fabricantes informam a quilometragem estimada de cada pneu até que ocorra o consumo excessivo.
Com o controle dos pneus da frota, a empresa consegue saber quando é mais adequado fazer manutenções, como é o rendimento de cada pneu, qual é o nível de desgaste de acordo com cada viagem, entre várias outras informações importantes.
Por que é importante fazer controle de pneus da frota?
Os pneus são responsáveis por uma grande parte dos custos operacionais da frota. Geralmente, o impacto desses itens no orçamento veicular fica entre 12% e 18%.
Mas os gastos não param por aí. Os pneus impactam diretamente outros custos da frota, como combustível, riscos de acidentes, vida útil de outras peças do veículo e mais.
Por exemplo, um pneu muito desgastado pode exigir mais do motor, o que aumenta o consumo de combustível.
Como citamos anteriormente, os fabricantes disponibilizam informações sobre o tempo de vida útil dos pneus, indicando qual é a quilometragem que precisa ser rodada para saber quando eles devem ser substituídos.
Entretanto, esse período pode alterar dependendo de muitos fatores, como qualidade do pneu, periodicidade das manutenções, postura na direção do motorista, etc.
Dessa forma, as empresas que não dedicam tempo ao controle dos pneus da frota acabam sofrendo com vários custos e prejuízos no dia a dia da empresa.

Por outro lado, um controle de pneus completo e adequado traz vários benefícios para a frota, como:
- Economia: diferentes gastos são minimizados, incluindo combustível, necessidade de trocar peças, entre outros;
- Segurança: há menos riscos de problemas com pneus na estrada, ou de que o motorista incorra em acidentes;
- Otimização: o gestor poderá fazer manutenções, rodízios, compra de pneus e outras atividades de forma mais otimizada e eficiente.
Como fazer o controle de pneus de frota?
Dá para fazer o controle dos pneus da frota pela anotação em planilhas manuais (por Excel ou papel físico), ou por meio de um sistema de gestão especializado para frotas.
Na prática, o gestor deverá estabelecer quais são os aspectos dos pneus que serão analisados e quais são os custos de cada operação, o que envolve:
- Rodízio;
- Reforma;
- Recapagem;
- Vulcanização;
- Balanceamento;
- Troca das bandas de rodagem;
- Cadastro de informações dos pneus;
- Conserto por meio de macarrão (plug);
- Necessidade de compra de pneus novos.
Você pode tornar o controle ainda mais completo, registrando fatores como veículos e motoristas que mais desgastam os pneus, qualidade dos fornecedores, quais marcas de pneus proporcionam melhor custo-benefício, entre outros.
No fim, o gestor ainda deve elaborar um relatório com todos os dados relevantes, os gastos sumarizados e suas conclusões, permitindo que ele e os demais administradores tomem as melhores decisões para reduzir os gastos e melhorar o controle dos pneus.
Para que você tenha uma visão clara de como fazer esse controle na prática, vamos explicar nos tópicos abaixo o que envolve cada etapa dessa atividade. Confira o passo a passo:
Cadastro dos pneus da frota
Estar bem informado e ter conhecimento sobre os fatores que influenciam seu negócio traz a possibilidade de uma análise de dados bem mais otimizada, o que favorece a tomada de decisões.
Em termos mais práticos, ter um cadastro bem detalhado de cada pneu da frota pode ajudar a levantar dados sobre a vida útil e os demais problemas referentes à qualidade e à segurança.
Tais questões se relacionam com as marcas dos pneus comprados e com cada veículo. Por isso, todas as informações levantadas devem ser condizentes com as unidades que compõem a frota.
Alguns dados, porém, são essenciais e aplicáveis na maioria dos casos. Veja alguns exemplos abaixo:
- Data e local da compra;
- Modelo do pneu;
- Dimensões;
- Desenho;
- Marca;
- Cadastro de chassi;
- Chassi base;
- Número de identificação, entre outros.
Com todos esses pontos, fica mais prático organizar a aplicação dos rodízios e o controle dos problemas de qualidade.
Além disso, a planilha ou o sistema de cadastro passa a ser alimentado com informações como histórico de qualidade de marcas, preços pagos por pneu e dados da manutenção.
Rodízio dos pneus: o que é e como fazer?
O rodízio é uma ação indicada pelos próprios fabricantes para prolongar a vida útil dos pneus e manter a segurança nos veículos.
Da mesma forma, é uma atitude que contribui para o funcionamento adequado do sistema de suspensão e das peças gerais do motor dos veículos.
Os quatro pneus de um veículo se desgastam em níveis distintos, sendo os dianteiros mais afetados que os traseiros. Tal diferença ocorre, primeiramente, devido à movimentação dos eixos do veículo — que é maior na parte da frente.
Além disso, o peso que a parte dianteira sofre com as frenagens é maior e, em alguns casos, a tração acontece nesse mesmo local.
Portanto, o ideal é fazer um monitoramento rigoroso e, quando necessário, inverter os pneus dianteiros para a posição traseira, de acordo com a forma indicada para cada automóvel e para cada tipo de pneu.
Ademais, vale a pena ficar atento ao fato de que, no momento do rodízio, os pneus dianteiros devem ir para o eixo traseiro obedecendo uma linha reta.
- Ou seja, o pneu da direita fica na direita e o da esquerda permanece na esquerda.
Nessa mesma perspectiva, quando os traseiros são colocados para frente, o que estava posicionado na esquerda passa para a direita, e este deve ser colocado na esquerda.
- A exceção ocorre no caso dos pneus unidirecionais, que devem ser trocados sempre em linha reta.
No final das contas, fazer o rodízio entre os pneus da frota possibilita manter o desgaste equilibrado e reduzir o uso de combustível.
Manutenção de pneus da frota: dicas práticas
Para garantir a segurança do transporte e a eficiência dos veículos, a manutenção da frota precisa estar em dia.
Trata-se de um gasto que todas as transportadoras devem ter para oferecer um serviço de qualidade aos clientes.
Para fazer o tipo de manutenção, é preciso fazer um planejamento adequado, que permite identificar se o veículo necessita de manutenção corretiva, preventiva ou preditiva.
A corretiva é aquela para corrigir um problema já existente, que normalmente indica a substituição completa ou parcial de itens.
Já a preventiva é feita periodicamente, sem que necessariamente a frota apresente defeito aparente, e serve para avaliar os equipamentos e seu desempenho, evitando um dano maior.
Enquanto isso, a preditiva tem como objetivo analisar as condições reais do veículo na fase inicial de alguma falha.
Calibragem, alinhamento e balanceamento
Calibrar o pneu de forma errada pode levar à redução do tempo de vida útil da peça. Com a pressão baixa, por exemplo, os pneus ficam mais sensíveis a danos nas laterais ao sofrerem impactos.
Já quando há excesso de pressão, surge um grande risco de estouro do pneu, de uma frenagem menos eficiente ou de uma derrapagem.
Todos esses fatores podem levar a acidentes graves. Desse modo, a melhor opção é estar atento a esse fator, garantindo que o procedimento ocorra da maneira correta.
- Vale salientar que a calibragem correta resulta também em um menor consumo de combustível.
Além desse fator, o alinhamento e o balanceamento também podem influenciar a qualidade e a boa administração dos pneus.
O recomendado é que ambos sejam verificados a cada dez mil quilômetros rodados.
Outras situações que indicam a necessidade de manutenção incluem: perda de tração nas rodas, desgaste irregular dos pneus e vibrações fora do comum durante a viagem.
Quando trocar os pneus da frota?
Uma das etapas mais importantes do controle dos pneus da frota, é a troca.
Por isso, é fundamental identificar os sinais e o momento certo para a substituição, evitando gastos desnecessários e atitudes negligentes à segurança dos funcionários da empresa.
A maneira mais indicada de fazer esse monitoramento é observar a profundidade dos sulcos na borracha, que sofrem desgaste do tempo.
Na prática, você deve ficar atento àquela pequena elevação, chamada de treadwear, que fica entre os frisos do pneu. Caso o sulco e a elevação estejam na mesma altura, é hora de trocar os pneus.
A importância de ter motoristas treinados
Para conseguir ter o máximo de controle dos pneus da frota, você pode contar com o auxílio de motoristas executivos treinados.
Mas a responsabilidade das empresas não termina por aí! Além de contratar os motoristas, os gestores devem mantê-los informados sobre as condições das estradas, a calibragem correta e até mesmo sobre a frenagem, um dos elementos que contribui para o desgaste dos pneus.
No dia a dia, o responsável pode transmitir essas recomendações por meio de treinamentos, emails internos e apresentações coletivas.
Controle dos pneus da frota: como fazer?
Comprar pneus não é barato, e por isso, é sempre uma boa ideia entender como a gestão desses itens influencia o orçamento da frota.
Afinal, com um controle profissional, fica mais prático encontrar soluções para redução de custos e oportunidades de economia para a empresa, seja qual for seu segmento.
Isso sem falar na segurança dos motoristas, da carga transportada e dos próprios clientes que terão a garantia de uma entrega eficiente.
Com isso em mente, confira abaixo as principais dicas de especialistas para fazer o controle de pneus da frota da maneira mais prática possível:
Uso de softwares de controle para gestão de pneus
A adoção de um software de gestão de frotas facilita as atividades de controle de todos os detalhes dos veículos — inclusive dos pneus.
Esses programas servem para tornar a análise dos dados mais precisa e auxiliar na tomada de decisões.
Com foco nos pneus, o sistema simplifica o cadastro, e permite que os gestores foquem nas seguintes atividades:
- Análise do histórico de problemas de qualidade;
- Descoberta de motivos pelos quais as falhas aconteceram;
- Emissão de avisos para a troca dos pneus, manutenção e verificação da porcentagem de vida útil.
A partir daí, o controle das necessidades relacionadas aos pneus fica mais prático e traz maior segurança aos resultados da empresa.
A importância da tecnologia na gestão de frotas
Utilizar a tecnologia para automatizar atividades internas gera economia de mão de obra e oferece aos colaboradores mais tempo para desempenhar tarefas estratégicas.
Além disso, com a diminuição das atividades manuais, os possíveis erros também são reduzidos.
Quem trabalha com transportes sabe que a principal garantia a ser oferecida aos clientes é a segurança — tanto para a movimentação de pessoas quanto para o transporte de cargas.
Para garantir a segurança da melhor maneira possível, as empresas precisam ter o controle de cada detalhe de seus veículos, principalmente dos pneus da frota.
Como a locação de frotas pode ajudar na gestão de pneus?
Como você já deve ter percebido, o controle eficaz dos pneus da frota traz mais um grande benefício para empresas dos mais variados segmentos: a redução de custos.
Sabendo da situação de cada um, e tendo as informações corretas em mãos, dá para tomar decisões referentes a trocas e manutenções de forma mais coesa.
- Uma ótima forma de manter a eficiência nesse controle é optando pela locação de frotas!
Para isso, comece fazendo um levantamento dos custos da locação e compare-os com seus gastos atuais.
Na imensa maioria das vezes, ao contratar uma terceirizada, os valores envolvidos na manutenção e na depreciação ficam bem menores — isso sem falar nos custos ocultos da administração de uma frota própria, como impostos veiculares, seguro, reparos e muito mais.
Analisando tudo isso, fica claro que a locação de frotas é a melhor opção. E, nesse processo, nada melhor do que contar com o apoio de uma empresa com mais de 40 anos de tradição no mercado.
Não perca tempo! Entre em contato com a Lokamig Frotas ainda hoje, e comece uma verdadeira revolução na gestão de mobilidade da sua empresa.
