Veja quais são os principais cuidados ao comprar seminovo. Foto: Reprodução Veja quais são os principais cuidados ao comprar seminovo. Foto: Reprodução

Cuidados para não pagar mico na hora de comprar seminovo

8 minutos para ler

Comprar um carro é sempre uma decisão que envolve equilíbrio entre o desejo e o planejamento financeiro. Para muitos brasileiros, a escolha por um seminovo é o caminho mais racional, permitindo o acesso a veículos modernos e bem equipados sem o impacto da desvalorização que ocorre assim que um carro zero sai da loja.

Essa percepção de valor tem impulsionado o mercado. O setor de seminovos no Brasil atingiu um patamar inédito em 2025. De acordo com a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), o ano encerrou com 18.508.929 unidades vendidas.

Esse volume é o maior registrado desde o início da série histórica, em 2011, mostrando que o brasileiro sabe reconhecer uma boa oportunidade.

No entanto, onde há oportunidade, há também o risco de cair em armadilhas. Nesse cenário, a diferença entre fazer um excelente negócio e pagar mico está nos detalhes.

Por isso, no guia abaixo, vamos detalhar os cuidados ao comprar seminovo que você precisa ter para garantir que sua negociação seja sinônimo de tranquilidade, segurança e economia! 

Leia com atenção para encontrar também a melhor opção para comprar seminovos em Minas Gerais. 

Cuidados ao comprar seminovo: histórico e procedência

O primeiro cuidado ao comprar seminovo não está no carro propriamente dito: está na papelada. Afinal, um carro com problemas de documentação ou histórico oculto pode se transformar em uma dor de cabeça difícil de resolver.

Por isso, é sempre uma boa estratégia prestar atenção redobrada à procedência do veículo. Em outras palavras, saber a origem do carro, quantos donos ele teve e, principalmente, se ele possui pendências financeiras ou judiciais.

Veja abaixo o que você deve checar no histórico do seminovo:

  • Documentação e multas: Consulte o número do Renavam para verificar a situação do licenciamento, IPVA e se há multas pendentes. 
  • Histórico de sinistros: É imprescindível saber se o veículo já sofreu acidentes graves ou se foi alvo de furto/roubo. Muitas vezes, um reparo mal feito pode comprometer a segurança estrutural do carro.
  • Laudo cautelar: Emitido por empresas especializadas, o laudo cautelar é uma varredura completa na documentação e na estrutura do veículo, atestando sua originalidade e procedência.

Quilometragem de carro seminovo: o que analisar?

A quilometragem é um dos fatores mais observados na hora de comprar um seminovo, e com razão. Ela é o principal indicador do desgaste do veículo.

No Brasil, a média de rodagem é de cerca de 15 mil km por ano. Se você está de olho em um carro de 2024, por exemplo, ele deve ter algo em torno de 30 mil km.

  • Mas, atenção! Números muito abaixo da média, sem uma justificativa clara, devem levantar suspeitas. A adulteração do odômetro é uma prática ilegal, mas que infelizmente ainda acontece. 

Por isso, vale a pena negociar e comprar seminovos somente em lojas conhecidas, respeitadas e de reputação comprovada.

Em Minas Gerais, por exemplo, a Seminovos Lokamig tem décadas de tradição no mercado, além de inúmeros clientes satisfeitos em todo o estado. 

Além disso, para não cair em armadilhas, você precisa olhar além do painel. O desgaste do carro deve ser compatível com o que o odômetro mostra. Da mesma forma, fique de olho nos sinais abaixo:

  • Volante e pedais: De maneira geral, o volante não deve estar excessivamente liso ou brilhante. Isso indica que ele já foi muito manuseado. Os pedais de freio e acelerador também devem apresentar um desgaste mínimo e uniforme.
  • Bancos e estofamento: O banco do motorista, particularmente, não deve ter espumas deformadas ou partes rasgadas. 
  • Alavanca de câmbio: O acabamento da manopla deve estar em bom estado. O brilho excessivo ou a falta de textura são sinais de muito manuseio.
  • Manutenção: Peça o histórico de revisões. Um carro com baixa quilometragem, mas sem as revisões programadas, pode ter problemas ocultos.

Nessa mesma perspectiva, outra dica interessante é priorizar um seminovo de fabricação recente (modelos a partir de 2023 ou 2024, por exemplo). Com isso, dá para garantir que você está comprando um carro com vida útil longa pela frente.

Cuidados ao comprar seminovo: motor e câmbio

O motor e o câmbio são o coração do seu carro, e um problema aqui pode gerar um custo de reparo que facilmente ultrapassa os R$ 10 mil. Esse custo fica ainda maior em câmbios automáticos, de acordo com a coluna Dinheiro Sobre Rodas, do site G1.

Por isso, a inspeção visual e o test drive são indispensáveis. É necessário conhecer e sentir o veículo ao vivo, em vez de fechar o negócio pela internet. Também recomendamos prestar atenção em: 

  • Vazamentos: Procure por manchas de óleo ou fluidos no chão onde o carro estava estacionado. Verifique o motor em busca de sinais de vazamento nas juntas ou mangueiras.
  • Ruídos estranhos: Ao ligar o carro, ouça com atenção. Barulhos metálicos, batidas ou um funcionamento irregular podem indicar problemas sérios.
  • Câmbio: Em carros manuais, a embreagem deve engatar as marchas de maneira suave, sem trancos. Em automáticos, a troca entre P, R, N e D deve ser imediata e sem solavancos.
  • Cor do óleo: Use a vareta para checar a viscosidade e a cor do óleo. Um óleo muito escuro ou com cheiro de queimado é um sinal de negligência na manutenção.

Seja como for, a melhor forma de se proteger contra surpresas mecânicas é buscar um veículo que tenha sido rigorosamente inspecionado e revisado por profissionais.

Quais são os detalhes que fazem a diferença na compra de seminovos?

Os detalhes estéticos e de conforto podem até parecer secundários, mas revelam muito sobre o cuidado que o antigo dono teve com o carro e podem esconder problemas estruturais.

Na pintura e lataria, por exemplo, você deve procurar por variações na cor da pintura entre as peças, como nas portas, capô e para-choque. Normalmente, diferenças nesse sentido indicam que o veículo sofreu um acidente e passou por repintura. 

Em seguida, verifique se as portas, o capô e o porta-malas estão alinhados com a carroceria. Se estiverem desalinhados, podem sugerir que o carro já sofreu uma batida e que sua estrutura foi afetada. 

Na hora de verificar o ar-condicionado, ligue o equipamento e veja se ele está gelando corretamente. 

E para os airbags, observe o painel. As luzes indicadoras do acessório de segurança devem acender e apagar após a ignição (se a luz continuar acesa, pode haver um problema no sistema). 

Onde comprar seminovo em Belo Horizonte com segurança e tranquilidade?

Como você já deve ter percebido, a compra de um seminovo é um excelente negócio, pois permite que você dirija um carro de qualidade por um preço muito mais acessível que o de um modelo zero. No entanto, a responsabilidade de checar cada detalhe é grande.

  • Por isso, a escolha da loja é tão importante quanto a escolha do carro!

Se você busca a certeza de que todos os cuidados ao comprar seminovo foram tomados por você e por quem vende, a Seminovos Lokamig é a sua melhor opção em Minas Gerais.

Na Lokamig, a tranquilidade é garantida porque a procedência é o ponto de partida. Os carros vêm de frota própria, o que permite assegurar um histórico transparente e manutenção rigorosa. 

E além disso, a Seminovos oferece:

  • Modelos de fabricação recente: Seminovos de baixa quilometragem, garantindo que você tenha um carro praticamente novo.
  • Veículos revisados: Carros rigorosamente inspecionados por nossa equipe técnica, eliminando o risco de surpresas mecânicas.
  • Garantia de 1 ano: Segurança e tranquilidade em cada compra, um diferencial que você dificilmente encontra no mercado.
  • Preço abaixo da Tabela FIPE: Qualidade que cabe no seu bolso, concretizando a economia que você busca ao optar por um seminovo.

Escolha a segurança, a procedência e a economia real. Fale com a Seminovos Lokamig e encontre o seu próximo carro com a certeza de um excelente negócio.

Posts relacionados