Com o Dia dos Pais batendo na porta, muita gente já começa a planejar uma viagem com o paizão. Nada melhor do que comemorar a data vivendo momentos especiais com o homenageado do dia, não é mesmo?
O melhor é que Minas Gerais é repleta de destinos que agradam pais de todos os estilos – de cidades históricas a parques naturais, além de atrações relaxantes e religiosas.
A data é sempre comemorada no segundo domingo de agosto, e em 2025, o Dia dos Pais cai em 10 de agosto.
Com isso em mente, confira abaixo 7 destinos perfeitos para curtir o Dia dos Pais em MG, e conte com a Lokamig para alugar o carro perfeito para essa viagem.
Pronto para se encantar com as belezas de Minas Gerais com esse cara tão especial? Continue lendo!
Passe o Dia dos Pais em Ouro Preto
Você sabia que Ouro Preto é Patrimônio Mundial da Humanidade? E essa honra não vem de hoje! Em 1980, a cidade se tornou a primeira do Brasil a receber o título da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Basta visitar a cidade para entender o motivo: é como fazer uma viagem ao passado e entrar de cabeça no período colonial.
Se o seu pai curte saber mais sobre a história do Brasil, Ouro Preto é a opção perfeita para visitar no Dia dos Pais.
Veja abaixo algumas das principais atrações turísticas da cidade:
- Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar: Essa igreja do século 18 é considerada uma das mais ornamentadas do Brasil. É uma verdadeira joia do barroco mineiro.
- Museu da Inconfidência: Instalado na antiga Casa de Câmara e Cadeia, o museu guarda um enorme acervo sobre a Inconfidência Mineira e a história de Minas Gerais.
- Igreja de São Francisco de Assis: Obra-prima de Aleijadinho e Mestre Ataíde, impressiona pela riqueza de detalhes na fachada e no interior.
- Mina da Passagem: É uma das maiores minas de ouro abertas à visitação no mundo. Lá, você pode descer e explorar antigas galerias, além de saber mais sobre a história da mineração.
- Casa dos Contos: Antigo centro de arrecadação de impostos, hoje abriga um museu que conta a história da economia da região, além de exposições temporárias e um belo jardim.
Ouro Preto fica a cerca de 100 km de Belo Horizonte. Alugando um carro com a Lokamig, você consegue chegar lá em menos de duas horas.
São Thomé das Letras: um destino alternativo
Se o paizão é mais “alternativo”, e gosta de estar em contato com a natureza, vale a pena aproveitar o Dia dos Pais para conhecer São Thomé das Letras.
Com apenas 7 mil moradores, São Thomé das Letras é um dos pontos turísticos mais visitados de Minas Gerais. A cidade fica a 1400 metros de altitude, um destino ideal para ecoturismo e viagens de aventura.
Trilhas pela natureza, montanhas, vales, mata nativa, cachoeiras… tudo você encontra por lá.
Mas São Thomé das Letras vai além das belezas naturais: a cidade é famosa no mundo inteiro por sua energia sem igual, cheia de misticismo, lendas e personagens folclóricos.
Há quem diga que a cidade é um dos “sete pontos energéticos da Terra”, e que a Gruta do Carimbado é um portal para Machu Picchu, no Peru. Para saber se isso é verdade, só mesmo indo a São Thomé!
O que fazer em São Thomé das Letras?
Abaixo, preparamos um roteiro de viagem para você conhecer São Thomé das Letras no Dia dos Pais e visitar as melhores atrações da cidade:

- Pirâmide da Casa da Pedra: No ponto mais alto da cidade, a Pirâmide da Casa de Pedra (na foto acima) é o local perfeito para tirar fotos memoráveis e apreciar o pôr do sol mais belo de Minas Gerais.
- Gruta do Carimbado: Famosa pelas lendas místicas e pela suposta conexão com a cultura Inca, a Gruta encanta por sua energia única.
- Cachoeira da Lua: É o ponto ideal para tomar banho nas águas cristalinas e relaxar em meio à natureza exuberante. Além da queda d’água, tem várias piscinas naturais.
- Poço do Gnomo: Um charmoso poço de águas cristalinas cercado de verde, é um ótimo local para dar aquele mergulho refrescante, ou se espreguiçar no sol quando está frio.
- Ladeira do Amendoim: É um mistério! Trata-se de uma rua onde os carros, em ponto morto, parecem subir sozinhos, desafiando a gravidade.
A distância entre São Thomé das Letras e Belo Horizonte é de 304 km, aproximadamente 4 horas e meia pela BR 381. No caminho, você deve encontrar algumas estradas de terra – por isso, vale a pena alugar um carro que dê conta do tranco.
Visite São Lourenço no Sul de Minas
Agosto, o mês dos pais, é uma época bastante fria. No inverno, o Sul de Minas atrai turistas do Brasil inteiro, e São Lourenço está entre as cidades mais visitadas.
Parte do Circuito das Águas, São Lourenço faz muito sucesso com turistas mais maduros, principalmente por suas atrações relaxantes e passeios históricos.
Um desses passeios é o Trem das Águas, que liga a cidade à Soledade de Minas, em um percurso de cerca de duas horas.
O trajeto acontece a bordo de uma Maria Fumaça de 1927, e costuma trazer violeiros e sanfoneiros para animar os turistas.

Inclusive, o Trem das Águas tem viagens especiais aos domingos e em datas comemorativas. Pode ser a oportunidade perfeita para criar uma experiência que seu pai vai lembrar para sempre.
Mas não é só isso! As atrações turísticas de São Lourenço, no Sul de Minas, incluem também:
- Parque das Águas: O coração da cidade, com fontes de águas minerais com propriedades terapêuticas, lagos, jardins e teleférico.
- Teleférico: Falando nisso, o teleférico de São Lourenço oferece vista panorâmica da cidade e das montanhas, levando os visitantes do Parque das Águas até o Morro do Mirante.
- Rota do Café Especial: Se o seu pai só trabalha na base do café, não deixe de visitar essa rota! A região tem várias fazendas abertas à visitação, com degustação e contato direto com a produção cafeeira.
- Calçadão e Comércio Central: É cheio de lojas de artesanato local, queijos, doces e lembrancinhas mineiras, perfeito para comprar presentes.
São Lourenço fica a 395 km de Belo Horizonte, aproximadamente 6 horas de carro pela BR 381. Vale a pena alugar um carro bem confortável para viajar bem sossegado.
Onde fica o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu?
Para os pais mais aventureiros, que não se importam em passar o dia todo longe da cidade, o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é a melhor opção de viagem.
Ele é reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial Natural da Humanidade, e na verdade, não é um único parque, mas sim um conjunto de trilhas, cachoeiras, grutas, cavernas e florestas.
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu fica na cidade de Januária, no Norte de Minas. Está a cerca de 200 km de Montes Claros (o centro econômico da região), e a 628 km de Belo Horizonte.
Atrações de Cavernas do Peruaçu
Veja na lista abaixo as melhores coisas para fazer no Parque:
- Gruta do Janelão: Tem salões amplos, formações e rochosas impressionantes, mas seu principal atrativo é a luz natural que entra pelas “janelas”, criando um visual espetacular.
- Lapa do Índio: Conta com várias pinturas rupestres, testemunhos da presença de povos pré-históricos na região. É um mergulho na história da humanidade!
- Caverna do Caboclo: Uma das maiores cavernas do parque, é cheia de galerias amplas e formações espeleológicas.
- Trilha da Lapa dos Desenhos: Ideal para curtir a flora e fauna locais. A trilha termina em sítios arqueológicos e grandes formações rochosas.
- Mirante da Lapa Bonita: É o melhor local para apreciar aquela vista panorâmica do parque nacional e do Vale do rio Peruaçu.
Se você quer levar o paizão para conhecer o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu no Dia dos Pais, prepare-se com antecedência, pois a viagem partindo de BH dura cerca de 9 horas (pela BR 135).
Conte com a ajuda da Lokamig para encontrar um carro confortável e econômico para todo o trajeto.
Santuário do Caraça é perfeito para Dia dos Pais
Mesmo para quem não é religioso, o Santuário do Caraça é uma atração turística imperdível – não só no Dia dos Pais, mas em qualquer época do ano.
É claro que, para quem é católico, a experiência é ainda mais memorável. No ano passado, o Santuário completou 250 anos de história, fé, religiosidade e peregrinação.
Ele fica entre as cidades de Catas Altas e Santa Bárbara, atraindo mais de 70 mil turistas por ano.
Além da belíssima igreja de estilo neogótico cheia de vitrais, o complexo histórico é lar de um colégio antigo, zonas de preservação ambiental e diversas opções de turismo e lazer.

Você pode até se hospedar na Pousada do Caraça para ter uma experiência ainda mais imersiva no Santuário.
“Por experiência própria, a sensação de se hospedar em uma paróquia começa logo ao acordar e passar pela igreja, centro do local, com a música religiosa de fundo e portas abertas. Impossível ouvir este chamado e não querer adentrar seu interior”, diz a jornalista Daniela Filomeno, da CNN Brasil.
A distância de Belo Horizonte ao Santuário do Caraça é de 120 km, o que dá cerca de 2 horas de carro pela BR 381.
Acesse o site oficial para encontrar mais informações sobre hospedagem, entradas e condições especiais para o Dia dos Pais.
Ah, e não se esqueça de passar pelos restaurantes da região para degustar o melhor da comida mineira com receitas típicas do fogão à lenha.
Conheça as atrações de Araxá
No Triângulo Mineiro, a melhor cidade para viajar no Dia dos Pais é Araxá. Com mais de 100 mil habitantes, ela ainda conserva aqueles ares típicos do interior.
Araxá é a estância hidromineral mais famosa de Minas Gerais. Em outras palavras, tem fontes de águas minerais com propriedades terapêuticas.
Por isso, Araxá é uma cidade muito visada como destino turístico para tratamentos de saúde, relaxamento e bem-estar.
Lá, você pode dar um presentão de Dia dos Pais para quem você mais ama: um tratamento completo de imersão, massagem e hidroterapia nas águas minerais.
Além disso, Araxá tem vários museus, como o Museu Calmon Barreto (com mais de 300 peças artísticas no acervo), o Museu Histórico de Araxá (o melhor local para conhecer a história da lendária Dona Beja) e o Centro de Referência da Cultura Negra.
Quer saber o que fazer em Araxá no Dia dos Pais? Confira mais opções abaixo:
- Grande Hotel Termas de Araxá: Complexo hoteleiro com arquitetura art déco, banhos termais e tratamentos de saúde nas águas sulfurosas.
- Balneário de Araxá: Pertinho do Grande Hotel, oferece banhos de lama e imersões terapêuticas em águas com propriedades medicinais.
- Fonte da Dona Beja: Uma fonte de água mineral natural com propriedades rejuvenescedoras, ligada à lenda de Dona Beja.
Araxá fica a 365 km de Belo Horizonte. De carro, dá aproximadamente 5 horas e meia de viagem (pela BR 262)
Viaje pela Estrada Real no Dia dos Pais
Finalmente, uma ótima opção para passar o Dia dos Pais viajando é embarcar para a Estrada Real e se encantar com as maravilhas pelo caminho.
Quando falamos em Estrada Real, não estamos nos referindo a um único ponto turístico – mas sim a um conjunto das atrações mais bonitas e famosas de Minas Gerais.
Na Estrada Real, cuja história remonta ao período colonial, você pode seguir 4 caminhos diferentes. São eles:
- Caminho Velho: A rota original do ouro, ligando Ouro Preto a Paraty (RJ). É a mais antiga e famosa, passando por cidades históricas como Tiradentes e São João del-Rei.
- Caminho Novo: Criado para escoar o ouro mais rapidamente, conecta Ouro Preto ao Rio de Janeiro.
- Caminho dos Diamantes: Começa em Diamantina e vai até Ouro Preto, revelando a história da exploração de diamantes.
- Caminho do Sabarabuçu: Uma rota mais curta e circular, que sai e retorna a Ouro Preto. Passa por cidades como Sabará e Caeté, com foco na arquitetura e história religiosa.
Para deixar a viagem de Dia dos Pais ainda mais especial, você pode tirar o Passaporte Estrada Real e colher selos pelo caminho.
Aí, fica mais fácil criar um álbum incrível e guardar para sempre as recordações.
O que fazer em Belo Horizonte no Dia dos Pais?
Nem todo pai vai conseguir viajar para aproveitar o Dia dos Pais. Mas não se preocupe!
Para quem vai ficar em Belo Horizonte, a capital mineira também oferece ótimas opções para celebrar essa data especial, relaxar, se divertir e curtir um bom programa em família.

Confira algumas sugestões do que fazer no Dia dos Pais em BH:
- Curtir um jogo de futebol no Mineirão: Que tal levar seu pai para ver um jogão em campo? No dia 10 de agosto, o Cruzeiro enfrenta o Santos no Mineirão pela Série A do Campeonato Brasileiro.
- Visitar o Circuito Praça da Liberdade: Conta com diversos museus e espaços temáticos instalados em antigos prédios históricos, como o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o Museu de Minas e Metais e o Palácio da Liberdade.
- Passear no Parque das Mangabeiras: Um dos maiores parques urbanos da América Latina! Tem trilhas, mirantes, áreas para piquenique e muito verde.
- Explorar o Mercado Central: Um ícone de BH, com mais de 400 lojas que vendem de tudo: queijos, doces, artesanato, cachaças, especiarias e produtos frescos. No domingo, fica aberto até 13h.
- Lagoa da Pampulha e o Conjunto Arquitetônico: Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, a região da Pampulha oferece a icônica Igreja de São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha, a Casa do Baile e a Casa Kubitschek.
Com essas opções, seu pai vai ter um Dia dos Pais inesquecível, mesmo sem sair de BH.
Na Lokamig, cada viagem vira uma memória inesquecível. Acesse o site, confira nosso catálogo de veículos e aproveite os descontos especiais para celebrar o Dia dos Pais em grande estilo!
