Antes um diferencial, o ar-condicionado se tornou um item básico que vem de fábrica na maioria dos modelos de carro. Ele é ainda mais importante para rodar com mais conforto em um país tropical como o Brasil.
- Mas se engana quem pensa que o ar-condicionado do carro tem a função apenas de deixá-lo mais geladinho!
Na verdade, o ar-condicionado tem três funções principais: a regulagem de temperatura, que efetivamente deixa o carro mais fresco, também contribui para manter a qualidade do ar e para monitorar a umidade e a ventilação interna.
Para você conhecer melhor esse aparelho que é cada vez mais essencial nos automóveis, trazemos 5 curiosidades sobre o ar-condicionado do carro no artigo abaixo. Confira!
Fumar dentro do carro prejudica o ar-condicionado
Pouca gente sabe e se atenta para esse detalhe, mas fumar dentro do carro com ar-condicionado ligado danifica rapidamente os filtros do sistema!
O tabagismo também reduz a eficiência do aparelho e, como consequência, aumenta a propagação de fungos e bactérias.
Portanto, não fume dentro do carro! Além de prejudicar sua saúde, você também acaba danificando o veículo.
Manutenção de ar-condicionado: o que é revisado?
Não é segredo para ninguém que o ar condicionado automotivo necessita de manutenção preventiva para manter o seu bom rendimento.
- Mas o que é revisado durante a manutenção do ar-condicionado de carro?
Geralmente, a inspeção é feita a partir da análise do filtro de ar e das mangueiras. Também é verificada a pressão do ar para avaliar se o sistema está regulado.
Ar-condicionado ligado gasta mais combustível?
Embora muita gente ache que é um mito ou exagero, o uso do ar condicionado realmente aumenta o consumo de combustível do veículo.
No entanto, não há um valor exato sobre a influência do ar-condicionado no gasto de gasolina, álcool ou diesel.
O consumo varia de modelo para modelo. Logo, verifique o manual do automóvel para checar a porcentagem média que o seu veículo consome a mais com o ar-condicionado ligado.
Ah, e temos outra curiosidade interessante sobre a relação do ar condicionado com o consumo de combustível: não há grande diferença se o ar estiver ligado no máximo ou no mínimo. Em ambas as situações, o gasto costuma ser o mesmo.
Além disso, abrir os vidros para economizar combustível só vale a pena se for rodar dentro da cidade.
Na estrada, com velocidade acima de 80km/h, viajar com os vidros abertos custa bem mais caro do que com o ar ligado. Isso ocorre devido ao vento muito forte que exige uma potência ainda maior do motor.
Dá para instalar ar-condicionado em veículo que não tem o item?
Essa é uma pergunta muito comum entre os motoristas: quando o carro não vem com ar-condicionado de fábrica, é possível instalar o acessório no veículo?
A resposta é que até dá para instalar ar-condicionado em um carro que não vem com o acessório de fábrica, mas isso não é recomendado.
O ideal é que, caso o motorista precise muito do ar condicionado, faça o investimento em um carro que tenha o ar incluso — ou alugue um veículo que já vem com o item, como os da frota da Lokamig.
O motivo é simples: a instalação do ar em um carro sem o item pode causar transtornos em outros componentes do veículo, como problemas elétricos e infiltrações.
Por que não ligar o ar condicionado após exposição ao sol?
Se o carro ficou muito tempo exposto ao sol, não ligue o aparelho imediatamente! Isso pode danificá-lo mais rápido.
Ao invés disso, dê partida no carro, abra os vidros permitindo a circulação de ar, e ligue o aparelho somente quando a sensação térmica estiver mais agradável.
Como vimos, o ar condicionado do carro traz uma série de benefícios para os ocupantes do veículo, principalmente em um país tão quente como o Brasil.
O importante é manter a manutenção e a higiene em dia, para que o carro mantenha um bom odor e que não traga problemas à saúde dos seus usuários.
Quer conhecer a frota de veículos mais moderna do mercado, com ótimas opções para aluguel? Entre em contato com a Lokamig ainda hoje!
