viajar para Tiradentes viajar para Tiradentes

Dicas para viajar para Tiradentes gastando pouco

7 minutos para ler

A mineira Tiradentes é uma das cidades mais visitadas do país. Na região do Campo das Vertentes, o município histórico oferece opções de turismo para todos os estilos. 

Desde as aventuras ecológicas até os programas culturais e contemplando, também, os amantes da gastronomia, viajar para Tiradentes é, sem dúvida, um programa imperdível.

Além disso, você sabia que é bem fácil conhecer a cidade sem gastar muito? Quer saber como? Confira as nossas dicas!

1. É melhor viajar para Tiradentes na baixa temporada

Tiradentes é conhecida por receber festivais famosos em todo o país, como os de cinema e gastronomia. Embora essas sejam experiências incríveis, os custos com hospedagem e alimentação nessa época do ano aumentam muito.

Por isso, quem busca uma viagem mais econômica deve evitar viajar para Tiradentes nesses períodos.

Escolher uma data menos visada também vai permitir que você conheça a cidade de forma mais tranquila, com mais privacidade e sem precisar de disputar os espaços com uma multidão de turistas. Foto: Reprodução

Além dos festivais, datas como feriados e férias escolares também podem encarecer a viagem, portanto, prefira sempre programar o passeio para a baixa temporada.

Nessa época, a cidade também oferece opções de lazer, entretenimento e cultura muito interessantes, e a cidade não vai deixar a desejar em nenhum aspecto.

2. Defina um limite diário de gastos

Uma boa dica para economizar em viagens é estabelecer um teto diário para os gastos. Para definir esse valor, procure saber as médias de preço para atividades básicas, como alimentação e hospedagem.

A partir daí — e do valor total que você tem disponível para a viagem —, você poderá calcular quanto poderá gastar, por dia, com passeios, programas culturais, lazer e compras.

Também separe um valor para emergências. Caso nada aconteça (e tomara que não), você ainda terá o prazer de ter um dinheirinho extra para gastar no último dia de viagem, ou de voltar para casa com uma boa reserva para começar a planejar a próxima aventura.

3. Pesquise os melhores preços

Não tem jeito, para viajar para Tiradentes gastando pouco é imprescindível fazer uma boa pesquisa.

Por isso, aproveite dos diversos sites especializados em turismo e selecione uma lista de opções de lugares baratos para conhecer, se hospedar e se alimentar.

Uma dica super bacana é procurar opções de pousadas em São João Del Rei, uma vez que estas costumam ser bem mais baratas que em Tiradentes.

SJDR fica a apenas 11 km de Tiradentes e ainda há a opção de fazer o trajeto entre as cidades de trem.

A dica bônus de procurar hospedagens mais baratas em SJDR (cidade vizinha de Tiradentes) ainda lhe permitirá conhecer — nem que seja de passagem —outros belos pontos turísticos como a Igreja de São Francisco de Assis, construção tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Foto: Reprodução
A dica bônus de procurar hospedagens mais baratas em SJDR (cidade vizinha de Tiradentes) ainda lhe permitirá conhecer — nem que seja de passagem —outros belos pontos turísticos como a Igreja de São Francisco de Assis, construção tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Foto: Reprodução

A Maria Fumaça que liga São João del-Rei a Tiradentes é o passeio  ideal para quem quer fazer uma viagem no tempo.

O trajeto de 12 km passa pela Estrada de Ferro Oeste Minas, inaugurada por D. Pedro II no século XIX. Durante o percurso é possível se fantasiar com vestimentas da época e tirar fotos.

4. Divida os custos

Dividir os custos com um grupo de amigos é uma ótima forma de economizar durante as viagens. Vocês podem, por exemplo combinar de viajar em um único carro e todos contribuírem para pagar o combustível.

Outra forma de economizar com a viagem em grupo é alugando uma casa de temporada ao invés de se hospedar em um hotel ou pousada.

  • Após ser dividido por todos, o valor do aluguel, com certeza, ficará bem mais em conta.

Além disso, a maioria desses imóveis são equipados com utensílios de cozinha e eletrodomésticos. Assim, você pode optar por comer em casa alguns dias e economizar, também, com a alimentação.

5. Procure restaurantes fora do centro turístico

Tiradentes é um dos destinos mais procurados pelos amantes da boa gastronomia. A cidade possui restaurantes de altíssima qualidade e que são muito bem recomendados.

Mas, infelizmente, em uma viagem de baixo custo não dá para conhecer todos esses lugares, não é mesmo?

No centro histórico e turístico, os preços costumam ser um pouco mais salgados, mas existem boas opções em locais mais afastados.

Você não terá dificuldades em encontrar estabelecimentos com preço populares e pratos executivos a valores bem acessíveis.

Quem sabe, economizando bem na maioria das refeições, não seja possível ter uma boa experiência nos restaurantes aclamados pela crítica? Neste caso, é interessante sempre analisar os cardápios que os restaurantes disponibilizam na entrada.

Assim, você pode dar uma analisada “sem compromisso” em todo cardápio.

6. Faça a viagem de carro

As passagens de ônibus podem ser bastante caras. Por isso, viajar de carro é uma ótima maneira de conhecer Tiradentes.

Como já mostramos, a economia pode ser maior ainda ao viajar com os amigos e dividir o valor da gasolina.

Ter um carro à disposição durante a viagem também permite uma liberdade maior para conhecer Tiradentes, que possui no seu entorno vilarejos e cachoeiras imperdíveis!

Como chegar em Tiradentes

Chegar em Tiradentes é bem fácil. Saindo de Belo Horizonte, o trajeto tem uma duração média de apenas 3 horas. Como bônus, o viajante ainda pode apreciar uma paisagem incrível às margens das estradas.

São dois os percursos mais comuns, veja:

  • Seguir pela BR-040 até a cidade de Congonhas, onde o motorista deve pegar a BR-383 e seguir por mais 105 km até Tiradentes. No total, esse caminho tem 190 km e é o mais curto para chegar na cidade;
  • Seguir 170 km pela BR-040 (até Barbacena). De lá, pegar a BR-265 por mais 55 km. Esse trajeto tem 225 km.

7. Prepare um bom roteiro

Uma programação bem planejada é essencial para uma viagem econômica de sucesso. Por isso, separamos algumas boas sugestões de programas para fazer em Tiradentes gastando pouco.

Confira abaixo!

Admire a beleza das igrejas

A Matriz de Santo Antônio é uma das principais igreja da cidade,  visita quase que obrigatória.

Lambe-lambe: a essência da fotografia em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Foto: Reprodução
Lambe-lambe: a essência da fotografia em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Foto: Reprodução

Mas também não deixe de visitar as Igrejas de Nossa Senhora do Rosário e da Santíssima Trindade, pois valem muito a pena!

Apaixone-se pela arquitetura da cidade

Com construções do século XVIII, Tiradentes é uma das cidades mais bonitas do país.

Riqueza de cores e detalhes na arquitetura da rua da Câmara e Igreja Matriz de Santo Antônio. Foto: Reprodução
Riqueza de cores e detalhes na arquitetura da rua da Câmara e Igreja Matriz de Santo Antônio. Foto: Reprodução

Tanto que, com sua arquitetura colonial, foi palco para filmes e minisséries famosas, como “JK”, “Coração de Estudante, “Hilda Furacão” e Chico Xavier”.

Aprecie o pôr do sol

A melhor vista para o centro histórico de Tiradentes é a partir do morro em frente à Igreja São Francisco de Paula.

Belíssima vista do morro em frente à Igreja São Francisco de Paula. Foto: Reprodução
Belíssima vista do morro em frente à Igreja São Francisco de Paula. Foto: Reprodução

De lá, é possível apreciar o pôr do sol mais bonito da cidade, com a Matriz de Santo Antônio compondo a paisagem. E, o melhor, sem gastar nada!

Se encante com noite romântica e boêmia

Quando anoitece, Tiradentes fica ainda mais charmosa. Aproveite para andar pelas ruas e apreciar shows de música ao vivo nos bares e restaurantes.

Noite charmosa e aconchegante em Tiradentes. Foto: Reprodução
Noite charmosa e aconchegante em Tiradentes. Foto: Reprodução

Tudo isso sob a luz branda do luar e das luminárias que acompanham o clima romântico da cidade.

Conheça as cachoeiras

Tiradentes está em uma região privilegiada por uma natureza exuberante.

Por isso, existem muitas opções de cachoeiras incríveis a uma pequena distância do centro histórico, como a do Mangue, a Bom Despacho e a Santo André.

Posts relacionados

Deixe um comentário