Um grande objetivo dos empresários é melhorar o fluxo de caixa de sua empresa para garantir que as operações financeiras sejam realizadas de forma segura e planejada. Assim, é possível aumentar os lucros, evitar perdas e se precaver para emergências.
O conceito de fluxo de caixa pode ser traduzido como o movimento de entradas e saídas de dinheiro da empresa.
- Ou seja, o que você recebe e paga.
Para garantir o sucesso das finanças de seu empreendimento é preciso monitorar essas transações e aplicar nelas estratégias planejadas e eficientes.
Ficou interessado em conhecer de que maneira você pode melhorar o fluxo de caixa da sua empresa e quais táticas podem ser adotadas? Então, continue a leitura que vamos mostrar seis dicas essenciais para isso. Confira!
Registre todas as movimentações
Uma das técnicas mais conhecidas e eficientes para se obter sucesso no controle e aperfeiçoamento do fluxo de caixa de uma empresa é o registro de todas as operações realizadas no empreendimento.
Esse tipo de medida denota organização e comprometimento por parte do empresário, uma vez que o ajuda a planejar suas operações futuras.
É importante que esse registro seja feito independentemente do valor da operação. Organize uma tabela, crie pastas, enfim, organize-se de modo que todo dinheiro que passe pela instituição esteja anotado, seja entrando ou saindo do caixa da empresa.
Desse modo, é possível saber para onde vão todos os gastos, de onde vem os maiores lucros, além de identificar operações que tendem a serem bem-sucedidas ou que estejam significando desperdício.
Verifique o fluxo de caixa diariamente
Para melhorar o fluxo de caixa, o empresário deve estar sempre atento às operações que estão ocorrendo.
Qualquer período de descuido pode significar a confusão de informações e levar à perda do controle das finanças da instituição, podendo resultar em consequências drásticas.
O acompanhamento diário desse fluxo evita que o gestor se atrapalhe com as movimentações, garantindo que esteja sempre atento a todo o dinheiro que entrou ou saiu.
Agindo assim você consegue prever qualquer surpresa e executar o planejamento a curto, médio e longo prazo. Logo, o sucesso do empreendimento será potencializado.
Verifique os preços
Você já verificou se os preços praticados pela sua empresa estão de acordo com aqueles que são aplicados pelo mercado?
É fundamental que o gestor procure estar sempre atualizado para evitar que seus custos de operação ultrapassem seus lucros, para não prejudicar seu empreendimento.
Caso os valores cobrados pelos serviços prestados pela sua empresa estejam abaixo dos de mercado, efetue o reajuste de seus preços.
- Esse tipo de ação é muito inteligente e efetiva, se praticada de maneira bem pensada.
Portanto, pesquise os custos que a sua concorrência cobra para os produtos ou serviços dela. Se os seus estiverem abaixo, não hesite em aplicar um reajuste.
Entretanto, se estiverem menores que os seus pense sobre a sua situação de mercado e atue de maneira estratégica.
Dessa maneira, você garante o desenvolvimento do seu fluxo de caixa e garante que seus lucros suplantem suas perdas.
Terceirize alguns serviços
A terceirização de de alguns serviços é uma medida muito inteligente para o gestor que deseja melhorar o fluxo de caixa de sua empresa.
Com ela, o empresário paga por um serviço que é prestado em seu favor e aquele capital que ficaria “parado” em forma de algum bem físico necessário para a realização de algum serviço, como um veículo, poderá ser realocado em recursos para otimizar as operações financeiras do empreendimento.
Esse tipo de ação é bastante eficaz. Além disso, demonstra uma visão de empreendimento apurada por parte do gestor, pois permite que, por meio da terceirização, o fluxo de caixa seja potencializado em detrimento de valores gastos em bens e serviços sem retorno financeiro.
Ainda, permite ao contratante focar em sua atividade final e deixa aspectos procedimentais por conta da contratada.
Gerencie bem o seu estoque
É muito importante que o proprietário da empresa defina o tamanho adequado para o seu estoque, de maneira que não venham a ocorrer faltas e nem desperdício de produtos.
Se você tem muitos itens ou insumos guardados, exige-se um capital imóvel e geração de custos para manutenção.
Por outro lado, se há demanda e sua empresa não tem o produto em estoque, você está perdendo dinheiro.
Analise cuidadosamente o histórico do seu fluxo de caixa e verifique que tipos de vendas se realizam mais e qual é a frequência delas. Essa é a maneira mais eficiente de saber em quais insumos investir e de que modo você pode controlar seu estoque.
Realizado esse procedimento, haverá a potencialização de seus lucros, uma vez que desperdícios passarão a ser evitados e um investimento maior será dado nas operações que apresentaram maior chance de sucesso em meses anteriores.
Negocie com seus fornecedores
Certamente existem operações e contratos a que sua empresa está submetida que podem ser reavaliados.
Alguns serviços tidos como básicos, como telefonia, internet, dentre outros, podem estar cobrando tarifas excessivas, que podem ser renegociadas.
O gestor deve considerar mudanças de planos e readequação do valor ou até mesmo a rescisão do contrato.
É preciso que o empresário se certifique de estar pagando o valor real de mercado e que o serviço oferecido esteja sendo útil para sua instituição.
- Caso contrário, deve procurar o fornecedor e buscar a solução mais adequada.
Portanto, percebemos que melhorar o fluxo de caixa é possível e depende de estratégias e técnicas eficientes e bem planejadas pelo gestor.
Ele pode, por exemplo, organizar e anotar, diariamente, todas as transações financeiras da empresa, considerar a terceirização e negociar com seus fornecedores.
Assim se garante que os lucros superem os custos, e as finanças estejam bem organizadas, de modo que sua empresa esteja preparada para quaisquer imprevistos.
