Segurança no trânsito deve ser uma prioridade para qualquer motorista. Segurança no trânsito deve ser uma prioridade para qualquer motorista.

Guia básico para garantir a segurança no trânsito para viajar

6 minutos para ler

Seja qual for a época, nada melhor do que juntar a família e pegar a estrada rumo ao descanso merecido! Nesse cenário, é sempre uma boa ideia ficar atento à segurança no trânsito para evitar acidentes.

Em termos mais ptáticos, para que nada saia do planejado e a viagem não termine mal, o proprietário do veículo deve checar todas as variáveis que fazem parte da segurança do carro.

Não estamos falando apenas da questão mecânica, mas também de quesitos importantes como a boa condição física e mental do condutor e o conhecimento do trajeto.

Para ajudar com a segurança no trânsito e o bem estar de sua viagem, vamos mostrar 4 dicas que darão mais camadas de proteção em seu trajeto pela estrada!

Leia com atenção e conheça também a campanha Maio Amarelo, um movimento internacional de conscientização sobre acidentes de trânsito e segurança viária.

Dicas de segurança no trânsito: revisão veicular

A primeira dica para você que deseja garantir a segurança no trânsito não poderia ser outra: antes de pegar a estrada, faça uma revisão no seu veículo.

Desse modo, fica mais fácil garantir que tudo está funcionando direitinho e que a viagem será concluída sem problemas.

Na revisão veicular, você deve verificar o funcionamento de itens como:

  • Faróis,
  • Freios,
  • Luzes,
  • Água,
  • Óleo,
  • Pneus (incluindo o estepe).

Além disso, vale a pena analisar o estado das ferramentas como chave de roda, macaco hidráulico e triângulo.

Fique de olho no alinhamento e balanceamento

Outro ponto importante que o condutor precisa levar em conta para ter segurança durante a viagem é o alinhamento e o balanceamento do veículo.

O alinhamento ajusta os ângulos das rodas para que fiquem retas e paralelas entre si, enquanto o balanceamento equilibra o peso do conjunto pneu e roda para evitar vibrações no volante.

Ambas as práticas resultam no aumento da vida útil dos pneus, evitam o desgaste na suspensão e contribuem para a economia de combustível.

Em viagens longas, principalmente por estradas mal conservadas, costumam aparecer obstáculos como buracos e lombadas. Tome cuidado, pois eles podem prejudicar o alinhamento do carro.

  • Ou seja: antes de pegar a estrada, faça uma verificação e, se necessário, deixe tudo bem alinhado e balanceado.

Descanse bem antes da viagem

Você sabia que uma das principais causas de acidente de trânsito é a fadiga dos motoristas? É isso que afirma um relatório da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).

Quando estão cansados ou sonolentos, os motoristas ficam com reflexos mais lentos e podem até mesmo dormir ao volante, causando assim acidentes graves e até mesmo fatais.

  • Vale lembrar que dirigir com sono não é apenas imprudente: também é uma infração de trânsito com multa de R$ 88,38 e acréscimo de 3 pontos na CNH.

Dessa forma, antes de partir para sua próxima viagem, durma bem, se alimente adequadamente e se prepare fisicamente para as horas que passará sentado na mesma posição.

Conheça o trajeto da viagem

Hoje em dia, é muito fácil viajar para lugares que você não conhece com aplicativos de GPS que informam toda a rota.

No entanto, mesmo com essa comodidade, é recomendado fazer uma boa pesquisa sobre o trajeto antes de iniciar a viagem. Afinal, nunca se sabe quando a internet vai te deixar na mão.

Além do percurso propriamente dito, analise fatores como as condições da estrada, a quantidade de postos na pista, o tempo de viagem e até questões como os índices de violência na região.

Maio Amarelo: conscientização de segurança no trânsito

Em complemento às nossas dicas de segurança no trânsito, o Maio Amarelo é um movimento internacional que serve justamente para reforçar essa causa.

A campanha nasceu em 2014, inspirada em uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas que decretou a década de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”.

Seu objetivo é conscientizar toda a sociedade sobre a alta taxa de mortos e feridos em acidentes.

Para isso, o movimento promove a discussão sobre o tema, estimula a participação da população e engaja governos, empresas e entidades em ações coordenadas.

O nome e a cor foram escolhidos por um motivo: o amarelo simboliza a atenção e a sinalização de advertência no trânsito, enquanto o mês de maio foi o período do ano em que a campanha foi criada.

Maio Amarelo traz dicas de segurança no trânsito

Para um trânsito mais seguro e alinhado com o movimento, o Maio Amarelo reforça algumas dicas:

  • Respeite os limites de velocidade: A velocidade é um dos principais fatores de acidentes fatais.
  • Não use o celular ao volante: A distração é perigosa e pode causar acidentes graves.
  • Use sempre o cinto de segurança: Ele protege motorista e passageiros em caso de colisão.
  • Nunca dirija sob efeito de álcool: O álcool reduz os reflexos e o senso de perigo.
  • Cuidado com os pedestres e ciclistas: Fique atento à sinalização e às faixas, especialmente em áreas urbanas.

Esperamos que as nossas dicas de segurança no trânsito contribuam para uma viagem leve e tranquila!

Se você não tem tempo para cuidar de todos os detalhes, principalmente em relação a revisão do veículo, e quer manter a integridade de seu carro, uma boa opção é contar com um veículo alugado

Assim, você garante que estará dirigindo um carro seguro e revisado, e ainda poderá escolher o modelo mais adequado para a viagem, de acordo com o número de pessoas e bagagem que vai levar.

Gostou das nossas dicas? Quer saber como alugar um carro para a sua próxima viagem? Entre em contato com a Lokamig e conheça os nossos diferenciais.

Posts relacionados

Deixe um comentário