tapetes de serragem no Corpus Christi tapetes de serragem no Corpus Christi

3 cidades mineiras para prestigiar a tradição dos tapetes de serragem no Corpus Christi

4 minutos para ler

O feriado de Corpus Christi está chegando e você ainda não sabe qual será o seu destino? Criada no século XVIII, a festa católica é realizada 60 dias após a Páscoa e busca celebrar a Eucaristia.

Como parte do festejo, cidades mineiras produzem tapetes de serragem no Corpus Christi.

Comemorado em uma quinta-feira, a intenção é fazer uma referência à Quinta-feira Santa. Para os católicos, foi nesse dia que o sacramento na última ceia de Jesus aconteceu.

Já pensou no que fazer em meio a essa comemoração? Confira três cidades mineiras em que você pode conhecer de perto a tradição dos tapetes de serragem e algumas dicas do que mais aproveitar.

1. Sabará tem tapetes de serragem no Corpus Christi

Localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, Sabará fica a 19 km da capital. Os tapetes são feitos de pó de serragem, de café e cal, e a sua produção envolve toda a comunidade sabarense.

Essa tradição continua viva na cidade há mais de 200 anos.

São Simão Stock de Aleijadinho da Igreja de Nossa Senhora do Carmo - Sabará MG (Foto: Daniel Mansur - Via: Veja)
São Simão Stock de Aleijadinho da Igreja de Nossa Senhora do Carmo – Sabará MG (Foto: Daniel Mansur – Via: Veja)

Conhecida pelo turismo religioso, outros pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer são a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a Igreja Nossa Senhora do Carmo e a Igreja Nossa Senhora da Conceição, o Museu do Ouro e o Teatro Municipal.

2. Ouro Preto

A antiga Vila Rica traz em sua história as marcas da tradição religiosa. Com a celebração do Corpus Christi, isso não seria diferente.

Devido ao costume de fazer os tapetes com mensagens religiosas, a comunidade ouropretana enfeita a Rua São José, que fica no centro histórico. A celebração conta também com procissões dos fiéis.

Localizada a quase 100 km de Belo Horizonte, Ouro Preto é uma das cidades mais importantes no contexto histórico de Minas Gerais.

Bem pertinho de Belo Horizonte, Ouro Preto é uma dos destinos mais charmosos do interior mineiro. Foto: Reprodução
Bem pertinho de Belo Horizonte, Ouro Preto é uma dos destinos mais charmosos do interior mineiro. Foto: Reprodução

Além do turismo religioso, ela sedia diversos museus que contam a história da região, como o Museu da Inconfidência, o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, a Casa dos Contos, o Museu de Farmácia e a Mina do Chico Rei.

Foi entre os séculos XVII e XVIII que a tradição de enfeitar as ruas se iniciou em Ouro Preto. Depois disso, esse costume espalhou-se por todo o país e se tornou tradição que marca a comemoração.

3. Diamantina

Viajando mais para longe, Diamantina é outra cidade histórica que possui a tradição de fazer os tapetes de serragem no Corpus Christi.

Localizada a cerca de 290 km de Belo Horizonte, os fiéis da cidade também adotaram a tradição para celebrar esse feriado.

Diamantina é uma das joias do interior de Minas Gerais. Foto: Reprodução
Diamantina é uma das joias do interior de Minas Gerais. Foto: Reprodução

Além do festejo, outros pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer são a Casa da Glória, a Casa de Chica da Silva, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Basílica Sagrado Coração de Jesus e o Museu do Diamante.

Os destinos que apresentamos para você ficam próximos de Belo Horizonte e podem ser facilmente visitados de carro. Com a proximidade do feriado, você já pode fazer as suas malas e pegar a estrada.

Gostou do nosso texto sobre os tapetes de serragem no Corpus Christi? Quer aprender a preparar um passeio? Então, leia nosso texto sobre como fazer um roteiro de viagem.

Posts relacionados

Deixe um comentário