Tudo que você precisa saber sobre o Trem Rio-Minas Tudo que você precisa saber sobre o Trem Rio-Minas

Trem Rio-Minas: tudo o que você precisa saber sobre o trem turístico!

5 minutos para ler

O trem Rio-Minas deverá ser inaugurado ainda em 2025! As primeiras viagens ainda não têm data para acontecer, mas o Contrato Operacional Específico (COE) que autoriza a ligação ferroviária entre Rio de Janeiro e Minas Gerais já foi assinado.

Idealizada desde 2016, a proposta demorou para sair do papel, mas a expectativa é que o projeto atenda mais de 800 pessoas por viagem.

  • Sendo assim, será que o trem turístico já tem data de inauguração? E, ainda mais importante: qual será o trajeto, e quanto vai custar a passagem?

Para tirar todas as suas dúvidas sobre o novo trem que liga o Rio de Janeiro a Minas Gerais; continue lendo!

Vamos explicar tudo que você precisa saber sobre o novo empreendimento.

O que é o trem Rio-Minas?

O Trem Rio-Minas é um trem turístico que pode se tornar um dos mais extensos do Brasil. Isso no futuro, já que seu trajeto atual é bem mais modesto.

A ideia veio da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Amigos Do Trem, e começou os trâmites para implementação ainda em 2016.

Paulo Henrique do Nascimento, ferroviário, fundador da OSCIP e idealizador do projeto, imaginava um trajeto de 168 km, passando por Três Rios, Chiador, Sapucaia, Além Paraíba, Volta Grande, Recreio, Leopoldina e Cataguases.

Infelizmente, Nascimento faleceu em 2018, antes de ver a proposta sair do papel. Sete anos depois, o sonho do ferroviário parece estar próximo de virar realidade.

De acordo com o Contrato Operacional Específico que autorizou a operação do trem turístico, seu primeiro módulo deve ser de 37 quilômetros, passando pelos municípios de Três Rios e Sapucaia; no Rio de Janeiro, e Chiador; em Minas Gerais.

Qual o trajeto do Trem Rio-Minas?

O trajeto do Trem-Rio Minas terá 37 quilômetros, ligando as cidades cariocas de Três Rios e Sapucaia, e passando pelo município mineiro de Chiador.

Originalmente, o projeto previa uma extensão de 168 km, passando pelas cidades de Cataguases, Recreio, Leopoldina, Volta Grande, Além Paraíba, Sapucaia, Chiador e Três Rios.

Em sua versão final, o trem turístico deve ter 15 carros de passageiros, cada um com 9 composições. Será possível transportar até 837 pessoas em cada viagem.

A princípio, o objetivo é que aconteçam duas viagens por dia, uma pela parte da manhã e outra no período da tarde, atendendo às demandas também nos feriados, sábados e domingos.

Trem Rio-Minas já está funcionando?

Não, o Trem Rio-Minas ainda não está funcionando (em julho de 2025). O contrato que permite a operação ferroviária já foi assinado, mas não há uma data oficial de inauguração.

O segundo passo é nós entrarmos com o pedido na ANTT de operador ferroviário. Eles têm até 30 dias para liberar. A partir disso, a nossa composição vai para Três Rios. Aí a gente vai conseguir ter uma data“, explicou a presidente da OSCIP Amigos do Trem, Cyntia do Nascimento, após a assinatura do COE.

Como o COE foi assinado em dezembro de 2024, é possível que as primeiras viagens aconteçam ainda em 2025.

Trem Rio-Minas: preço para comprar passagem

O Trem Rio-Minas não está em operação, e por isso, o preço das passagens ainda não foi divulgado.

Ao que tudo indica, para comprar passagem do Trem Rio-Minas, os interessados terão que acessar o site oficial do empreendimento — plataforma que ainda não está no ar.

Tome cuidado com sites falsos que afirmam vender a passagem do trem turístico! Até o momento, não há como comprar os bilhetes.

Importância do trem que liga Minas a Rio de Janeiro

Como citamos anteriormente, a iniciativa da obra foi da OSCIP Amigos do Trem, com a proposta de recuperação dos trilhos no trajeto Rio até Minas.

Além disso, as pontes serão reforçadas e o projeto prevê também a construção de muros para o lastro, assim como limpeza e retirada de entulhos em todo o trajeto.

Todas essas ações são importantes para a geração de emprego e o impulsionamento do turismo nessas regiões.

Mapa do Trem Rio-Minas. Foto: Reprodução/TV Bandeirantes
Mapa do Trem Rio-Minas. Foto: Reprodução/TV Bandeirantes
  • Ou seja: é uma iniciativa que fomenta a valorização social e promove a reformulação do setor de hotelaria e de comércio.

A ONG Amigos do Trem atua no setor ferroviário há mais de 20 anos. No projeto turístico, a organização vincula uma proposta de desenvolvimento turístico à reestruturação dos trechos ferroviários de Três Rios a Cataguases, até então desativados.

Com o empreendimento, uma nova forma de turismo será fomentada, levando momentos de entretenimento e muita informação para quem gosta de viajar e conhecer um pouco mais sobre a nossa história.

Enquanto o trem que liga Minas Gerais a Rio de Janeiro não fica pronto, conte com a ajuda da Lokamig para alugar um carro e conhecer o que há de melhor nos dois estados! Entre em contato e faça sua cotação ainda hoje.

Posts relacionados

Deixe um comentário