Conheça Catas Altas em Minas Gerais Conheça Catas Altas em Minas Gerais

Você já foi a Catas Altas? Conheça esse município de Minas Gerais

7 minutos para ler

Perto de Belo Horizonte, Catas Altas é uma das melhores cidades mineiras para quem deseja passar um fim de semana relaxante em contato com a natureza.

  • Sendo assim, o que fazer em Catas Altas? Como é o tempo da cidade? E quais cachoeiras visitar?

De antemão, podemos citar que viajar por Minas Gerais, principalmente nas cidades históricas, é uma oportunidade de fazer uma jornada no tempo, já que a história do estado se confunde com a do nosso próprio país.

Minas Gerais conta com várias cidades que são patrimônio histórico do Brasil, convidando o turista a conhecer igrejas barrocas, ladeiras e casarões antigos que preservam e recontam o período do ciclo do ouro.

Entre essas cidades, uma das menos conhecidas é Catas Altas, mas isso não quer dizer que ela seja pouco interessante: pelo contrário!

Se você quer fugir do óbvio e ainda aproveitar todo o turismo histórico e ecológico que o estado mineiro oferece, então não deixe de conhecer Catas Altas MG!

Veja, neste artigo, curiosidades sobre o município, o que fazer e onde se hospedar! Vamos lá?

Catas Altas fica perto de onde?

Como dito na introdução deste artigo, Catas Altas é um município localizado no estado de Minas Gerais, contando com uma população de cerca de 5.300 habitantes.

Sua distância até a capital é de apenas 121 km (cerca de 2 horas de carro), fazendo fronteira com a famosa cidade histórica de Mariana.

  • Ou seja: Catas Altas fica perto de Belo Horizonte.

Catas Altas surgiu em dezembro de 1703, mas só teve sua emancipação regulamentada, em 1995. Foi neste ano que a cidade adquiriu autonomia política e social, em 1995.

Como é o tempo de Catas Altas?

O município de Catas Altas tem uma área total de 240,042 km², sendo o tipo climático predominante o Tropical de Altitude.

Esse clima conta com verões mais amenos devido à altitude elevada, não ultrapassando os 30º graus.

Já no inverno, a previsão do tempo de Catas Altas indica aquele friozinho gostoso, ótimo para acender uma lareira ou aquecedor.

A região também se destaca pela possibilidade de geada e temperatura mínima média de 6º.

Os indicadores sociais da cidade

  • O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é mediano comparado às outras cidades do País, com 0,684.
  • O Produto Interno Bruto (PIB) total, de acordo com a última medição do IBGE em 2016, é de R$ 257 090.
  • Já o PIB per capita, que é o produto interno bruto dividido pela quantidade de habitantes, é de 48 746,71.

Por que Catas Altas tem esse nome?

O nome Catas Altas nasceu devido às escavações por ouro que eram feitas com bastante profundidade no alto do morro.

Com o intuito de preservar todo o acervo cultural, histórico e religioso da cidade, o Poder Público decretou o tombamento de todos os limites urbanos de Catas Altas.

Assim, grande parte das construções de Catas Altas, como a igreja Matriz, casarões e praças, não poderá sofrer mudanças ou reformas que descaracterizem o design e a arquitetura do período histórico de sua construção.

O que fazer em Catas Altas: pontos turísticos

Agora que você já conhece alguns detalhes sobre a cidade, é hora de saber o que fazer em Catas Altas. A partir daí, fica mais fácil começar seu próximo roteiro de viagem.

Com isso em mente, confira abaixo alguns dos principais pontos turísticos da região:

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

A igreja costuma ser o ponto inicial dos turistas, já que fica na praça principal da cidade.

Apesar de ser uma construção barroca, como a maioria das igrejas de Minas, a Matriz de Catas Altas se diferencia por um detalhe bastante peculiar: ela nunca terminou!

Pois é! O início das obras se deu lá no século XVIII, demorando quase 90 anos para ter o aspecto que podemos apreciar hoje em dia.

No entanto, suas instalações não se concluíram. Devido à decadência do Ciclo do Ouro, não houve mais recursos financeiros para que ela ficasse pronta por completo.

Esse fator, no entanto, não tira sua beleza! Na verdade, o efeito é justamente o contrário, tornando-a ainda mais especial quando comparada às inúmeras igrejas com design semelhante espalhadas pelo estado.

Cachoeiras em Catas Altas

Poucas coisas nessa vida têm o poder revigorante que um bom banho de cachoeira proporciona, não é mesmo?

Apesar de o clima da região não ser dos mais quentes, é praticamente impossível visitar Catas Altas e não conhecer a Cachoeira da Santa.

Sua queda d’água tem um comprimento de cerca de 8 metros e ela pode ser visitada de carro até o ponto onde termina a linha do trem. A partir desse trecho, há uma pequena trilha que só pode ser feita a pé.

Essa é uma das imagens da Cachoeira da Santa em Catas Altas. Foto: Turismo em MG
Essa é uma das imagens da Cachoeira da Santa em Catas Altas. Foto: Turismo em MG

O recomendado é que o turista traga toalha para se enxugar e roupas secas para se trocar depois do mergulho, já que mesmo no verão as temperaturas não costumam subir tanto, e as águas são bastante geladas.

Além disso, se decidir passar bastante tempo por lá, leve alimentos (de preferência aqueles que não fazem tanta sujeira) e recolha seu lixo ao ir embora.

Além da Santa, existem várias outras cachoeiras em Catas altas, como:

  • Cachoeira do Valéria;
  • Cachoeira Maquiné;
  • Chapada do Canga;
  • Cachoeira do Quebra-Ossos.

Se a sua estadia na cidade for longa, vale a pena alugar um carro para conhecer cada uma delas.

Santuário do Caraça

O Santuário do Caraça foi fundado em 1774 com o objetivo de oferecer hospedagem aos peregrinos que passavam pela região.

É lá que fica a primeira igreja neogótica do Brasil, que conta com um jardim muito bem preservado. Em seus arredores, você pode apreciar a vista de belas montanhas e diversas cachoeiras.

Também é possível conhecer uma biblioteca e um museu que ficam no antigo colégio responsável pela formação educacional de figuras de destaques da nossa história, como Artur Bernardes e Afonso Pena.

Onde comer em Catas Altas? Restaurantes

O restaurante mais conhecido e visitado na cidade de Catas Altas é o La Violla Brasserie.

O cardápio é composto de comida brasileira e conta com a produção de cerveja artesanal. Sua decoração é rústica, com ambientes simples e acolhedores.

Para quem está acostumado com ritmo de cidade grande, vai um alerta: a maioria dos restaurantes, na hora do almoço, começa a servir comida a partir de 11h e encerra os serviços por volta de 14h.

  • Por isso, se quiser almoçar em um restaurante de Catas Altas, vá cedo!

Catas Altas pousadas: onde se hospedar?

Catas Altas conta com diversas pousadas com ótimo custo-benefício devido à pouca exploração do turismo na cidade.

Várias delas proporcionam aos hóspedes uma bela vista para a serra, café da manhã típico mineiro e proprietários e funcionários bastante solícitos, que preservam a simpatia e a simplicidade do estilo de vida do interior.

Como você já deve ter percebido, Catas Altas MG é uma cidade que não pode faltar no seu roteiro de viagem pelo Brasil.

Para aproveitar ainda mais a paisagem e o ambiente, o ideal é optar pela locação de um carro, já que ele oferecerá todo o conforto e comodidade que você e a sua família precisam.

Já está pronto para conhecer a cidade? Conte com o apoio da Lokamig para encontrar o carro perfeito e seguir viagem pelas estradas de Minas Gerais. Entre em contato com a nossa equipe e faça sua reserva ainda hoje!

Posts relacionados

Deixe um comentário