Você sabia que o número de roubos de carros cresceu 18,8% em Belo Horizonte no último ano? É isso que afirmam os dados mais recentes da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG).
“Essas ações têm uma característica própria: são rápidas e organizadas (…) O criminoso consegue agir em pouquíssimos minutos e leva um bem de alto valor”, explica Ailton Cirilo, advogado e especialista em segurança pública, ao jornal O Tempo.
Mas isso não quer dizer que você deve ter medo de pegar um carro! Lembre-se que a polícia atua fortemente para coibir esse tipo de crime, e que com algumas dicas práticas, é possível dirigir com segurança e tranquilidade.
Nesse cenário, também surgem dúvidas: tanto para quem tem carro próprio, quanto para quem aluga um veículo.
- Afinal de contas, como fica a situação de um carro alugado roubado? Quem paga? E o que fazer quando o carro não tem proteção?
Para conferir as respostas dessas e de outras perguntas sobre carro alugado roubado; continue lendo! Vamos explicar tudo que você precisa saber para se proteger e evitar dores de cabeça.
Aluguei um carro e fui roubado: o que fazer?
Se você alugou um carro e foi roubado, respire fundo e não perca a cabeça. É claro que é mais fácil falar do que fazer, mas agir no calor do momento nunca é uma boa ideia.
É uma situação tensa, mas a primeira coisa a fazer é manter a calma e seguir as orientações das autoridades policiais.
Inclusive, o que fazer após ter o carro roubado é basicamente a mesma coisa, independente do veículo ser alugado ou próprio.
Com isso em mente, veja abaixo o que fazer após ter o carro alugado roubado:
- Ligue para a polícia imediatamente (190): A primeira e mais importante ação é comunicar o roubo. Seja o mais preciso possível nas informações: onde foi, a hora e as características do carro.
- Entre em contato com a locadora: Depois de falar com a polícia, ligue para a Central de Assistência da empresa onde você alugou o carro. Informe o que aconteceu. Eles precisam saber o quanto antes para te orientar sobre o que fazer e, se possível, acionar o rastreamento do veículo.
- Faça um Boletim de Ocorrência (B.O.): O documento é obrigatório. Você pode ir até uma delegacia ou fazer o B.O. online.
A agilidade é chave nesse processo. Quanto mais rápido você seguir nossas dicas, mais cedo a situação começa a ser resolvida e menos dor de cabeça você terá.
Carro alugado roubado: quem paga?
Chegamos ao ponto central do nosso guia: quando o carro alugado é roubado, quem paga — o locatário ou a locadora?
Na maioria dos casos, quando o cliente opta por uma proteção ao alugar o carro, ele não precisa arcar com o valor total do veículo em caso de roubo ou furto.
Em vez disso, paga uma franquia, que é um valor fixo estipulado em contrato, muito menor do que o preço total do carro.
Por outro lado, se você optou por não contratar nenhuma proteção, a responsabilidade de arcar com o prejuízo pode ser toda sua.
Nesse cenário, você terá que pagar o valor integral do veículo à locadora, o que pode se tornar uma grande dor de cabeça financeira.
Dessa forma, o melhor caminho é sempre escolher uma boa proteção na hora de alugar um carro. Não dê sorte ao azar!
As locadoras, como a Lokamig, oferecem diferentes tipos de cobertura, pensadas para te dar a segurança que você precisa.
Tipos de proteção para carro alugado
Para você ter uma ideia, a Lokamig oferece as seguintes proteções no aluguel de carros:
- Proteção 10% ou 20%: Opção mais básica que protege exclusivamente o veículo. Em caso de roubo, a participação do cliente é de, no máximo, 20% do valor do carro zero quilômetro.
- Participação Fixa + Terceiro: É bem mais completa. Se ocorrer um roubo, a sua participação já tem um valor máximo fixo (por exemplo, R$ 8.000,00 para um veículo do grupo A ao G). Além disso, ela inclui cobertura para danos materiais e corporais a terceiros.
- Proteção Fixa + Terceiros + Vidros e Pneus: A solução mais completa, que por um valor promocional, une todas as proteções anteriores, além de cobrir avarias em vidros e pneus.
Vale lembrar que, mesmo após contratar uma proteção, o motorista deve agir com responsabilidade para não perdê-la. É obrigatório seguir algumas regras, como:
- Respeitar os termos da posse: Não emprestar o veículo a terceiros, ou utilizá-lo fora do território nacional;
- Dirigir de maneira prudente: Evitando infrações de trânsito de natureza grave ou gravíssima;
- Não estacionar o veículo em local ermo: Com as portas destravadas ou vidros baixados, chave na ignição, documentos e outros objetos de valor;
- Uso inadequado: Não usar o veículo para transporte pago de passageiros e encomendas;
- Não circular em vias impróprias para tráfego: Como praias, dunas, pedras e vias inundadas;
- Tomar cuidado com a integridade do veículo: Não danificar a lataria, pintura, estofamentos ou partes mecânicas do carro.
Você pode conferir a lista completa de circunstâncias que levam à perda da proteção no Contrato de Locação Lokamig.
Desse modo, analisar e escolher a melhor proteção é um passo imprescindível para evitar surpresas e prejuízos ao dirigir um carro alugado.
Carro alugado roubado paga franquia?
A questão do carro alugado roubado pagar franquia é uma das dúvidas mais comuns, e a gente entende o motivo.
- A palavra “franquia” pode parecer um termo complicado, mas é bem simples na prática.
Pense nela como uma pequena parte do prejuízo que você se compromete a pagar. É a sua participação no valor total do dano, em vez de ter que arcar com 100% do custo do carro.
Quando você contrata uma proteção veicular, essa franquia já está prevista em contrato. Ou seja, em caso de roubo, você não precisa se preocupar em comprar um carro novo para a locadora.
- Você paga apenas esse valor menor e fixo, e a locadora se encarrega do restante do processo.
É por isso que escolher uma proteção veicular adequada não é um gasto, mas sim um investimento em tranquilidade.
Ninguém quer ter que pensar na possibilidade de um roubo, mas é sempre bom estar preparado. A franquia é exatamente essa preparação: ela te dá a segurança de que, se o pior acontecer, o prejuízo financeiro será controlado e previsível.
E quando o carro alugado roubado não tem seguro?
Quando o carro alugado é roubado e não há proteção veicular contratada, a responsabilidade legal e financeira recai sobre o motorista.
Isso significa que, nesse cenário, o locatário terá que arcar com 100% do valor do veículo.
A locadora não tem obrigação de cobrir o prejuízo, já que a escolha de não contratar qualquer tipo de cobertura foi do cliente.
- Portanto, não ter uma proteção veicular é uma aposta muito arriscada!
O prejuízo de uma única ocorrência pode ser infinitamente maior do que o custo de uma proteção diária!
Dicas de segurança para carro alugado
Além de escolher a proteção veicular ideal, existem pequenas ações no dia a dia que podem fazer uma grande diferença para a sua tranquilidade ao dirigir um carro alugado.
Não estamos falando em ter medo de dirigir, mas sim em adotar hábitos simples que diminuam os riscos, independentemente de onde você esteja.
Como evitar roubo de carro?
Veja abaixo as principais dicas da polícia para evitar o roubo de carros:
- Evite deixar pertences à mostra: Não dê chances. Itens como bolsas, mochilas, celulares ou notebooks visíveis no banco do carro podem chamar a atenção. O ideal é guardar tudo no porta-malas ou debaixo dos bancos.
- Atenção ao estacionar: Sempre que possível, pare o carro em locais movimentados, bem iluminados e estacionamentos fechados. Se não houver opção, procure uma rua que seja bem visível.
- Planeje sua rota, especialmente à noite: Se for para uma área que você não conhece, vale a pena dar uma olhada no mapa antes de sair.
- Esteja sempre atento: A atenção no trânsito vai além de dirigir. Fique de olho no que acontece ao seu redor, evite distrações e confie na sua intuição se sentir que algo está errado.
- Feche o carro sempre: Parece óbvio, mas na correria do dia a dia, é fácil esquecer. Verifique se as janelas e portas estão trancadas, mesmo que seja por um minuto para comprar algo rápido.
Seja em Belo Horizonte, no interior de Minas Gerais, ou em qualquer parte do Brasil, a realidade é que os índices de roubo de veículos são uma preocupação real para todos.
Por isso, a informação é a sua melhor aliada para se proteger e, mais do que isso, para se preparar para qualquer imprevisto.
Não arrisque a sua segurança e a sua tranquilidade! Acesse o site da Lokamig para conhecer as proteções disponíveis e escolha a que melhor se adapta às suas necessidades.
Se ainda tiver dúvidas, nossa equipe especializada está à disposição para te ajudar a fazer a melhor escolha.
