Fechado desde 2021, o Parque Estadual do Sumidouro foi reinaugurado em novembro de 2024, e hoje, já está aberto para visitação. É nele que fica a Gruta da Lapinha, um dos pontos turísticos mais famosos de Lagoa Santa.
Ainda na época da pandemia, a atração foi desativada devido à morte de animais silvestres nas áreas próximas à lagoa do parque. Cinco anos depois, tudo foi resolvido, e novas medidas de segurança foram incorporadas para garantir a integridade dos visitantes e da fauna local.
“O Parque Estadual do Sumidouro está apto a receber o público com segurança”, e a população já pode “aproveitar para conhecer o parque e suas belezas naturais”, confirmou o Instituto Estadual de Florestas (IEF) em nota oficial à imprensa.
Desse modo, para quem curte ecoturismo e turismo espeleológico (visita a cavernas e grutas), o parque é uma opção imperdível para conhecer em Minas Gerais. No artigo abaixo, vamos mostrar tudo que você precisa saber sobre ele: onde fica, como chegar, quais são as atrações e muito mais.
Leia com atenção e veja como conhecer esse local tão interessante em Lagoa Santa!
Onde fica o Parque Estadual do Sumidouro?
O Parque Estadual do Sumidouro fica nas cidades de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), ao norte da capital mineira. Ele tem área total de 2.004 hectares, e é considerado Unidade de Proteção Integral desde 2011.
Com essa denominação, seu maior objetivo é garantir a preservação cultural e ambiental da região, por meio de projetos de pesquisa, conservação e, mais recentemente, turismo.
O nome do Parque Estadual do Sumidouro se deve à Gruta do Sumidouro, explorada originalmente pelo dinamarquês Peter Wilhelm Lund, conhecido como o “Pai da Palentologia Brasileira”.
Foi lá, em 1835, que o naturalista e arqueólogo encontrou 30 fósseis de homens pré-históricos e animais extintos da chamada “megafauna” – como tigres de dentes de sabre, tatus e preguiças gigantes.
Parque Estadual do Sumidouro: como chegar?
Como você já sabe, o Parque Estadual do Sumidouro fica bem perto de Belo Horizonte, nas cidades de Lagoa Santa e Pedro Leopoldo. Ele está a cerca de 50 KMs do centro de BH, um trajeto de aproximadamente 1 hora e 15 minutos pela Avenida Presidente Antônio Carlos e pela MG-424.
Para chegar ao Parque Estadual do Sumidouro, coloque no GPS o endereço do Museu Peter Lund, em Lagoa Santa, na Rua Nossa Senhora do Rosário. De lá, você pode entrar na Gruta da Lapinha, e a partir daí, conhecer as principais atrações naturais do parque.
O próprio museu já é uma atração à parte, com mais de 80 fósseis transportados diretamente do Museu Natural de Copenhague.
Saindo de Belo Horizonte, a melhor opção para conhecer o Parque Estadual do Sumidouro é alugar um carro. Com um veículo à disposição, você pode deixar a capital de manhã e passar o dia todo explorando o cenário do parque, sem depender de transporte público e com total liberdade.
Uma dica adicional é passar a noite em Lagoa Santa, hospedando-se em uma das várias pousadas da cidade e experimentando o melhor da culinária mineira nos restaurantes do município.
O que fazer no Parque Estadual do Sumidouro
O Parque Estadual do Sumidouro, em Lagoa Santa, oferece um percurso completo para quem busca contato com a natureza e história arqueológica.
Confira as principais atrações para incluir no roteiro da sua viagem:
- Gruta da Lapinha: Principal cartão-postal do parque, possui 511 metros de extensão e 40 metros de profundidade. O trajeto visitável passa por 12 salões com iluminação interna de LED, onde é possível observar formações calcárias como a Cascata de Luz, o Couve-Flor e o Véu de Noiva (na foto acima).
- Lagoa do Sumidouro: É uma lagoa sazonal que faz parte do sistema cárstico da região, ideal para observação de fauna, flora e paisagem.
- Museu Peter Lund: Localizado na entrada da Gruta da Lapinha, o museu organiza o acervo histórico da região. É o local ideal para ver de perto fósseis originais e réplicas de animais da megafauna.
- Trilha do Sumidouro: Um percurso que leva os visitantes a mirantes com vista panorâmica para a lagoa e para os paredões de calcário. Durante a caminhada, é comum avistar aves nativas locais.
- Pinturas rupestres: Em diversos paredões rochosos do parque, como no Paredão do Sumidouro, é possível observar inscrições feitas por populações pré-históricas há milhares de anos.
- Escalada: Para os praticantes de esportes de aventura, o parque possui setores permitidos para a prática de escalada em rocha calcária, sendo uma das referências da modalidade em Minas Gerais.
Para aproveitar todas essas paradas com conforto e otimizar o tempo entre uma trilha e outra, vale a pena alugar um carro! Fica bem mais fácil se deslocar entre o centro de Lagoa Santa e os diferentes acessos do parque.
Horário de funcionamento, preço e ingressos do Parque Estadual do Sumidouro
Se o seu objetivo é planejar a ida ao Parque Estadual do Sumidouro, é importante ficar atento aos horários de funcionamento e garantir seu ingresso com antecedência.
Confira abaixo o horário de abertura e fechamento do Parque Estadual do Sumidouro, o preço dos ingressos e onde comprar:
- Horário de funcionamento do Parque Estadual do Sumidouro: O parque recebe visitantes de terça-feira a domingo, das 8h30 às 17h.
- Acesso à Gruta da Lapinha: A última entrada para o tour guiado na gruta ocorre às 16h.
- Preço do ingresso para o Parque Estadual do Sumidouro: O valor da entrada é de R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada). O bilhete inclui o acesso tanto à Gruta da Lapinha quanto ao Museu Peter Lund.
- Onde comprar: As entradas podem ser adquiridas diretamente pelo site oficial do Parque Estadual do Sumidouro.
Com essas informações, você já tem tudo o que precisa para explorar esse destino histórico no coração de Minas Gerais.
E para garantir o carro ideal para essa viagem e aproveitar o percurso com total autonomia, não deixe de conferir as opções da Lokamig. A locadora tem mais de 40 anos de tradição em Minas Gerais. Boa viagem!
