Pouco conhecida, mas com beleza de sobra, a Via Liberdade já está em operação! Para quem passa pela BR 040, é uma opção imperdível de turismo, história, gastronomia e contato com a natureza.
Você já deve ter assistido a algum filme de Hollywood onde os protagonistas se aventuram em uma jornada de carro pela famosa Rota 66, não é mesmo? Nada evoca mais a sensação de liberdade do que explorar o território nacional por meio de uma viagem de carro!
O que muita gente não sabe é que no Brasil também é possível viver essa experiência. Apresentamos a você a rota turística Via Liberdade!
Acompanhe a leitura e conheça mais sobre a rota turística Via Liberdade que vai fazer você correr para arrumar as malas, alugar um carro e colocar o pé na estrada.
O que é a Rota Turística Via Liberdade?
A rota turística Via Liberdade é considerada a maior rota turística e cultural do Brasil. Oficializada em abril de 2022, ela ainda é pouco conhecida pelos turistas brasileiros e internacionais.
O percurso completo da Via Liberdade soma 1.179 quilômetros de estrada, tendo como referência a BR-040 e passando pelos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e pelo Distrito Federal.
Nesse roteiro, diferentemente dos filmes, a graça não está simplesmente em viajar de carro pelas estradas do país.
- Pelo contrário: a Via Liberdade é uma imersão cultural que percorre mais de 300 cidades.
Durante a jornada, os turistas têm a oportunidade de conhecer a gastronomia, a música, as manifestações culturais, a dança, e os acervos artísticos dos museus e igrejas locais.
Das montanhas ao mar, o viajante pode passar pelas cidades históricas, contemplar a natureza exuberante, se encantar com os patrimônios da humanidade e explorar mais o próprio território nacional.
- Ou seja: é um passeio para ficar gravado na memória e no coração.
Curiosidades sobre a maior rota turística do Brasil
Se você ainda está em dúvida se vale a pena encarar o trajeto da Via Liberdade, vamos mostrar as curiosidades dessa rota turística e os principais motivos para dar um passeio pelas belezas naturais e históricas do Brasil.
Confira e entenda por que essa rota faz tanto sucesso:
Bicentenário da independência do Brasil
Você sabia que a Via Liberdade foi criada em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil e aos 100 anos da Semana de Arte Moderna?
A rota contempla em seu percurso algumas cidades que tiveram grande relevância nesses momentos históricos.
A Via Liberdade percorre parte da história brasileira, desde a fase imperial no Rio de Janeiro, aos movimentos libertários em Minas Gerais, passando pela conquista dos territórios do interior em Goiás, e culminando na Independência e construção de Brasília.
Patrimônios da humanidade
A Via Liberdade na BR 040 se consolida como a maior rota de conservação do país, englobando sete patrimônios da humanidade — tanto históricos quanto naturais.
O percurso passa por 241 cidades em Minas Gerais, 49 no Rio de Janeiro, 16 em Goiás e uma no Distrito Federal.
Dessas cidades, mais de 100 fazem parte do patrimônio histórico brasileiro, sendo que todo o trajeto passa por 70% dos patrimônios históricos tombados do país.
Alto investimento
Para a implementação da Via Liberdade e a estruturação do turismo ao longo da rodovia BR-040, foi destinado um investimento de cerca de R$12 milhões de reais.
O objetivo é fomentar o turismo em todas as cidades envolvidas, além de estimular o desenvolvimento econômico e territorial dessas regiões.
Parte desse valor também integra o acordo de cooperação técnica firmado entre o governo de Minas e a Fecomércio.
A construção envolveu também o Sesc e o Senac para capacitação, promoção, marketing turístico e intercâmbio cultural, isso sem falar no investimento em editais de cultura e turismo.
O que fazer na Via Liberdade?
Agora que você já conhece o percurso da maior rota turística do Brasil, é hora de conferir o que fazer na Via Liberdade.
Listamos a seguir as belezas, atrações e os motivos pelos quais você deve explorar cada cidade que faz parte dessa rota!
Atrações culturais na Via Liberdade
A Via Liberdade é uma oportunidade de ouro para a imersão cultural no patrimônio histórico brasileiro.
Em Minas Gerais, por exemplo, você pode conhecer a Rota Lund, explorada pelo naturalista dinamarquês Peter Lund em suas pesquisas. O trajeto é cheio de visitas a grutas e museus.
Outra experiência inesquecível é parar para conhecer o internacionalmente famoso Instituto Inhotim, que reúne o maior acervo de arte contemporânea do Brasil e é considerado o maior museu ao ar livre do mundo.
Contato com a natureza
A beleza exuberante da natureza já é um espetáculo que faz valer a pena cada quilômetro da Via Liberdade.
A rota turística passa por diversos parques naturais, como o Parque da Serra dos Órgãos (RJ), da Serra do Cipó (MG) e da Chapada dos Veadeiros (GO), que contam com maravilhosas cachoeiras de águas cristalinas.
No trajeto, também é possível conhecer os parques estaduais do Ibitipoca, Itacolomi e Rola Moça, em Minas Gerais.
Arquitetura é patrimônio da rota turística
Na Via Liberdade, a arquitetura é um show à parte.
Você pode se encantar com o caráter histórico das construções em Ouro Preto (MG), e também os toques modernos do Plano Piloto de Brasília (DF) e do Conjunto Arquitetônico da Pampulha (MG) — ambos assinados por Oscar Niemeyer.
Para completar, também fazem parte do itinerário os centros históricos do Rio de Janeiro (RJ), Diamantina (MG) e o conjunto do Matosinhos, em Congonhas (MG).
Delícias da gastronomia
E quanto às gostosuras? Além de se deliciar com saborosos queijos, doces e quitutes artesanais mineiros, você pode desfrutar dos peixes litorâneos, frutos do mar e da culinária de influência baiana presente no Rio de Janeiro.

Já em Goiás, você pode experimentar o delicioso empadão goiano e a galinhada, além do biscoito de queijo que compete com o de Minas Gerais.
O que não faltam são opções de restaurantes deliciosos para você experimentar a gastronomia local.
Música para a Via Liberdade
Ao longo da viagem, você certamente perceberá a influência cultural da música em todo o trajeto.
No Rio de Janeiro, vai se emocionar pelo som suave da bossa nova, que depois se transformará em um animado e alegre samba.
Em Minas, você será levado pela melodia do “Trem Azul”, do famoso Clube da Esquina, que marcou a música popular brasileira.
Ao se aproximar de Goiás, se aproxima também o ritmo do modão sertanejo. E por fim, em Brasília, o rock.
Como você já deve ter percebido, a rota Via Liberdade é um excelente passeio para descansar, se divertir e se aprofundar na cultura brasileira.
- Que tal se programar para cair na estrada neste próximo fim de semana?
Se você deseja viajar com tranquilidade, contando com os melhores veículos disponíveis no mercado, enquanto o seu fica conservado e guardado na garagem, a melhor ideia é alugar um carro.
Conte com a ajuda da Lokamig para encontrar o modelo perfeito, e comece a preparar seu roteiro ainda hoje!
