viagem em família em Minas Gerais viagem em família em Minas Gerais

Viagem em família: 7 destinos para se conhecer em Minas Gerais

10 minutos para ler

Na hora de partir para sua próxima viagem em família, Minas Gerais pode ser o destino perfeito! No estado, você encontra atrações turísticas para todos os públicos — de crianças até idosos.

Em Minas, há cidades para quem deseja se aprofundar na história de nosso país, onde os personagens que aqui moraram influenciaram diretamente os rumos da nação.

Também é possível explorar locais repletos de culinária típica, com cachoeiras e parques que contribuem para um fim de semana inesquecível.

E você, sabe quais são os melhores destinos para conhecer em Minas Gerais? Se ainda tem dúvidas, continue neste artigo e confira nossas sugestões para viajar com a família e com crianças!

1. Viagem em família para Ouro Preto

Ouro Preto é eclética: você terá alternativas suficientes para visitar e se admirar por apenas um fim de semana, além de opções de sobra para ficar por um período mais longo.

Se o seu prazo for curto, no entanto, o melhor caminho é focar nos principais pontos turísticos da antiga capital mineira.

Entre as melhores opções para uma viagem em família a Ouro Preto, podemos destacar as famosas igrejas da cidade. Abertas para visitação, as catedrais são muito mais do que templos religiosos: são uma verdadeira obra de arte e arquitetura do período colonial.

Abaixo, listamos as principais igrejas de Ouro Preto e seus atrativos mais famosos:

  • Igreja de São Francisco de Assis: uma das mais emblemáticas do barroco mineiro, com projeto de Aleijadinho e pinturas de Mestre Ataíde.
  • Igreja de Nossa Senhora do Pilar: considerada uma das mais ricas em ouro do Brasil, impressiona pela opulência e riqueza de detalhes.
  • Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos: com fachada única em estilo ovalado, destaca-se pela importância histórica e cultural da população negra na cidade.
  • Igreja de Santa Efigênia: localizada no alto de uma colina, oferece uma bela vista da cidade e preserva traços da arquitetura barroca mais simples e original.
  • Igreja do Carmo: também com influência de Aleijadinho, é uma parada obrigatória para quem deseja conhecer a arte sacra e os detalhes arquitetônicos do século XVIII.
Bem pertinho de Belo Horizonte, Ouro Preto é uma dos destinos mais charmosos do interior mineiro. Foto: Reprodução
Bem pertinho de Belo Horizonte, Ouro Preto é uma dos destinos mais charmosos do interior mineiro. Foto: Reprodução

Mas não é só isso! Em uma viagem a Ouro Preto, você também pode conhecer os museus, os casarões históricos, e fazer um passeio nas antigas minas de ouro.

Isso sem falar nos restaurantes de Ouro Preto, conhecidos no Brasil inteiro pelo que há de melhor na culinária mineira.

2. Visite Lavras Novas com a família

Lavras Novas é um dos 13 distritos de Ouro Preto. Ou seja: é super fácil conhecer os dois locais em uma mesma viagem.

No distrito, você pode levar a família, dos pequenos aos idosos, para admirar os casarões presentes nas poucas ruas locais.

Além disso, a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, do século XVIII, é uma parada obrigatória para quem conhece a região.

Lavras Novas é perfeita para uma viagem em família em Minas Gerais
Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres em Lavras Novas. Foto: Reprodução

No entanto, o que realmente chama atenção ali são as trilhas e cachoeiras. Entre as muitas opções disponíveis, a cachoeira dos Namorados é ideal para quem viaja com crianças, pois a queda é fraca e forma um poço raso, perfeito para banho.

A 6 km da avenida principal de Lavras Novas, vale a pena visitar a Represa do Custódio, com acesso fácil por meio de trilha.

E se você estiver interessado em conhecer um local que parece ter parado no tempo, coloque o Vilarejo de Chapada no seu roteiro.

A vila se parece com um cenário de conto de fadas, perfeito para quem viaja por Minas Gerais com crianças. Ali também fica a Cachoeira do Castelinho, uma das mais bonitas da região.

3. O que fazer em Santana dos Montes?

Santana dos Montes é outro exemplo perfeito do Brasil Colônia. A cidade surgiu em uma época em que as vilas que exploravam ouro necessitavam de mantimentos para a subsistência.

Portanto, sua principal fonte de renda era a agropecuária, o que fez com que Santana dos Montes ganhasse o nome de “a cidade das fazendas”.

A cerca de 140 km de distância de Belo Horizonte, Santana dos Montes também é famosa por suas atrações de turismo natural.

Lá, a Cachoeira do Santinho é o destino preferido dos turistas. Mas não vale a pena ficar apenas alguns minutos, tudo bem? É muito melhor reservar uma tarde inteira para curtir com a família.

Outra atração turística de Santana dos Montes é a rota das fazendas, com opções como a Fazenda Guarará, Fonte Limpa e do Tanque.

Fazenda do Tanque, em Santana dos Montes, Minas Gerais. (Via: Viajei Bonito - Por Gisele Rocha)
Fazenda do Tanque, em Santana dos Montes, Minas Gerais. (Foto: Viajei Bonito – Por Gisele Rocha)

Em todas essas fazendas, você praticamente entrará em uma máquina do tempo direto para os séculos passados.

Uma dica extra para quem não conhece a cidade é baixar todos os mapas no celular, pois o sinal da internet é fraco ou inexistente em alguns locais.

É por isso que Santana dos Montes também faz muito sucesso com quem deseja se desconectar do mundo digital e passar alguns dias em contato direto com a natureza… e com aquele cafezinho saído direto do fogão de lenha.

4. Roteiro de viagem para Tiradentes

Se você deseja descansar em uma cidade que encanta os olhos de qualquer visitante, Tiradentes é o destino certo.

Estar ali faz você se sentir em um passado muito distante do nosso.

Viajar para Tiradentes é um programa imperdível. Foto: Reprodução
Viajar para Tiradentes é um programa imperdível. Foto: Reprodução

Bem conservada, a cidade de Tiradentes conta com museus, igrejas, casarões antigos, e restaurantes para você curtir o melhor da gastronomia mineira.

A Matriz de Santo Antônio é uma das principais igrejas da cidade, mas não deixe de visitar as Igrejas de Nossa Senhora do Rosário e da Santíssima Trindade, pois valem muito a pena!

  • E se a família quiser se sentir exatamente no século XVIII, que tal um passeio de charrete pela cidade?

5. Cordisburgo: o lar de Guimarães Rosa

Cordisburgo é a terra do escritor Guimarães Rosa, um dos mais importantes autores da literatura mineira.

Na cidade, você pode visitar a casa onde ele morou e a Gruta de Maquiné em um único dia (as atrações turísticas são bem próximas).

A localização de Cordisburgo também é privilegiada, a apenas 120 km de distância de Belo Horizonte — é super fácil alugar um carro e partir em um bate e volta.

Gruta de Maquiné, em Cordisburgo, é uma das mais famosas de Minas Gerais. Foto: Mananciais Viagens
Gruta de Maquiné, em Cordisburgo, é uma das mais famosas de Minas Gerais. Foto: Mananciais Viagens

A Gruta de Maquiné foi descoberta por Peter Lund, em 1835. Hoje, é aberta para visitantes e tem uma infraestrutura excelente para receber os turistas.

Ao total, são 7 salões em seu interior, com caminhos seguros e iluminados.

6. Viagem em família para Catas Altas

Mais um refúgio para mostrar que não falta o que fazer em terras mineiras! Catas Altas é uma cidade pequena, de apenas 5 mil habitantes, e que oferece experiências incríveis aos visitantes.

Em Catas Altas, o Santuário do Caraça é o destino preferido dos turistas. É nele que fica a primeira igreja neogótica do Brasil.

Santuário do Caraça, uma belíssima construção que data do século XVIII. (Via: Viagens Possíveis)
Santuário do Caraça, uma belíssima construção que data do século XVIII. (Via: Viagens Possíveis)

Outra opção interessante é conhecer o Bicame de Pedra — uma obra feita pelas pessoas escravizadas para coletar água da Serra do Caraça!

Se o seu objetivo é passar a noite em Catas Altas, escolha as épocas mais frias. As temperaturas baixas são ideais para experimentar o vinho de jabuticaba, de produção local.

7. Quais são as atrações de Belo Vale?

Por fim, temos Belo Vale, mais uma cidade famosa pelo patrimônio histórico e natural.

Belo Vale fica a 72 km de Belo Horizonte, e tem uma infraestrutura ideal para receber turistas. Ali, você pode conhecer a Fazenda Boa Esperança, construída por escravos no século XVIII.

Belo Vale também tem pousadas para famílias que desejam passar alguns dias rodeados de belas paisagens. (Foto: Casal Mil)
Belo Vale também tem pousadas para famílias que desejam passar alguns dias rodeados de belas paisagens. (Foto: Casal Mil)

Para quem se interessa pela história do Brasil, há o único museu nacional destinado apenas ao povo escravizado: o Museu do Escravo.

Seu acervo conta com peças e utensílios utilizados pelos fazendeiros da época, além de instrumentos que demonstram a riqueza cultural da população trazida da África.

Os melhores lugares para viajar com crianças em Minas Gerais

Sabia que Minas Gerais tem hotéis perfeitos para as crianças? Neles, você pode criar uma experiência inesquecível para os pequenos, e ao mesmo tempo, relaxar na natureza.

Abaixo, listamos alguns dos melhores lugares para viajar em Minas com família e com crianças:

  • Hotel Fazenda Vale Amanhecer – Igarapé: Localizado a apenas 50 km de Belo Horizonte, o hotel oferece estrutura completa para crianças: parquinho, piscina infantil, passeios de charrete e muito contato com animais. Uma excelente opção para famílias que querem curtir o interior de Minas sem ir muito longe.
  • Tauá Resort Caeté – Caeté: Um dos destinos mais famosos para viagens com crianças em Minas, o resort conta com recreação monitorada, piscinas aquecidas, espaço kids e até programação especial para os pais relaxarem.
  • Hotel Fazenda Santa Marina – Itabirito: Com foco na vivência rural, o Santa Marina permite que as crianças tenham contato direto com a natureza, conhecendo hortas, animais e trilhas.
  • Parque das Águas – Caxambu: Se a ideia é combinar lazer com bem-estar, o Parque das Águas de Caxambu é um ótimo destino. A cidade oferece hotéis com estrutura para crianças, além de passeios de teleférico, pedalinho, jardim sensorial e muito verde.
  • Serra do Cipó – Santana do Riacho: Para famílias aventureiras, a Serra do Cipó é ideal. Além das cachoeiras e trilhas leves, há pousadas que oferecem acomodações familiares, áreas de lazer e contato intenso com a natureza.

Alugue um carro para viajar em Minas Gerais com crianças

Para fazer uma viagem em família com segurança e comodidade, o ideal é alugar um veículo! E para isso, você conta com a Lokamig.

Ao viajar em um carro alugado, você não se preocupa com manutenção e depreciação: o que é ainda mais importante quando falamos de estradas de terra e chão batido.

O aluguel de carros também oferece conforto e comodidade para o turismo sem dores de cabeça com o transporte público — que, em locais pequenos, tende a ser um pouco mais escasso e complicado.

Ao invés de comprar várias passagens de ônibus, que tal alugar um carro e dividir as diárias entre todos os passageiros? Consulte o catálogo da Lokamig, entre em contato com nossos consultores e encontre o carro perfeito!

Posts relacionados

Deixe um comentário