Quando chega o carnaval, você é do tipo de pessoa que prefere fugir dos blocos e curtir o feriadão num lugar mais tranquilo, bem longe da multidão?
- Então, uma boa opção para escapar do agito é viajar no Carnaval e conhecer as cidades de Minas Gerais!
O estado conta com várias regiões que oferecem dias relaxantes com paisagens inesquecíveis e contato mais próximo com a natureza.
Afinal, fazer isso ajuda a recarregar as energias para verdadeiramente iniciar o ano com o pé direito.
Pensando nisso, elaboramos este artigo com diversas cidades mineiras para você aproveitar e explorar trilhas, reservas naturais e fazer passeios ecoturísticos.
Continue a leitura e escolha para onde você vai viajar no carnaval!
Viajar no Carnaval para Conceição do Mato Dentro
Por ser uma cidade pequena, Conceição do Mato de Dentro fornece aos turistas aquela sensação de aconchego e calmaria.
No entanto, isso não significa que ela é recomendada apenas para quem só quer relaxar, já que os aventureiros de plantão podem se arriscar a conhecer a Cachoeira do Tabuleiro.

Esse é um atrativo de difícil acesso, por isso, recomenda-se a contratação de guias turísticos para auxiliar na caminhada.
Como é a terceira maior queda d’água do Brasil, sendo também considerada uma das mais bonitas, a Cachoeira do Tabuleiro vale a visita.
O que fazer em Monte Verde no Carnaval?
Com um clima montanhoso de cidade romântica e bucólica, apelidada de Campos do Jordão mineira, Monte Verde também é um ótimo destino para quem deseja fugir da folia.
Ao chegar ao local, você logo se esquece da confusão das grandes cidades e se depara com construções rústicas e ruas recheadas de verde.

Dessa forma, é um bom lugar para relaxar, conhecendo museus, galerias e lojas, mas os aventureiros também podem encontrar emoção na cidade.
Isso porque existe o ecoturismo por meio das conhecidas trilhas, que são o do Pico Selado e a Pedra Redonda, principalmente, e uma enorme tirolesa localizada a 70 metros do chão e um quilômetro de queda.
Atrações de Brumadinho no Carnaval
Localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, a cidade de Brumadinho está a apenas 60 km de distância da capital.
Ela é um dos principais polos turísticos e culturais do estado, oferecendo opções de passeios para todos os gostos.

Quem gosta de contato com a natureza pode conhecer o Parque Estadual do Rola Moça, que conta com cachoeiras, trilhas e mirante.
Já para os amantes da cachaça, o roteiro Rota da Cachaça é imperdível, pois mostra a produção da bebida e a história de produtores locais.
Por fim, aos que apreciam a arte, o Instituto Inhotim é parada obrigatória, sendo considerado o maior centro de arte ao ar livre de todo o mundo.
Roteiro de viagem: Ibitipoca
Para quem gosta conhecer lugares com paisagens que parecem ter sido desenhadas, Ibitipoca é a cidade certa para viajar no carnaval.
O local conta com o Parque Estadual de Ibitipoca, que tem 1.488 hectares permeados por piscinas naturais, grutas, cachoeiras e trilhas.

Para conhecer o parque, você pode escolher uma das três trilhas, sendo o Circuito das Águas considerado o mais tranquilo para pessoas que não têm muita resistência física. Já a Janela do Céu é a mais requisita por fornecer uma vista exuberante.
Após o passeio, ainda é possível se deliciar com o ambiente calmo da cidade, passeando pelas lojas, bares e restaurantes do centro.
Viajar no Carnaval: Caldas
Se você procura uma cidade pequena cercada de cachoeiras e morros, Caldas é a escolha certa.
O local é um dos mais antigos do interior mineiro, contando com apenas 14 mil habitantes e, por isso, é ideal para quem quer fugir da multidão no carnaval.

Durante o feriadão, vale a pena conhecer a culinária mineira produzida na região, como doces, vinhos e biscoitos.
Já em relação aos passeios, você pode visitar o parque em Pocinhos do Rio Verde e caminhar pela trilha da Pedra Branca e da Pedra do Coração.
Quando é o Carnaval de Carrancas?
Em Carrancas, o carnaval acontece 15 dias antes do calendário oficial devido à tradição religiosa da cidade.
Durante o feriado, muitos moradores deixam a cidade e se locomovem para retiros espirituais. Então, se você deseja calmaria, não precisa se preocupar com blocos e demais festividades pela cidade.

Por ser um destino perfeito para os amantes do ecoturismo, Carrancas ganhou o apelido de “Cidade das Cachoeiras“, já que, ao todo, existem mais de 70 delas!
Recomendamos a visita ao Complexo da Zilda, que tem um escorregador natural. Outra opção é visitar o complexo de Vargem Grande, que oferece paisagens naturais belíssimas como as águas límpidas do Poço Esmeralda.
Cachoeiras e natureza em Aiuruoca
Assim como Carrancas, Aiuruoca comemora o carnaval antecipadamente. Nesse caso, acontece uma semana antes do calendário nacional.
A cidade tem quase 80 cachoeiras, e a Cachoeira dos Garcias é uma das mais emblemáticas, com os seus 30 metros de altura.

Existem ainda outras quedas d’água que merecem sua visita, como a Cachoeira do Tombo, a do Batuque e a das Fadas. Chegando a esses locais, basta se esticar nas pedras, tomar sol e aproveitar a tranquilidade da natureza.
O ponto turístico mais conhecido é o Pico do Papagaio, localizado no Parque Estadual da Serra do Papagaio. Além dele, também vale a pena visitar a Reserva Ambiental do Mututu e o Vale dos Garcias.
O que fazer na Serra da Canastra?
A Serra da Canastra é um destino turístico para quem gosta de emoção!
Para aproveitá-la, você precisa conhecer o Parque Nacional da Serra da Canastra, que é dividido em duas partes, sendo a primeira a parte alta, que tem três portarias, e a parte baixa, com apenas uma portaria.
A vegetação desse parque apresenta uma transição entre a Mata Atlântica e o Cerrado, que é um dos pontos positivos do local.
Por outro lado, um ponto negativo é a falta de infraestrutura, inclusive das estradas, que são de terra.
Ao visitá-lo, você se depara com diversas cachoeiras belas, em especial a Cachoeira Casca D’Anta, que é a mais famosa e pode ser acessada tanto pela parte alta quanto pela baixa.
Além disso, no parque, você pode fazer rapel, canoagem e motocross. Depois do passeio, não se esqueça de provar o verdadeiro queijo Canastra!

Independentemente da sua escolha para viajar no carnaval, é fundamental fazer um planejamento para que a experiência seja proveitosa.
Afinal, você não quer sofrer com imprevistos desagradáveis, não é mesmo? Uma das maneiras de evitar isso é fazer a locação de carro para transitar tranquilamente pela cidade.
Então, já decidiu para onde vai? Entre em contato com a Lokamig e reserve o carro ideal ainda hoje!
