O Brasil é repleto de lugares incríveis para conhecer, e viajar é uma ótima maneira de ver bem de perto paisagens únicas no país. O interior de Minas Gerais, por exemplo, encanta pela natureza exuberante, cachoeiras e montanhas, além de um clima muito gostoso.
É claro que Belo Horizonte, a capital do estado, oferece muitas atrações turísticas… Mas é no interior de Minas Gerais que há ainda mais opções de viagens interessantes.
Se você gosta de se conectar com a natureza, passar dias mais tranquilos e desbravar cidadezinhas históricas, é hora de preparar as malas e partir rumo a uma aventura inesquecível.
Além de tudo isso, na maioria das vezes, as cidades contam com estradas de fácil acesso para pegar o carro e seguir viagem.
Quer conhecer algumas opções de cidades para visitar no interior de Minas Gerais? Confira abaixo uma seleção que preparamos exclusivamente para você.
1. Carmo do Rio Claro é uma joia no interior de Minas Gerais
A cidade de Carmo do Rio Claro, no interior de Minas Gerais, tem uma paisagem de tirar o fôlego e ainda fica em torno da Represa de Furnas.
Com isso, você pode fazer vários passeios ao ar livre, praticar esportes e caminhadas e, se quiser, até mesmo acampar com a família ou amigos.
Outra opção é a Serra da Tormenta, mais um belo cenário com uma cidadezinha típica do campo à vista.

E para quem gosta de visitar museus, a região conta com o Museu de Arqueologia Indígena Antônio Adauto Leite, com fotos retratando a cultura dos povos originários, além de peças e obras que contam toda a história desse povo.
Aliás, esse é um ótimo passeio para quem viaja com crianças, já que é uma verdadeira imersão na cultura brasileira e nos povos que ajudaram a construí-la.
Carmo do Rio Claro fica a 374 km de BH, perto da divisa com São Paulo e de cidades como Passos e Alfenas.
2. Aiuruoca: o que fazer na cidade?
Situada no sul de Minas, Aiuruoca fica na Serra da Mantiqueira. O que fazer na cidade? Entre outros atrativos imperdíveis, ela tem cachoeiras lindas, montanhas e trilhas naturais.
Gastronomia, cultura e mirantes completam a experiência de visitar a cidade, que fica a 413 km de Belo Horizonte.

O ponto turístico mais famoso de Aiuruoca é o Pico do Papagaio, com mais 2 mil metros de altitude e uma belíssima visão do pôr do sol, seja no inverno ou no verão.
Quanto às cachoeiras, não perca a Cachoeira dos Macacos, uma das mais famosas da região. O acesso é feito por uma trilha bem fácil e que vale muito a pena encarar.
3. Conceição do Mato Dentro fica perto de onde?
Temos aqui mais uma incrível opção para quem adora praticar ecoturismo!
A cidade de Conceição do Mato Dentro, a 164 km de BH e no coração da Serra do Espinhaço, tem uma atração imperdível: o Parque do Tabuleiro.
- Por lá, você vai visitar várias piscinas naturais, quedas d’água, e muito mais!

Além disso, a cidade é bem antiga, com mais de 300 anos, fazendo parte do Circuito Estrada Real e do Circuito Parque Nacional da Serra do Cipó.
Em Conceição do Mato Dentro, você encontra um cenário repleto de histórias, ainda do tempo da colonização do Brasil. A arquitetura barroca, por exemplo, é um dos encantos únicos da região.
4. Cidades no interior de Minas Gerais: Delfinópolis
Continuando pelo interior de Minas Gerais, chegamos à cidade de Delfinópolis, a 425 Km de Belo Horizonte.
A cidade tem mais de 150 cachoeiras, todas elas conhecidas por suas águas geladas e cristalinas, mesmo nos dias mais quentes de verão.
- Ou seja: é o lugar perfeito para escapar do calor, tomar um banho delicioso, e se espreguiçar no sol.

A região de Delfinópolis também é uma ótima opção para fazer caminhadas e trilhas, como as da Casinha Branca (na foto acima), Caminho do Céu, Chapadãozinho, e mais.
Além disso, os moradores da cidade são muito receptivos e oferecem hospedagens simples, em uma experiência típica do interior de Minas Gerais.
5. São Lourenço no Circuito das Águas
Outra joia do interior de Minas Gerais, a cidade de São Lourenço faz parte do Circuito das Águas. Situada no sul de MG, ela fica na Serra da Mantiqueira.
Para chegar a São Lourenço saindo de Belo Horizonte, a distância é de 386 km, o que dá uma média de 4 a 5 horas de estrada.
A estrada de Belo Horizonte a São Lourenço é uma atração à parte, considerada uma das mais bonitas de todo o Brasil.
- Sendo assim, o que tem para fazer em São Lourenço?
As atrações turísticas da cidade incluem o Parque das Águas, o Trem das Águas, a gastronomia local, os hotéis fazenda e até mesmo o voo de balão.

Não se esqueça de fazer a Rota do Café para ter uma experiência ainda mais imersiva na cultura de Minas Gerais!
6. O que fazer em Poços de Caldas?
Podemos dizer, sem dúvidas, que Poços de Caldas é uma das mais famosas cidades do interior de Minas Gerais, principalmente para os turistas.
Poços de Caldas, a 466 km de BH, é conhecida por suas piscinas de águas naturalmente aquecidas.
Algumas delas, inclusive, têm propriedades termais, sulfurosas, radioativas e alcalinas: um convite a banhos de imersão.
A cidade também abriga várias lojas que vendem cristais de Murano, uma ótima lembrancinha mineira para presentear os amigos ou decorar a casa.
Outro ponto turístico de Poços de Caldas é a Serra de São Domingo, ideal para fazer voos livres e admirar a natureza da região.

Com essas 6 opções de destinos para visitar em Minas Gerais, você poderá aproveitar ao máximo tudo que o estado tem a oferecer e viver experiências maravilhosas em todos os sentidos: na culinária, em visitas históricas, em contato com a natureza e muito mais.
- Outra vantagem de apostar nessa viagem é poder fugir um pouquinho da rotina corrida da capital.
Para visitar essas cidades do interior de Minas Gerais, você pode comprar um seminovo ou alugar um carro 4×4 — ideal para viagem em estrada de terra e terrenos acidentados.
Conte com a ajuda da Lokamig, você encontra o veículo perfeito para viajar de Belo Horizonte ao interior de Minas! Entre em contato com nossa equipe especializada e comece a planejar o roteiro ainda hoje.
