Se você quer fazer uma atividade diferente e praticar um esporte radical, rapel pode ser a escolha de lazer ideal para seu perfil. Essa é uma prática muito popular em vários lugares do mundo e no Brasil não é diferente.
- Em nosso país, há várias opções interesses para praticar rapel em Minas Gerais.
Conheça, nesta leitura, o que é rapel e como funciona esse esporte. Após, uma das melhores cidades do Estado para praticar essa atividade, os níveis de dificuldade, as alturas e demais características de cada ponto para realizar o desporte.
Boa leitura!
O que é rapel e como funciona esse esporte?
Rapel é um esporte radical criado a partir de técnicas do alpinismo. Ele utiliza cordas e outros equipamentos para descer paredões, vãos livres e outras edificações.
Essa é uma atividade que requer o acompanhamento de especialistas, instruções básicas e até cursos preparatórios.
Além disso, trata-se de um esporte praticado essencialmente em grupo, pois cada um dos integrantes deve se preocupar com a segurança do companheiro, questionando eventualidades que podem gerar incidentes.
Quais são as 5 melhores cidades para praticar rapel em Minas Gerais?
Lavras Novas
Lavras Novas é um distrito localizado a 20 km da cidade de Ouro Preto, conhecido pelas suas belezas naturais. No vilarejo há montanhas, cachoeiras e mirantes que atraem turistas de todos os lugares do país.

Os locais preferidos dos rapelistas são a cachoeira do Areião e a Serra do Buieié, onde há descidas de variados níveis de dificuldades e alturas que vão de 20 a 50 metros.
São Roque de Minas
Esse é um dos lugares mais procurados para o turismo de aventura. Isso ocorre pelo fato de a cidade ser privilegiada e dar acesso ao Parque Nacional da Serra da Canastra.
No local, há diversas cachoeiras que favorecem a prática de canionismo (exploração progressiva de rio) e rapel. Entre as cachoeiras estão a do Nego e do Capão Forro.
Mas ainda há outra cachoeira que se destaca na região, que é a Casta d’Anta, com cerca de 186 metros. Essa é a maior queda do Rio São Francisco e é o atrativo turístico mais chamativo da Serra da Canastra.
O acesso ao local é facilitado tanto para uma parte alta quanto para uma baixa da serra, podendo ser feitas por estrada de terra.
Rapel em Belo Horizonte
Não é somente no interior do Estado que estão bons lugares para praticar o esporte.
Na capital de Minas Gerais, especificamente no limite entre Nova Lima e Belo Horizonte, as duas pontes (P1 e P2) são estruturas urbanas utilizadas para por todos os aventureiros que querem sentir mais adrenalina.
A altura de uma das pontes tem cerca de 15 metros e é de fácil acesso, pois está no bairro Belvedere. A segunda ponte conta com 45 metros, mas é necessário percorrer uma trilha para chegar até o local.
Rio Acima
Situada a 35 km de Belo Horizonte e com 9 mil habitantes, o território está totalmente inserido em uma região de proteção ambiental e tem várias cachoeiras, como também o trecho da Estrada Real.

Uma das cachoeiras, chamada de Chica Dona, é o ponto mais famoso para os praticantes de rapel, pois ela é feita dentro da queda d’água e chega a 60 metros de altura.
Capitólio
A cidade de Capitólio está localizada no sudoeste do estado de Minas Gerais, próxima à Serra da Canastra, trata-se de uma das 34 cidades banhadas pelo Lago de Furnas.
A região se destaca por vários cânions e trilhas cercadas por vegetação nativa.
Entre os diversos locais disponíveis para praticar rapel, se destaca a ponte do Rio Turvo.

Existem vários pontos atrativos para praticar rapel em Minas Gerais e, apesar de ser um esporte diferente e emocionante, é fundamental realizá-lo com segurança.
Tenha os materiais adequados e o acompanhamento de especialistas para isso.

