Vamos explicar se é possível assinar carro com nome sujo Vamos explicar se é possível assinar carro com nome sujo

Posso assinar carro com nome sujo? Confira as regras

8 minutos para ler

É possível assinar carro com nome sujo? Em 2025, mais de 70 milhões de brasileiros estão negativados, de acordo com um estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), e por isso, a dúvida é bastante natural.

Cada caso é um caso, mas de maneira geral, a resposta é não. Não é possível (ou, no mínimo, não é comum) assinar carro com nome sujo. 

Afinal, a imensa maioria das empresas que trabalham com o modelo de carro por assinatura adotam algum tipo de análise de crédito antes da assinatura do contrato.

  • O motivo é simples: para assinar um carro, o interessado deve comprovar a capacidade financeira necessária para pagar a assinatura em dia e arcar com as responsabilidades relacionadas ao veículo.

No artigo abaixo, vamos explicar em detalhes por que não é comum assinar carro com nome sujo, e te ensinar a encontrar um modelo de assinatura que cabe no seu bolso.

Vamos mostrar também dicas de especialistas para organizar sua vida financeira e, caso já esteja com o nome sujo, se livrar das restrições de crédito. Acompanhe!

Pode assinar carro com nome sujo?

Essa é uma pergunta frequente para muitos brasileiros que buscam mobilidade, mas se deparam com restrições no CPF. 

  • A realidade é que, na maioria dos casos, não é possível assinar um carro com o nome sujo. 

Quando são poucas dívidas de pequeno valor, a pessoa até pode conseguir passar pela análise. Mas, à medida que o CPF é incluído em cadastros de maus pagadores pelas empresas de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, a situação fica bem mais difícil.

Como citamos, as empresas de assinatura de veículos, assim como as de locação, realizam uma análise de crédito detalhada antes de formalizar qualquer contrato.

Essa análise é um procedimento padrão, e extremamente importante para as locadoras. 

Afinal, ela assegura que o cliente possui a capacidade financeira de cumprir com os pagamentos mensais e outras obrigações contratuais. 

O carro por assinatura, vale lembrar, é um compromisso de longo prazo (no mínimo 12 meses). Dessa forma, a estabilidade financeira do assinante é um elemento central para a segurança de ambas as partes.

Se você se interessa pelo modelo de carro por assinatura, mas está com nome sujo, pode encarar essa situação como uma oportunidade para reestruturar suas finanças. 

Ter o nome limpo não só abre as portas para a assinatura de um veículo, mas também para um leque maior de serviços, como empréstimos bancários e financiamento de imóveis.

Ao final do artigo, vamos mostrar algumas dicas práticas para você limpar o nome e evitar outras restrições de crédito; acompanhe. 

Por que não é possível assinar carro com nome sujo?

A restrição de assinar um carro com o CPF negativado se baseia em critérios de segurança e responsabilidade financeira. 

Tanto as locadoras quanto as empresas de assinatura de veículos precisam garantir a sustentabilidade de seus negócios e a segurança de seus ativos. 

Veja os principais motivos:

  • Análise de risco de crédito: A principal razão é a avaliação do risco de inadimplência. Empresas de assinatura de veículos operam com contratos de longo prazo e precisam ter certeza de que o cliente honrará os pagamentos. 
  • Proteção do patrimônio: O veículo é um bem de alto valor. Em caso de inadimplência, a recuperação do bem e dos valores devidos pode ser um processo caro e complexo. 
  • Conformidade com políticas internas: As locadoras possuem políticas de crédito bem definidas, alinhadas às práticas do mercado financeiro. Elas são desenvolvidas para evitar perdas e garantir a saúde financeira da operação.
  • Manutenção da qualidade do serviço: Ao selecionar clientes com perfil financeiro adequado, as empresas conseguem manter a qualidade dos seus serviços, investindo em frotas novas, manutenção preventiva e um atendimento de excelência.
  • Burocracia e custos de recuperação: Lidar com clientes inadimplentes gera custos adicionais com processos jurídicos, cobranças e recuperação de veículos.

Ou seja: a análise de crédito é uma medida de proteção para as empresas e, indiretamente, para o mercado como um todo, que busca operar de forma saudável e sustentável.

Carro por assinatura: quais são os requisitos?

Os requisitos para para assinar um carro variam de acordo com cada locadora. De todo modo, a grande maioria exige análise prévia de crédito e comprovação de estabilidade financeira.

Vale ressaltar que essa análise é baseada em sistemas de inteligência de crédito que analisam diversos fatores para liberar (ou negar) o cadastro. 

Para o MyCar — o carro por assinatura da Lokamig — os requisitos de contratação são os seguintes: 

  • Ser maior de 21 anos;
  • Ter CNH há pelo menos 2 anos;
  • Apresentar a documentação solicitada;
  • Passar pela análise de crédito.

A partir daí, é só escolher a categoria do carro e contar com a ajuda da nossa equipe especializada para sair dirigindo!

Nome sujo perde CNH?

A possibilidade de perder a CNH por estar com nome sujo tira o sono de muitos motoristas brasileiros!

Mas calma: de maneira geral, você não vai perder a Carteira de Motorista por estar com o nome sujo e o CNPJ negativado.

Em 2023, o Supremo Tribunal Federal (STF) admitiu a possibilidade de apreensão da CNH e do passaporte para pessoas inadimplentes. Isso é verdade — mas não significa que todo mundo que está com dívidas vai perder a Carteira de Motorista.

O que pode acontecer é a perda da CNH por nome sujo caso haja uma decisão judicial que determine a medida. 

“Para que a medida coercitiva seja aplicada, esta deve partir da determinação de um juiz através de uma ação judicial, portanto os procedimentos administrativos como a negativação do nome (…) não têm o poder de determinar este tipo de medida”, explica o advogado Philipe Monteiro Cardoso

Na prática, a apreensão da CNH por dívidas é bastante rara, e só costuma acontecer em casos que envolvem valores muito elevados, e com tramitação já concluída na Justiça.

Há ainda outro porém: quem usa a CNH para trabalhar não pode perder o documento por dívidas. 

Quantos brasileiros estão com nome sujo?

Como citamos, um estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) comprova que o endividamento é um problema contínuo para as famílias brasileiras.

Só em junho de 2025, 71,28 milhões de consumidores estavam com o nome sujo. O número engloba cerca de 42,8% da população adulta economicamente ativa. 

As estatísticas da CNDL revelam também que o número de inadimplentes cresceu 7,7% em comparação com o mesmo período do ano passado.

“É preocupante constatar que a inadimplência segue em patamares tão elevados, atingindo um novo pico em junho. A persistência desse cenário evidencia a dificuldade contínua que o brasileiro enfrenta para manter o equilíbrio financeiro”, afirma José César da Costa, presidente da CNDL.

Como limpar o nome? Dicas do Serasa e SPC

Ninguém gosta de ficar endividado, não é mesmo? Pensando nisso, listamos abaixo as principais dicas do Serasa e do SPC para limpar o nome e deixar de ter restrições no crédito. Confira:

  • Negocie suas dívidas: Entre em contato com os credores para renegociar os valores e condições de pagamento. Muitas empresas oferecem descontos e parcelamentos especiais para quem busca quitar seus débitos.
  • Organize suas finanças: Faça um levantamento de todas as suas receitas e despesas. Crie um orçamento detalhado para identificar onde seu dinheiro está indo e onde você pode cortar gastos desnecessários.
  • Corte gastos supérfluos: Analise seu orçamento e elimine despesas que não são essenciais. Pequenas economias diárias podem fazer uma grande diferença no longo prazo.
  • Busque uma renda extra: Considere formas de aumentar sua receita, seja por meio de um trabalho freelancer, venda de itens que não usa mais ou outras atividades que gerem dinheiro.
  • Mantenha o nome limpo: Após quitar suas dívidas, monitore seu CPF regularmente para evitar novas negativações. Crie o hábito de pagar as contas em dia e use o crédito de forma consciente.

Limpar seu nome é um ótimo ponto de partida para ter acesso a serviços como o MyCar, o carro por assinatura da Lokamig. 

Com ele, você terá um veículo zero km com tudo incluso (IPVA, seguro, manutenção e documentação) e com o melhor custo-benefício do mercado.

Comece hoje a reorganizar sua vida financeira e conquiste a mobilidade que você merece: clique aqui para saber mais sobre o MyCar!

Posts relacionados