Você sabia que ter um carro na garagem é o desejo de 4 em cada 10 consumidores brasileiros? É isso que afirma a pesquisa “Intenção de Compra 2025“, promovida pelo site WebMotors.
Nesse cenário, o que muita gente não sabe é que transformar esse sonho em realidade pode ser mais simples do que se imagina. O segredo está em uma modalidade de locação que tem crescido em popularidade no Brasil e no mundo: o carro por assinatura.
Na prática, a assinatura traz a experiência de dirigir um carro zero, sem as preocupações e dores de cabeça relacionadas à compra, como impostos e taxas burocráticas.
Sendo assim, será que é melhor assinar ou comprar carro? A resposta final depende do perfil do interessado, de suas necessidades e do que ele pretende fazer com o automóvel.
Para te ajudar a tomar sua decisão da melhor maneira possível, vamos mostrar abaixo como escolher entre assinar ou comprar carro zero!
Acompanhe e veja qual modalidade mais se encaixa no seu estilo. Confira também os principais diferenciais do MyCar, o carro por assinatura da locadora Lokamig.
Como funciona assinar um carro?
Conhecido como uma maneira inteligente e dinâmica de dirigir, o carro por assinatura é uma modalidade de locação baseada na experiência do motorista, em vez da posse do veículo.
Ao assinar um carro, o condutor paga uma mensalidade fixa que reúne as principais despesas do veículo (como IPVA, emplacamento, licenciamento, manutenção preventiva e outras taxas) e garante o direito de usar o automóvel como seu durante o período estabelecido em contrato.
Diferentemente do aluguel tradicional, que contempla períodos pontuais, a assinatura é mais duradoura, partindo de 12 meses.
O modelo de assinatura de carro, em termos mais práticos, é bastante parecido com o da assinatura de streamings. Veja abaixo como funciona:
- Personalização do plano: Com liberdade e flexibilidade, o assinante escolhe a categoria do carro no catálogo disponível, a duração do contrato (a partir de 12 meses) e a franquia de quilometragem mensal.
- Mensalidade: O valor da mensalidade é fixo, e por isso, o assinante sempre sabe quanto vai gastar com o carro no final do mês. Como citamos, esse valor inclui quase todos os custos associados ao automóvel, como IPVA, licenciamento, proteção e manutenção preventiva.
- Utilização do carro: O assinante usa o carro durante todo o período do contrato, de acordo com a duração definida e a franquia de quilometragem escolhida.
- Carro novo todo ano: Ao final do contrato, basta devolver o carro para a locadora. Nesse momento, o assinante pode encerrar o contrato ou começar uma nova assinatura escolhendo um modelo completamente diferente. É uma boa alternativa para quem deseja trocar de carro todo ano.
Assinar ou comprar carro? Prós e contras
Tanto a assinatura quanto a compra de um carro trazem prós e contras que devem ser considerados na hora de tomar uma decisão.
Na compra de um carro zero, por exemplo, o principal benefício é o fato de que, após o pagamento total, o veículo se torna propriedade do comprador.
Por outro lado, optar pela compra é uma escolha que costuma vir acompanhada de um alto custo e de muitas responsabilidades.
A compra de carros zero, na maior parte, (58%, de acordo com uma pesquisa do Serasa) é feita por meio de parcelamento, em modalidades como financiamento (38%), consórcio (11%) e empréstimo direto em instituições financeiras (10%).
Considerando tudo isso, adquirir um automóvel exige um alto investimento inicial de entrada. Com isso, o comprador acaba imobilizando um capital que poderia ser utilizado para outros fins – como investir, estudar, fazer cursos e aprimorar a carreira.
Outro ponto que encarece a compra de um carro zero são os juros das parcelas, especialmente salgados no financiamento. Com a Selic elevada, a média anual é de cerca de 29% (aproximadamente 2% ao mês).
Finalmente, após anos pagando as parcelas, os motoristas amargam também a depreciação. Com a compra, essa perda financeira é absorvida totalmente pelo proprietário.
- Segundo a Receita Federal, um carro zero perde cerca de 20% do valor de mercado em apenas um ano.
É claro que, em alguns casos, a compra é mais adequada que modalidades de locação como a assinatura.
Para quem pretende trabalhar como motorista de aplicativo, por exemplo, é muito melhor adquirir um carro do que assinar. Afinal, a compra não tem limite de quilometragem, além do que as principais locadoras que trabalham com assinatura tem restrições para motoristas profissionais.
- Nesse caso, a possibilidade mais interessante pode ser a compra de um seminovo.
Quais os prós e contras de assinar um carro?
Dois dos principais benefícios da assinatura de carro, em comparação com a compra de um modelo zero, são a previsibilidade e a conveniência.
O carro por assinatura, como você já sabe, reúne as principais despesas do veículo – como IPVA, proteção, licenciamento, emplacamento e manutenções preventivas – em um único pacote. Portanto, o assinante sempre sabe quanto vai gastar por mês.
Desse modo, ao assinar um carro, fica bem mais fácil simplificar a gestão financeira e o planejamento orçamentário.
Outra vantagem é a experiência de ter sempre um carro zero na garagem e de poder trocá-lo com mais frequência.
Com o modelo, dependendo do contrato assinado, é possível trocar de veículo após 12 meses e começar uma nova assinatura do zero, escolhendo um modelo diferente e garantindo acesso às melhores novidades do mercado.
Vantagens e desvantagens de assinar um carro
Em contrapartida, é importante considerar que o modelo de assinatura não resulta na propriedade do bem ao final do contrato.
No entanto, o que pode parecer uma desvantagem torna-se um benefício para quem busca liquidez, já que o usuário se livra da desvalorização que ocorre no momento em que um veículo zero quilômetro sai da concessionária.
Ao não imobilizar um alto capital na compra, o assinante mantém seu dinheiro livre para investimentos com rentabilidade real, enquanto o carro próprio apenas consome recursos através da depreciação.
Além disso, existem limites de quilometragem estabelecidos no contrato, o que exige um planejamento mínimo do uso mensal. Mas, na prática, essa organização acaba funcionando como um filtro de consumo inteligente, evitando gastos desnecessários com combustível e desgaste excessivo.
Também é importante lembrar que, nos últimos anos, várias montadoras novas chegaram ao Brasil, o que resultou em uma mudança muito grande no mercado.
Nesse cenário, compradores de todo o país acabam apostando na inovação dessas empresas para a escolha de seus carros, o que aumenta a chance do veículo escolhido se tornar um “mico de mercado”.
É claro que, com o carro por assinatura, esse risco deixa de existir.
Quais os diferenciais da assinatura de carro?
Embora o mercado conte com diversas opções, cada locadora oferece benefícios específicos para atrair diferentes perfis de condutores.
No MyCar, o carro por assinatura da Lokamig, os diferenciais são ideais para quem não abre mão de segurança e flexibilidade.
A Lokamig, que atua há mais de 40 anos no aluguel de carros, já é referência para assinatura de carro em Minas Gerais. Com o MyCar, a tradição se mistura a benefícios pensados para proporcionar uma experiência confortável e livre de preocupações:
- Assistência 24 horas: suporte completo para o cliente em todo o Brasil, com a segurança de um atendimento feito por gente de verdade;
- Carro reserva garantido: em situações de manutenção ou pane, o assinante tem a garantia de um veículo substituto para não precisar interromper suas atividades diárias;
- KM Acumulada: um benefício exclusivo em que o saldo de quilometragem não utilizado em um mês acumula para o próximo, garantindo total aproveitamento do contrato;
- Zero caução: o processo é simplificado ao máximo, sem a necessidade de depósitos de garantia; basta pagar a mensalidade e dirigir.
Para assinar carro em MG, conheça o MyCar da Lokamig! Entre em contato com nossos consultores e confira o catálogo de carros para assinatura, com modelos das marcas mais procuradas do mercado e condições exclusivas para você sair de carro zero.
