Carro por assinatura vantagens e como funciona Carro por assinatura vantagens e como funciona

Conheça as principais vantagens do carro por assinatura

7 minutos para ler

Nos últimos anos, a cultura das assinaturas integrou-se cada vez mais no dia a dia dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 69% dos consumidores usam algum serviço do tipo, do streaming de vídeo até os clubes de produtos.

É nesse cenário que o carro por assinatura surge como uma alternativa muito interessante para quem quer andar de carro novo sem se preocupar com burocracia ou com os custos associados à compra de um veículo.

Não é difícil entender o motivo! O carro por assinatura reúne o melhor dos dois mundos: a praticidade de uma mensalidade fixa e a liberdade de ter um veículo à disposição na garagem.

O melhor é que essas são apenas algumas entre as diversas vantagens de assinar um carro. Continue lendo para conhecer mais exemplos e entender como esse modelo funciona na prática.

Como funciona o carro por assinatura?

Primeiramente, antes de falarmos sobre as vantagens do carro por assinatura, vale a pena explicar melhor como funciona esse modelo

Afinal, mesmo com a popularidade crescente dessa modalidade de locação, muita gente ainda tem dúvidas sobre a assinatura de carro na prática.

  • O carro por assinatura não é diferente de um streaming de vídeo ou música, como Netflix ou Spotify.

O motorista escolhe o modelo do carro, personaliza seu plano com a franquia de quilometragem desejada, define a duração do contrato, assina, e pronto: já sai dirigindo.

Diferentemente do aluguel de carros, que costuma ser feito por dia ou semana, a assinatura engloba períodos mais longos, normalmente partindo de 12 meses.

  • Por exemplo: o MyCar, carro por assinatura da Lokamig, tem contratos de 12, 24, 36 e 48 meses. 

A partir daí, ao final do contrato, o motorista devolve o carro à locadora e pode até mesmo escolher outro, iniciando um novo contrato e dirigindo um veículo completamente diferente.

Quais as vantagens do carro por assinatura?

As vantagens do carro por assinatura vão desde a praticidade do modelo à liberdade que ele oferece aos motoristas. 

Na lista abaixo, vamos destacar algumas dessas vantagens e, no decorrer do guia, detalhá-las para você entender o impacto na rotina (e no bolso) dos assinantes. 

MyCar, o carro por assinatura da Lokamig
MyCar, o carro por assinatura da Lokamig. Foto: Lokamig

Confira os benefícios do carro por assinatura:

  • Flexibilidade para personalizar o plano;
  • Zero burocracia;
  • Manutenções preventivas inclusas;
  • Previsibilidade de custos;
  • Liberdade de investimento;
  • Sem depreciação ou desvalorização.

Fica claro que o carro por assinatura compensa, não é mesmo? Acompanhe abaixo para entender melhor cada uma dessas vantagens.

Vantagens do carro por assinatura: Flexibilidade

Uma das maiores vantagens da assinatura de carro é a flexibilidade para personalizar o plano da maneira que desejar. 

Segundo a mesma pesquisa que citamos anteriormente, a experiência de uso é o fator mais importante considerado pelos consumidores na hora de escolher uma assinatura. 

  • 30% dos brasileiros citam esse quesito como primordial, seguido pelo custo-benefício (20%).

Aqui, o carro por assinatura ganha mais destaque. Sua experiência é pensada justamente para oferecer o máximo em flexibilidade e liberdade para os motoristas.

Cada empresa trabalha de um jeito, mas geralmente, os assinantes podem personalizar as principais características de seus planos, incluindo:

  • Duração do contrato: partindo de 12 meses, até 48 meses;
  • Quilometragem: na Lokamig, ela vai de 1.000KM a 3.000KM mensais;
  • Modelo: dá para escolher entre carros novos, veículos de baixa quilometragem e mais;

Zero burocracia com carro por assinatura

No carro de assinatura, toda a burocracia do carro novo fica por conta da locadora, o que libera tempo e dinheiro para o motorista.

Estamos falando daquelas taxas incômodas — e bastante custosas — que aparecem em qualquer operação de compra ou financiamento veicular.

Veja alguns exemplos abaixo:

  • IPVA;
  • Licenciamento;
  • Emplacamento;
  • Documentação em geral.

Ou seja: no momento da assinatura, o motorista já pega o carro pronto para dirigir, sem precisar passar no Detran em qualquer momento.

Assinatura de carro inclui manutenções preventivas

As manutenções preventivas, que devem ser realizadas a cada 10.000KM, são importantíssimas para o funcionamento correto dos veículos e para a segurança dos motoristas.

O valor da manutenção preventiva varia consideravelmente de acordo com o modelo do carro, à oficina escolhida e vários outros fatores.

Em alguns casos, pode até mesmo chegar a 4% do valor total do veículo.

“Esse percentual vale para veículos com mais de cinco anos de vida ou 50 mil quilômetros rodados. Um carro mais novo terá um custo menor”, explica Pedro Luiz Scopino, diretor do Sindirepa SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo), em declaração à CNN Brasil.

Com o carro por assinatura, essa despesa simplesmente deixa de existir. As manutenções preventivas já vêm incluídas na mensalidade.

Além disso, algumas locadoras (como a Lokamig) oferecem garantias adicionais, como a possibilidade de dirigir um carro reserva em caso de pane ou manutenção mecânica.

Mensalidade do carro por assinatura tem valor fixo

Todo motorista sabe que os gastos com um carro podem variar (e muito) a cada mês. 

Existem diversos fatores que influenciam o peso do veículo no bolso, mas no carro por assinatura, o valor é sempre o mesmo.

Por isso, a previsibilidade de gastos é uma das principais vantagens de assinar um carro.

Na prática, o valor da mensalidade é definido no contrato, e o motorista paga o mesmo preço todo mês, até o final do contrato.

Sem surpresas ou gastos extras: o assinante sabe exatamente o quanto vai gastar com o carro por mês.

Porém, vale lembrar que essa previsibilidade não diz respeito a gastos com combustível, já que a responsabilidade de encher o tanque é do próprio motorista. De resto, fica tudo garantido. 

Liberdade de investimento evita a imobilização de capital

Para comprar um carro zero, é necessário desembolsar um valor bastante elevado para pagar a entrada (caso o veículo seja parcelado ou financiado).

O valor médio de entrada para carro não é fixo, varia entre 10% e 30% do preço total do veículo.

  • Ou seja: considerando que o preço médio de um carro novo no Brasil, em 2025, é de R$ 152 mil (segundo o AutoEsporte), o valor de entrada é de R$ 30,4 mil.

Já com o carro por assinatura, não existe entrada. O valor cobrado é o da mensalidade, e só. Tudo isso evita a imobilização de capital.

Dessa forma, o motorista pode investir o dinheiro que seria usado para pagar a entrada e fazê-lo render.

Em outras palavras, o que seria uma despesa enorme acaba se tornando uma oportunidade de ganhar renda extra. 

Além dos investimentos financeiros, o assinante pode usar esse dinheiro para começar um empreendimento, aprimorar sua formação, dar um gás na carreira, fazer aquela viagem dos sonhos e muito mais.

Carro por assinatura não tem depreciação

Finalmente, o carro por assinatura oferece aos motoristas a possibilidade de dirigir um carro novo sem se preocupar com depreciação e desvalorização.

Ao final do contrato, o assinante simplesmente devolve o carro para a locadora, que absorve todo o percentual de depreciação — que segundo a Receita Federal, chega a 10% ao ano para um veículo novo.

Outra despesa de tempo e recursos que deixa de existir é a da revenda, um processo que pode ser demorado e bastante estressante.

Além das vantagens que citamos, algumas locadoras, como a Lokamig, oferecem alguns diferenciais aos assinantes: como quilometragem acumulada (os quilômetros que você não utilizar em um mês acumulam para o outro), assistência 24 horas e muito mais.

  • Com todos esses benefícios, fica até difícil não assinar um carro, certo? 

Entre em contato com a equipe da Lokamig MyCar, encontre o seu carro por assinatura e ganhe 15% de desconto na sua primeira mensalidade. Mas corra que a promoção é limitada!

Posts relacionados