Cultura das assinaturas Cultura das assinaturas

Do streaming ao carro: como a cultura das assinaturas entrou no dia a dia dos brasileiros

7 minutos para ler

Você sabia que 7 em cada 10 consumidores brasileiros das classes A, B e C assinam algum serviço de streaming? É isso que afirma uma pesquisa do Instituto Nexus realizada em 2025. 

As plataformas de vídeo e música lideram o mercado, e no cenário atual, o carro por assinatura surge como uma evolução desse movimento.

Para quem já assina filmes, séries, músicas e clubes de produtos, assinar um carro é o próximo passo natural.

A cultura das assinaturas chegou para ficar na vida dos brasileiros, e no artigo abaixo, vamos explicar por que ela é tão popular. 

Vamos mostrar também o que significa assinar um carro e quais as principais vantagens do MyCar, o carro por assinatura da Lokamig; acompanhe!

Mais de 70% dos consumidores das classes ABC usam serviços de assinatura

Como citamos, 7 em cada 10 brasileiros das classes A, B e C assinam algum serviço de streaming. 

De acordo com os dados do Instituto Nexus, 72% dos consumidores já levam essa cultura para o dia a dia, e muitos deles fazem mais de uma assinatura ao mesmo tempo.

  • 27% assinam apenas um serviço;
  • 26% têm de 2 a 3 assinaturas;
  • 19% assinam 4 ou mais serviços. 

Os números refletem a popularidade crescente desse modelo, que não envolve somente plataformas online, mas também clubes de produtos e serviços diversos.

“Os serviços de streaming estão cada vez mais populares no Brasil. E isso não é mostrado apenas pelo número de assinantes, mas pelo número de pessoas que consomem os serviços no dia a dia”, afirma Marcelo Tokarski, CEO da Nexus, no site oficial do Instituto.

Conquistando mais brasileiros a cada dia, a cultura das assinaturas já é realidade há um bom tempo no exterior. Nos Estados Unidos, uma pesquisa da PYMNTS Intelligence indica que 80% dos consumidores usaram o modelo entre 2024 e 2025.

A cultura das assinaturas se tornou um fenômeno global, e a sua popularidade crescente no Brasil não é por acaso. Ela representa uma mudança de perspectiva, na qual o acesso e, principalmente, a experiência, se tornam mais valiosos do que a posse.

Essa transformação se relaciona a uma série de fatores que atendem às demandas do consumidor moderno por flexibilidade, controle financeiro e conveniência. 

Por que assinar um serviço?

Abaixo, destacamos as principais razões que explicam o sucesso dessa cultura na atualidade:

  • Previsibilidade de custos: O consumidor sabe exatamente quanto irá pagar mensalmente, o que facilita o planejamento financeiro e a gestão do orçamento doméstico. Não há surpresas com despesas inesperadas ou grandes investimentos iniciais.
  • Praticidade e conveniência: O serviço ou produto chega de forma contínua e sem a necessidade de processos repetitivos de compra. 
  • Acesso em vez de posse: O foco muda da aquisição para o uso. O consumidor tem acesso imediato a um bem ou serviço de alto valor, sem a necessidade de imobilizar capital na compra.
  • Experiência descomplicada: O modelo costuma incluir a manutenção, o suporte e a gestão de possíveis problemas, tornando bem mais simples a experiência do cliente.

Todos esses benefícios, que podem ser observados em serviços de streaming e clubes de produtos, também são a base do sucesso de modelos como o do carro por assinatura.

“A tendência é que a variedade de serviços e produtos oferecidos por clubes de assinatura continue a se expandir além dos tradicionais streamings. Estes abriram portas para o modelo, mas a variedade de produtos e mercados que podem ser beneficiados por essa tendência é enorme. E o brasileiro já aderiu a ela”, explica Julia Villela, head de Insights e Relacionamento da empresa de pesquisas Opinion Box, em entrevista à revista Exame.

Nesse cenário, surge a dúvida: como uma assinatura de carro funciona na prática? É isso que vamos revelar no próximo tópico; confira.

Assinatura de carro: como funciona?

A assinatura de carro, na prática, funciona de maneira bastante simples: o motorista paga uma mensalidade para ter a posse de um veículo e dirigir como quiser (segundo, é claro, as condições do contrato, como duração e franquia de quilometragem). 

Em um streaming de vídeo, por exemplo, o assinante escolhe seu plano e garante acesso a um catálogo de filmes e séries para assistir. 

No carro por assinatura, da mesma forma, ele define a categoria ou modelo do veículo, a franquia de quilometragem e a duração. A partir daí, paga a mensalidade e já sai dirigindo. 

Diferentemente do aluguel de carros, que costuma ser curto e pontual, a nova modalidade envolve uma experiência mais duradoura com o modelo escolhido, a partir de 12 meses. 

Por isso, faz muito sucesso com motoristas que desejam ter aquele gostinho do carro novo na garagem, sem se preocupar com um alto investimento de entrada, juros de parcelas e burocracia (como emplacamento, licenciamento, IPVA e proteção). 

Quais os benefícios do carro por assinatura?

Só nos últimos 5 anos, a procura por carros para assinatura cresceu 125% no Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira de Locadora de Automóveis (ABLA).

Nessa mesma perspectiva, um estudo da consultoria McKinsey & Company comprova o potencial do modelo: nos próximos 5 anos, os carros voltados para esse modelo devem corresponder a 15% dos novos emplacamentos de veículos no Brasil. 

As vantagens de assinar um carro

O sucesso dessa modalidade pode ser explicado pelos diversos benefícios que ela oferece aos motoristas. Por exemplo:

  • Gastos previsíveis: Os principais gastos do veículo (exceto o combustível) se concentram em uma única mensalidade. O motorista sempre sabe quanto vai pagar por mês, o que é uma ótima vantagem considerando as despesas necessárias para manter um carro próprio. 
  • Sem burocracia: Os trâmites burocráticos da compra de um carro novo, como emplacamento e licenciamento, ficam sob responsabilidade da locadora.
  • Zero IPVA: A modalidade oferece ao motorista a chance de dirigir um carro novo sem se preocupar com o pagamento do IPVA. O imposto é um dos principais gastos relacionados à posse de um carro, e deve ser pago todo ano. 
  • Sem imobilização de capital: Ao assinar um carro, o motorista pode usar o dinheiro que seria usado para pagar a entrada do veículo, por exemplo, para investir, abrir um negócio, dar um gás na carreira, viajar… As possibilidades são infinitas! 
  • Evita a depreciação: Saiba que um carro novo perde 20% do valor de mercado por ano, segundo a Receita Federal? Com a assinatura, essa desvalorização deixa de ser uma preocupação do motorista. Ao final do contrato, ele apenas devolve o carro à locadora, e pode até mesmo começar um novo plano.

MyCar, o carro por assinatura da Lokamig, oferece ainda mais vantagens, como a quilometragem acumulada (os KMs contratados não usados em um mês ficam como saldo para o próximo), assistência 24 horas em todo o Brasil, carro reserva em caso de manutenção ou pane, proteção garantida e manutenções preventivas inclusas no pacote. 

Quer saber mais sobre o MyCar? Acesse o site oficial, conheça os modelos disponíveis e fale com nossos consultores para encontrar o carro ideal! 

Posts relacionados