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Manutenção de carro: quanto custa e quando fazer

9 minutos para ler

Os números não mentem: a manutenção de carro é uma das principais despesas para os motoristas brasileiros.

De acordo com a pesquisa A Relação dos Brasileiros com o Automóvel, realizada pelo Serasa e Opinion Box, o gasto com o carro é o segundo maior das famílias brasileiras, perdendo apenas para a alimentação.

As manutenções englobam cerca de 48% desses gastos, e junto com outros “vilões” — como o conserto de pneus e os gastos de emergência — acaba pesando (e muito) no orçamento dos motoristas. 

Vale lembrar que a manutenção de carro é imprescindível para qualquer tipo de veículo. Afinal, é com ela que os motoristas descobrem se o carro está em boas condições, ou com problemas.

Com isso em mente, confira abaixo como funciona a manutenção de carro, quando é necessário fazer, os principais itens que são analisados, qual é o preço médio e muito mais.

Temos também uma ótima dica para você que deseja evitar esse tipo de gasto; acompanhe!

Manutenção e revisão de carro é a mesma coisa?

Embora muitas vezes usados como sinônimos, “manutenção” e “revisão” de carro são conceitos diferentes (mas complementares).

A manutenção veicular é um termo mais amplo. Ela engloba qualquer ação realizada para preservar o bom funcionamento do veículo e corrigir problemas. 

Na prática, a manutenção pode ser dividida em três tipos: preventiva, preditiva e corretiva (vamos falar mais sobre isso nos próximos tópicos). 

A revisão, por sua vez, é um procedimento específico dentro da manutenção preventiva. Ela é um check-up completo e programado, geralmente feito em intervalos definidos pelo fabricante (a cada 10.000 km ou 12 meses, por exemplo).

Durante a revisão, uma série de itens pré-determinados são inspecionados e, se necessário, trocados para garantir que o carro continue seguro e funcionando perfeitamente.

  • Ou seja: toda revisão é uma forma de manutenção, mas nem toda manutenção é uma revisão. 

Quais os principais tipos de manutenção veicular?

Como você já deve ter percebido, os gastos de um carro próprio vão muito além do que a simples compra: envolvem também diversas despesas com manutenção, impostos e reparos. 

Para garantir a segurança e a durabilidade do veículo, a manutenção é dividida em três categorias principais: preventiva, preditiva e corretiva. Veja abaixo: 

Manutenção preventiva

Primeiramente, como o próprio nome diz, a manutenção preventiva é aquela feita para prevenir problemas

Ela segue um cronograma definido pelo fabricante do veículo, com base na quilometragem ou no tempo de uso. 

Preventiva é um dos tipos de manutenção de carro. Foto: Reprodução
Preventiva é um dos tipos de manutenção de carro. Foto: Reprodução

O objetivo é trocar peças e fluidos que sofrem desgaste natural antes que eles falhem e causem danos maiores.

  • Exemplos de manutenção preventiva: Troca de óleo do motor, substituição dos filtros de ar e de combustível, e as revisões periódicas programadas.

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva é um pouco mais avançada. Ela consiste no monitoramento constante do estado de componentes específicos para prever quando eles precisarão ser trocados. 

Em vez de seguir um calendário fixo, ela se baseia na análise do desgaste real das peças.

  • Exemplos de manutenção preditiva: Inspecionar a espessura das pastilhas de freio, verificar a profundidade dos sulcos dos pneus ou usar equipamentos para analisar a vibração de um rolamento.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é a que todo motorista quer evitar! Ela acontece quando uma peça já quebrou ou está com defeito, e o carro precisa de um reparo imediato. 

Geralmente, é o tipo de manutenção mais caro e inconveniente, pois pode acontecer a qualquer momento e deixar o motorista na mão.

  • Exemplos de manutenção corretiva: Trocar uma embreagem que quebrou, consertar um motor que superaqueceu ou substituir uma lâmpada que queimou.

Manutenção de carro: quando fazer? 

Saber como e quando fazer a manutenção do seu carro é o melhor caminho para garantir a segurança, economizar e prolongar a vida útil do veículo

Para saber quando fazer a manutenção de um carro, vale a pena considerar duas questões: as instruções do fabricante e os sinais dados pelo próprio veículo. 

Em um contexto prático, a maneira mais segura de manter o carro em dia é seguir o plano de manutenção preventiva definido pelo fabricante. Nesse caso, as instruções ficam no manual do veículo. 

Geralmente, essas revisões são recomendadas a cada 10.000 quilômetros rodados ou a cada 12 meses (o que vier primeiro).

Sinais que o carro precisa de manutenção

Além das revisões programadas, seu carro dá sinais de que algo não está legal. 

Nunca ignore esses sinais: quanto mais tempo você demorar para resolver os problemas, mais custoso será o reparo.

Com isso em mente, veja abaixo os principais sinais de que o seu carro precisa de manutenção ou revisão: 

  • Luzes no painel: Qualquer luz de advertência acesa (injeção eletrônica, óleo, bateria, freios) é um chamado para visitar a oficina.
  • Ruídos estranhos: Barulhos metálicos ao frear, chiados agudos ao ligar o motor ou estalos ao passar em lombadas indicam problemas nos freios, correias ou suspensão.
  • Desempenho do veículo: Se o carro está falhando, com dificuldade para dar a partida, perdendo potência ou consumindo mais combustível que o normal, é sinal de que algo está errado no motor ou no sistema de injeção.
  • Trepidações e vibrações: Sentir o volante ou o carro todo trepidar em certas velocidades pode indicar pneus desbalanceados, problemas na suspensão ou no alinhamento.
  • Vazamentos: Manchas de óleo ou outros fluidos na sua vaga de garagem são um alerta claro de vazamentos que precisam ser investigados imediatamente.

Seja qual for o problema, agir ao primeiro sinal é a melhor forma de fazer a manutenção. Com isso, você evita que uma pequena falha se transforme em um grande prejuízo.

Quanto custa manutenção de carro? Preço médio

Os custos da manutenção de carro podem variar muito dependendo do modelo, do ano e do tipo de serviço, mas é possível ter uma boa noção dos valores médios do mercado.

De acordo com Pedro Luiz Scopino, diretor do Sindirepa SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo), o custo de uma revisão anual completa pode chegar a 4% do valor total do veículo. 

“Esse percentual vale para veículos com mais de cinco anos de vida ou 50 mil quilômetros rodados. Um carro mais novo terá um custo menor”, comenta o especialista. 

Desse modo, detalhando os custos, podemos ter uma ideia mais clara:

  • Para um veículo popular 1.0: O proprietário deve desembolsar, em média, R$ 700.
  • Para modelos superiores (como sedans médios ou SUVs): O valor médio pode subir para R$ 2.000.
  • Manutenção corretiva: O custo de ignorar a prevenção é alto. Consertar um problema apenas quando ele aparece pode aumentar o preço da manutenção para cerca de R$ 4.500. 

E como é necessário fazer a manutenção pelo menos uma vez por ano, ela acaba se tornando um gasto contínuo e bastante incômodo. 

O que muita gente não sabe é que existe uma maneira simples de andar de carro zero sem pagar manutenção preventiva — vamos revelar esse segredo no próximo tópico; confira. 

Carro por assinatura: adeus ao gasto com manutenção

Imagine só: você está planejando uma viagem de férias com a família. A única dúvida deveria ser qual o melhor destino, mas outra preocupação surge na sua mente: 

  • Será que o carro está em dia? 
  • Preciso levar para a revisão antes de pegar a estrada? 
  • Quanto isso vai custar?

Essa é a realidade de quem tem carro próprio. A manutenção, mais do que um gasto, é uma fonte constante de preocupação. 

Ela consome seu tempo, seu dinheiro e, principalmente, sua tranquilidade.

Mas e se fosse possível ter a liberdade de um carro novo sem pagar manutenção preventiva? É exatamente essa a proposta do carro por assinatura

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  • Tranquilidade garantida: Com o carro por assinatura, você não paga as manutenções preventivas; elas já vêm incluídas na mensalidade. 
  • Liberdade para investir: Em vez de perder dinheiro com manutenções frequentes, você ganha a liberdade para investir onde quiser e fazer o orçamento render e dar frutos.

No fundo, a escolha é simples. De um lado, a posse de um carro com seus custos imprevisíveis e preocupações constantes. Do outro, a liberdade de dirigir sabendo que toda a parte burocrática está nas mãos de quem entende do assunto.

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